BIBLIOTECA DIGITAL DA EDITORA UNIVERSITÁRIA - EDUFERSA
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando BIBLIOTECA DIGITAL DA EDITORA UNIVERSITÁRIA - EDUFERSA por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 15 de 15
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRede de oficinandos na saúde e na educação: experiências que configuram formas de convivência(EDUFERSA, 2016) Demoly, Karla Rosane do Amaral (org.).; Freitas, Cláudia Rodrigues de (org.).Este livro é o encontro entre ideias e fazeres entre educação inclusiva e saúde mental coletiva, proposto a partir da linha de pesquisa Saúde mental e tecnologias digitais que reúne pesquisadores da UFERSA e colaboradores de Universidades parceiras. Na primeira parte do livro, o leitor vai encontrar um conjunto de reflexões determinadas pela temática – Inclusão escolar: as aprendizagens que emergem da experiência. As reflexões são fruto de pesquisas e experiências possiblitadoras de inclusão escolar. Os autores definem em seus textos o compromisso com a transdisciplinaridade, o trabalho colaborativo, a invenção pedagógica e tecnológica.Na segunda parte do livro forja-se o debate sobre – Saúde mental coletiva: dispositivos que produzem aprendizagem. –, em sintonia com a primeira parte, os trabalhos apontam conexões fundamentais entre educação, saúde e tecnologias.O conjunto de análises apresentadas neste livro nos permite refletir sobre as possibilidades do trabalho em rede, do trabalho colaborativo e transdisciplinar. A potência da implicação conta com as disciplinas, mas não fica nelas. São textos do âmbito da educação e da saúde que trazem possibilidades de efeitos que não encontram paradeiro nem aqui ou lá. Discussões em um campo e outro fazem conexão de campos para a saúde de ambos.
- ItemRedes de computadores(EDUFERSA, 2017) Silva, Helcio Wagner daTrata-se de uma disciplina clássica dos cursos de graduação na área de computação. No entanto, a abordagem de redes de computadores por parte de alguns livros (muitos dos quais campeões de vendas) nem sempre é objetiva, havendo ainda textos repletos de generalizações. Este caderno, por sua vez, segue uma linha mais objetiva ao abordar o assunto naquilo que é seu foco: os protocolos de comunicação e a relação entre eles, de forma a prover os serviços que a maioria das pessoas no planeta utiliza para acesso a conteúdo e interações remotas. Redes de computadores é uma disciplina muito importante para o profissional de computação porque lhe permite enxergar aquilo que está ao seu redor. Com base na consciência situacional adquirida ao longo da disciplina, ele será capaz de analisar determinados problemas relacionados a redes e adotar soluções adequadas.
- ItemEstratégias e composto de marketing: descomplicando para empreender(EDUFERSA, 2017) Pereira, Lorena Leina da Silva; Pereira, Yákara Vasconcelos; Freire, Bruna Gonçalves de OliveiraO empreendedorismo é uma das formas de fomentar o desenvolvimento de uma nação e inovar para entregar produtos e serviços à sociedade. Diferentes desafios são enfrentados pelos empreendedores no trabalho diário destacando-se as exigências dos consumidores. A comunicação com os clientes, a distribuição dos produtos/serviços, a formação dos preços e a própria concepção do produto são algumas das atividades de marketing desenvolvidas por empreendedores para satisfazer os consumidores. Diante de tais desafios, esta obra tem o propósito de colaborar no trabalho diário com o marketing realizado pelos empreendedores ao proporcionar uma linguagem profissional e atualizada do marketing estratégico. Sendo assim, o primeiro capítulo apresenta o conceito de marketing e do composto de marketing para tratar ainda de um breve relato histórico sobre a origem do composto mercadológico. O preço é abordado no capítulo seguinte desmistificando a compreensão de ser apenas um número a ser estipulado por empreendedores desinformados. No capítulo 3, as autoras revelam que o P de praça possui nova concepção sendo compreendido na contemporaneidade como um canal de distribuição ou canal de marketing, responsável por facilitar a comunicação e a conveniência entre empresa e consumidor. Já no capítulo 4, evidencia-se que o Produto não se restringe apenas a um objeto, ou a um serviço que se coloca à disposição do cliente e se faz presente em todas as etapas de um produto. O capítulo 5 esclarece o papel essencial do P de promoção e sua abrangência organizacional. Portanto, o último capítulo traz o fechamento da obra ao relacionar a visão estratégica ao composto de marketing evidenciando a entrega de valor aos consumidores.
