Navegando por Palavras-chave "EJA"
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- ItemCurrículo e práticas pedagógicas na EJA: reflexões e diálogos na formação continuada de professores.(2022-06-14) Nascimento, Karla Jakceline da Silva; Silva, Divoene Pereira Cruz; Silva, Divoene Pereira Cruz; Silva, Divoene Pereira Cruz; Silva, Ananias Agostinho da; Brasil, Maria Ghisleny de Paiva; Santos, Ana Maria Ferreira dosO presente artigo intitulado Currículo e Práticas Pedagógicas na EJA: reflexões e diálogos na formação inicial e continuada de professores, aborda as reflexões e os diálogos empreendidos no decorrer do curso de Pedagogia quando dos nossos estudos sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Articulada a estas reflexões apresentamos também uma pesquisa de campo do tipo qualitativa de caráter interpretativo e dialógico realizada com 04 (quatro) professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos nas redes públicas de ensino de municípios do Estado do Rio Grande do Norte. Em nossa interlocução teórica nos respaldamos nos estudos de Freire que trouxe contribuições em seus escritos que puderam enriquecer nossa discussão. (1996;1992 e 1986), Di Pierro (2005), Arroyo (2008), Santos (2016), Segundo Lira e Santana (2015) e Candau (2012). Como opção metodológica abordamos Silva; Pinheiro (2016), Ludke (1986), Andrade (2010) e Souza, Oliveira e Alves (2021). A escolha pelo tema se deu no decorrer do curso e teve sua origem em muitos fatores dentre eles a inquietação em compreendermos a importância da Pedagogia Freireana na prática pedagógica dos professores da EJA. Esta inquietação se constituiu durante minha graduação quando do meu encontro com as discussões teóricas empreendidas nas disciplinas cursadas, nos estágios, e nas vivências como bolsista do Grupo de Pesquisa e Extensão Práticas Pedagógicas em EJA - PRAEJA. A reflexão a respeito do Currículo e das Práticas pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), requer conhecimento do processo histórico de exclusão social por que passa esta modalidade de ensino e os sujeitos que a constitui. Por meio da partilha com os professores compreendemos que muitos são os conflitos que aqueles professores vivenciavam, mas que apesar deste cenário desafiador havia por parte dos mesmos o compromisso político para com seus educandos e com esta modalidade de ensino. Entendemos que há muitas lacunas no que diz respeito ao repensar de uma estruturar curricular voltada para o atendimento das necessidades pessoais e profissionais dos sujeitos jovens, adultos e idosos da EJA. Em suma, o trabalho aponta para a necessidade de um repensar e refletir acerca das lutas conjuntas como também os princípios norteadores freireanos de educação para assim conseguirmos construir uma EJA que promova a ascensão social e a integração das pessoas jovens, idosas e adultas nos mais diversos espaços do mundo contemporâneo.
- ItemDesafios na educação de jovens e adultos (EJA) em Upanema/RN no contexto da pandemia: a questão das tecnologias digitais da informação e comunicação(2023-05-23) Melo, Angélica Nara Faustino de; Silva Filho, Luiz Gomes da; Silva Filho, Luiz Gomes da; Santos Freire, Sara Cristina dos; Castro, Kesia Kelly Vieira deA pandemia de Covid-19 provocada pelo vírus chamado SARS-CoV-2 impactou completamente o contexto econômico, social, político e cultural do país, bem como deixou várias indagações a respeito do contexto escolar, com isso, este trabalho foi construído a partir da experiência com o púbico de jovens e adultos, e consiste em uma abordagem significativa sobre a Educação de Jovens e Adultos – EJA no contexto da pandemia sob a perspectiva dos desafios ao processo de ensino de Upanema/RN. A partir disso, o principal objetivo do trabalho foi investigar e analisar os desafios enfrentados na Educação de Jovens e Adultos em Upanema/RN durante o período da pandemia, com foco nas dificuldades relacionadas à utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), a fim de compreender os impactos desses obstáculos no processo de ensino. Foi realizado um embasamento teórico a partir de nomes como: Paulo Freire, Osmar Fávero, Moran entre outros autores vinculados a perspectiva crítica da educação. Em sua metodologia, foi aplicada uma pesquisa qualitativa com os docentes que atuam em turmas da EJA. Para a coleta de dados, foi feito um questionário semiestruturado e, após isso, foram analisados os dados baseados no referencial teórico, com isso, tivemos a possibilidade de compreender as implicações da pandemia no processo de ensino jovens e adultos. A partir das respostas dos docentes, foram analisadas as principais dificuldades que eles encontraram para permanência no ensino na pandemia e observada a perspectiva de futuro deles sobre o ensino na EJA pós pandemia.
- ItemA evasão na educação de jovens e adultos: um estudo de caso da Escola Estadual Padre José de Anchieta/ Serra do Mel – RN(Universidade Federal Rural do Semi-Árido, 2019-08-13) Lima, Ângela Aparecida de Almeida; Fernandes, Melquisedeque de Oliveira; http://lattes.cnpq.br; Seal, Ana Gabriela; http://lattes.cnpq.br; Amorim, Jamira Lopes de; http://lattes.cnpq.brStudying the history of Youth and Adult Education (EJA) is important because it allows a reflection on the entire historical process of this modality, as well as its current situation. Within this context is the great problem surrounding this type of education: dropout. We did a study at Padre José de Anchieta State School, located in Serra do Mel / RN, where we set out to reflect on the causes that lead students to evade the classroom. As a methodological procedure based on this work, interviews were conducted with students with four students and research school manager and this allowed us to have necessary knowledge for the diagnosis of this theme. The study of theorists, such as: Arroyo (2005), Freire (2002), Nóvoa (1992), Ramalho (2010), among others, was essential for us to have a deeper knowledge of our subject. The results after analysis of the interviews showed that many male students evade school early to work, in the case of women, marriage and children become obstacles to pursue their studies. In contrast, many learners return to school with the awareness that education can be their ally for a better future.