- ItemA abelha Jandaíra: no passado, no presente e no futuro(2017) Imperatriz-Fonseca, Vera Lucia; Koedam, Dirk; Hrncir, MichaelNo nordeste brasileiro, a abelha jandaíra tem enorme popularidade, sendo também uma importante polinizadora. Este livro trata do conhecimento tradicional, dos relatos históricos, da distribuição geográfica, da criação, do mel e da contribuição do conhecimento científico para uso e conservação da jandaíra. O futuro desta abelha está em nossas mãos, e cada um de nós tem um papel na manutenção do ambiente onde ela vive. Como dizia o Pe. Huberto Bruening, “se queremos salvar nossas jandaíras está na hora de fazê-lo, com decisão. São raras e caras”.
- ItemMel no semiárido: qualidade e aplicações(2018) Matias, Fernanda (org.).O mel sempre foi um produto importante da economia no semiárido brasileiro. No entanto, com as grandes estiagens e falta de manejo adequado a produtividade diminuiu muito impactando negativamente em milhares de famílias. Essa obra trás a perspectiva de um novo olhar sobre o mel fazendo uma trajetória econômica no Brasil e no semiárido brasileiro até novos produtos que podem transformar a economia dessa região. A seleção genética adequada, garantir a qualidade tanto microbiológica quanto físico-química ajudam a obter méis tipo exportação ou produtos de alto valor agregado.
- ItemEmpreendedorismo: registros de estudos teórico-empíricos no semiárido(EDUFERSA, 2018) Oliveira, Agostinha Mafalda Barra de (org.).Este livro constitui-se de uma coletânea de sete registros de estudos teórico-empíricos sobre empreendedorismo, realizados entre os anos de 2013 a 2016. Os três primeiros registros abordam a importância e a eficácia da educação empreendedora nas IES, com delineamentos de pesquisa bem diferentes. Os dois registros seguintes tratam o empreendedorismo sob uma perspectiva micro e relacionam o perfil empreendedor com suas características pessoais e sociais ou os classificam pela sua motivação para empreender. Por fim, os dois últimos registros já adotam uma perspectiva mais macro e verificam o papel do empreendedorismo e de uma de suas instituições de fomento para o desenvolvimento econômico.
- ItemNoções de solo como alicerce da produção agrícola(EDUFERSA, 2018) Silva, Eulene Francisco da et al.A intenção de escrever este livro surgiu do projeto de extensão denominado “Organização popular para o trabalho em solos como alicerce da produção agrícola na comunidade Maisa em Mossoró-RN”, aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Após diversas reuniões entre professores, técnicos e alunos, e inúmeras discussões sobre o assunto, surgiu, no nosso grupo de pesquisa – Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Solos (GEPES) – a necessidade de um material didático que pudesse ser dirigido aos produtores e alunos das áreas das ciências agrárias, que fosse de fácil acesso e numa linguagem simplificada, contendo noções básicas de solos como alicerce da produção agrícola.
- ItemFitoterapia e a ovinocaprinocultura: uma associação promissora(2018) Bezerra, Ana Carla Diógenes Suassuna (org.); Silva, Michele Dalvina Correia da (org.)Em razão da importância do controle dos endoparasitos para a saúde dos pequenos ruminantesfrenteao desafio imposto pelo crescente desenvolvimento da resistência parasitária aos produtos químicos, surgiu o interesse em desenvolver uma obra atual, com informações claras sobre os principais helmintos gastrintestinais, estratégias de manejo animal, resistência desenvolvida aos fármacos sintéticos (em especial, a resistência associada aos SNPs), bem como as formas alternativas de controle. Dando ênfase à fitoterapia como estratégia economicamente viável e ambientalmente segura para o tratamento alternativo de animais de produção, a obratraz uma revisão de espécies vegetaisencontradas no Brasil cujas ações anti-helmínticas de importância para a saúde de pequenos ruminantes são descritas na literatura. Diante da vasta diversidade de plantas contendo antiparasitários naturais, é dado destaqueàs metodologias aplicadas in vitro e in vivo para validação científica de plantas como anti-helmínticas, potencialmente úteis como plantas medicinais fitoterápicas. Tais validações vêm sendo realizadas pelos autores, caracterizando plantas do Semiárido Nordestino como fontes de biomoléculas antiparasitárias. Por fim, a Biotecnologia é sinalizada como uma área indispensável para desvendaro conhecimentoatual sobre endoparasitas a nível molecular, bem como paradesenvolver tecnologias visando o controle parasitário, tais como fármacos inteligentes nanoencapsulados e vacinas gênicas.
- ItemGestão social e agricultura familiar: a construção e a materialidade de novas formas de administrar(EDUFERSA, 2018) Siqueira, Elisabete Stradiotto (org.).; Araújo, Iriane Teresa de (org.).O livro propõe dialogar com formas de gestão pautadas em valores como solidariedade, cooperação, democracia, igualdade de oportunidades, sustentabilidade ambiental e respeito às relações entre sociedade e organização. Trata-se de nadar contra a corrente da lógica dominante, que sustenta que a desigualdade social é resultado de competências e incompetências individuais. Para lidar com esse questionamento, este livro abordao binômiogestão social e agricultura familiar como um campo para analisar essas relações. O livro está dividido em três eixos: O primeiro trata da dimensão conceitual da gestão social. Para tratar essa questão, é realizada uma reflexão teórico-conceitual sobre gestão social e os nexos entre a lógica da gestão social e da agricultura familiar. No eixo seguinte apresentam-se as experiências de organizações enraizadas na agricultura familiar. Os capítulos trazem vivencias de cooperativas e assentamentos rurais e também é abordado o papel das políticas públicas. A terceira e última parte do livro traz o debate sobre as tecnologias sociais. Trata a questão da economia solidária como uma possibilidade de relacionamento entre organizações que primam por uma lógica administrativa substantiva. Espera-se que a leitura dessa obra permita uma reflexão sobre caminhos que vislumbrem a possibilidade de evidenciar as potencialidades e dificuldades que os atores sociais encontram em desenvolver uma lógica de gestão que favoreça à solidariedade e a cooperação.
- ItemDesenho topográfico com CAD(EDUFERSA, 2019) Fernandes, Rogério Taygra Vasconcelos; Silveira, Brenno Dayano Azevedo da; Sousa Júnior, a Almir Mariano deDesenho topográfico com CAD
- ItemGlossário de estatística(EDUFERSA, 2019) Assis, Janilson Pinheiro de; Sousa, Roberto Pequeno de; Dias, Carlos Tadeu Dos SantosA realização desta obra deve-se a necessidade de preencher uma lacuna até hoje sem iniciativas concretas para por no mercado editorial um livro dicionário impresso em português do Brasil, para servir de guia de consultas a todos aqueles que utilizam a estatística como ferramenta de trabalho nas diversas áreas da pesquisa científica, no comércio, no mercado financeiro, na indústria, nas universidades e nas escolas de uma maneira geral, pois em algum momento de suas análises e interpretações necessitamos tirar dúvidas sobre termos, verbetes, símbolos, nomenclaturas estatística, dentre outros. Neste glossário descreve-se o maior número possível de verbetes e termos mais comuns usados na estatística que achamos razoável para uma obra dessa natureza. O leitor encontrará palavras iniciando desde a vogal A, como por exemplo, a palavra amostra, até a consoante Z como a palavra zona de aceitação, muitas vezes repetidas com outra descrição, mas com o mesmo significado. Os verbetes foram inseridos usando como critério a letra inicial do termo descrito, e não a ordem alfabética, isto porque muitos termos são fórmulas, equações, dentre outros, o que torna sem sentido este critério de inserção ou descrição dos termos do glossário, ou seja, as palavras foram alojadas em capítulos definidos e iniciados pelas letras A, B, C, D, E, … , dentre outras. Encontra-se também neste livro um Apêndice com descrições de símbolos, de siglas e de abreviações, simbologias usadas nos testes de hipóteses, glossário matemático, alfabeto grego, bem como, uma relação nominal de 330 programas, pacotes, aplicativos ou softwares utilizados isolados ou quando requerem outros pacotes para funcionar, aplicados nas áreas de estatística, auditoria, contabilometria, engenharia, atuária, administração, econometria, geoestatística, cálculo e matemática, genética, na construção de mapas e gráficos, na edição de banco de dados, de imagens e de fotos, em simulação e como editor de textos.
- ItemPatrimônio, povos do campo e memórias: diálogos com a cultura, a arte e a educação(EDUFERSA, 2020) Oliveira, Gerciane Maria da Costa (org).; Vieira, Kyara Maria de Almeida (org).Esta obra é a culminância do projeto “Para além das fazendas em pedra e cal: um estudo sobre o Patrimônio Rural (Ambiental e Cultural) do Semiárido Nordestino”, financiado pelo Edital Universal MCTI/CNPq Nº 01/ 2016. Com o objetivo de problematizar a abrangência do conceito de patrimônio rural, esta proposta investigativa se inscreve nas ações do Grupo de Estudos, Pesquisa e Ensino de Sociologia e Ciências Humanas (UFERSA). O livro conta com os textos derivados de pesquisas de Iniciação Científica (PIBIC/PICI-UFERSA) e TCCs do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (LEDOC/UFERSA), dissertações de mestrado vinculadas ao Programa Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI/UFERSA) e ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UECE), bem como reflexões de convidados/as nacionais e internacionais que contribuíram ao longo da realização do projeto. Três eixos norteiam a obra: o primeiro, está mais diretamente relacionado às discussões que pensam o patrimônio nas suas interfaces com os aspectos da memória e identidade; o segundo, reflete sobre a articulação do patrimônio com a cultura e identidade dos povos do campo; o terceiro se detém sobre assuntos que tangenciam o tema do patrimônio e/ou das ruralidades, enfocando diferentes dimensões tais como a economia, a cultura e a arte.
- ItemUmbu-cajazeira: descrição e técnicas de cultivo(EDUFERSA, 2020) Souza, Francisco Xavier de; Porto Filho, Francisco de Queiroz; Mendes, Nouglas Veloso BarbosaÁrvore frutífera, xerófita, da família Anacardiácea e do gênero Spondias, mas ainda sem nome especifíco. Nativa do semiárido brasileiro, onde existe uma grande população de plantas centenárias e produtivas, clonadas por estaquia, dispersas, notadamente em quintais, produzindo milhões de toneladas de frutos para as CEASAs e agroindústrias, é a principal matéria-prima de muitas fábricas. Igualmente às outras Spondias, seus frutos são chamados por diversos nomes comuns: umbu-cajá, cajá-umbu, cajarana, cajazinha, cajá-amarelo, cajá-do-sertão, umbu-amarelo e também umbu ou cajá. Dessa forma, são disseminadas informações equivocadas que tornam imprecisos os dados de produção do IBGE e das CEASAs impedindo a identidade nominal, a mensuração do real volume de produção e a sua importância agrossocioeconômica. Daí a necessidade de citações idôneas e fidedignas. A umbu-cajazeira é pouco pesquisada – esta obra consiste em um compêndio de informações obtidas através de trabalhos experimentais, análises, interpretação, adaptação, visitas de campo, contatos e conhecimentos tácitos de produtores. Contém conhecimentos e informações aplicáveis à sua cadeia produtiva, que podem ser úteis para a tomada de decisões estratégicas de gestão e de operacionalização para agricultores familiares, empreendedores, órgãos de assistência técnica, P&DI, agroindústrias, instituições de fomento e formuladores de políticas públicas para alavancar com sustentabilidade esse importante agronegócio.
- ItemRegulação econômica no mercado de capitais e na indústria do petróleo e gás natural: assimetrias de informação, cooperação institucional e proteção do investidor(EDUFERSA, 2021) Seixas, Luiz Felipe MonteiroA presente obra tem como propósito examinar determinados aspectos regulatórios inerentes ao mercado de capitais e à indústria do petróleo e gás brasileira, com especial ênfase na regulação da informação. A principal problemática diz respeito aos desequilíbrios ou assimetrias informacionais existentes entre ambos os mercados (o de capitais e o petrolífero) e como tais assimetrias afetam o desempenho dos órgãos reguladores dos referidos mercados. Para tanto, a obra examina, inicialmente, o regime jurídico do mercado de capitais brasileiro; na sequência, analisa os principais aspectos relacionados à regulação do mercado de capitais; logo após, investiga o regime de divulgação da informação no mercado de capitais, bem como suas consequências para a indústria do petróleo e gás natural; por fim, propõe um modelo de cooperação institucional entre os órgãos reguladores do mercado de capitais (a Comissão da Valores Mobiliários) e da indústria petrolífera (a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), com a finalidade de reduzir as assimetrias informacionais entre os entes reguladores e aperfeiçoar a regulação entre os referidos mercados.
- ItemA Bacia do Rio Apodi-Mossoró: aspectos ambientais, sociais e econômicos de uma bacia hidrográfica no semiárido do Rio Grande do Norte(EDUFERSA, 2022) Silva, Gustavo Henrique Gonzaga da; Camargo, Antonio Fernando MonteiroNosso livro constitui-se de uma coletânea de 22 capítulos com estudos desenvolvidos numa das mais importantes bacias do estado do Rio Grande do Norte, a Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró (BHAM). Os capítulos do livro abordam: (i) os principais aspectos ambientais, econômicos e sociais da bacia; (ii) a análise morfométrica elaborada por modelos digitais de elevação e ssistemas de informações geográficas; (iii) a caracterização limnologica dos ecossistemas aquáticos da BHAM antes e depois do período de seca prolongada, que afetou grande parte do semiárido nordestino entre os anos de 2012 e 2017; (iv) o grau de contaminação por metais pesados dos ambientes aquáticos da BHAM e a relação de suas concentrações com o uso e a ocupação da bacia; (v) as comunidades aquáticas (bacterioplâncton, fitoplâncton, macrófitas aquáticas, zooplâncton, moluscos e peixes) e (vi) os principais aspectos relacionados à produção de sal e de camarões no estuário do rio Apodi-Mossoró. No último capítulo do livro, são descritos dois modelos ecossistêmicos com potencial de aplicação na região semiárida brasileira, no intuito de realizar simulações e previsões que possam auxiliar nas decisões de manejo e de uso sustentável dos recursos hídricos.