- ItemPráticas de ensino bilíngue na educação de jovens e adultos: narrativas de um estudante surdo(2022-05-20) Silva, Bianca Sonale Fonseca da; Rocha, Simone Maria da; Morais, Marcelo Bezerra de; Torres, Maria Gorete PauloHoje, com a aprovação da Lei de Libras, 10.436/2002, fica assegurado ao surdo um ensino de qualidade, com a presença de um intérprete de Libras no âmbito escolar e um ensino bilíngue. Com essa nova perspectiva, muitos surdos que antes foram exclusos desse espaço, têm retornado à escola. Em sua maioria, esses estudantes estão inseridos na Educação de Jovens e Adultos e têm experenciado um novo modelo de ensino. Nessa realidade se insere a EJA da cidade de Caraúbas, interior do Rio Grande do Norte, onde com a chegada do curso de Licenciatura em Letras/Libras, muitos surdos têm voltado para a escola. Diante disso, nos questionamos, como as práticas de ensino bilíngue na educação de jovens e adultos têm contribuído para a aprendizagem de um aluno surdo e para a sua inclusão escolar? Como o aluno percebe as práticas de ensino no atual cenário bilíngue, já superado o modelo educacional segregativo? Diante destas questões, propomos às seguintes investigações nesta pesquisa, trançando como objetivo geral: Analisar que práticas de ensino contribuem para a inclusão e permanência de um estudante surdo na EJA, e como objetivos específicos: identificar que práticas são realizadas na EJA para o ensino a um estudante surdo e evidenciar como essas práticas favorecem a inclusão e permanência de um estudante surdo na EJA. Para tanto, optamos pela pesquisa qualitativa em educação Ludke e André (2015). Quanto ao tipo de pesquisa, nos aportamos na narrativa (auto)biográfica Passegi, (2016), realizada com um estudante surdo, a quem chamaremos pelo nome fictício de Tales. No que se refere aos procedimentos metodológicos, realizamos duas entrevistas narrativas, a partir dos pressupostos de Jovchelovitch e Bauer et al. (2002) com mediação a partir de fichas temáticas Morais, (2012) e análise documental, comum à pesquisa qualitativa. Esta pesquisa está ancorada nas discussões de Goldfeld (2002) e Sacks (1990) dentre outros, para um resgate histórico da educação de surdos; Brasil (2014); Brasil (2020); Ramos (2016), dentre outros, que nos ajudam a compreender como tem se desenhado o ensino inclusivo a partir das políticas educacionais; Tardif e Raymound (2000) e Freire (2018) que nos norteiam a uma reflexão acerca das práticas de ensino; Gadotti (2000), Fávero e Freitas (2011), dentre outros, para tratar da Educação de Jovens e Adultos enquanto modalidade de ensino; Brasil (2000) e Brasil (2010) que trazem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA. Quanto aos achados, a narrativa foi dividida em três categorias temáticas: Escola, Ensino e Ensino Remoto. Ao término dessas três categorias trazidas e temas abordados, percebemos que as práticas de ensino empregadas têm, de fato, gerado um ensino bilíngue e por consequência, garantido que Tales experimente de uma escola inclusiva. No entanto, algumas outras questões precisam ser pensadas, como: qual o real papel da escola frente ao ensino ao surdo? Quais as outras dificuldades de aprendizagem que permeiam a educação de surdos, além das barreiras linguísticas? Estas e outras questões nos levam a enxergar a necessidade de outros encaminhamentos e pesquisas acerca do ensino ao estudante surdo na EJA
- ItemA segunda lei da termodinâmica e o conceito de entropia: uma proposta de sequência didática potencialmente significativa(Universidade Federal Rural do Semi-Árido, 2017-11-24) Moura, Tiago Martins; Ruiz, Carlos Antonio López; 00766087433; http://lattes.cnpq.br/9035017031737026; Borba, Gilvan Luiz; 10849472487; http://lattes.cnpq.br/0043059721601657; Santos, Carlos Alberto dos; 16357663700; http://lattes.cnpq.br/2329576234539587; Silva, Jusiciane da Costa e; 01153997479; http://lattes.cnpq.br/8209954890880530The second law of thermodynamics is closely linked to the concept of entropy, consisting of a list of the most fundamental laws of physics. However, as shown by a systematic review of in the main physics teaching journals of the country, a database of master's dissertations in Physics Teaching at universities consolidated in this area, and textbooks commonly used in public schools in the city of Mossoró/RN, there is, in basic education, a significant lack of works that contemplate didactic interventions in the classroom on these themes. In the present work, carried out within the National Professional Masters in Physics Teaching (NPMPT) program at the Federal Rural University of the Semi-Arid (FRUSA) campus, we present a didactic sequence on these themes. Its implementation took place in nocturnal B1 block, in the unit equivalent to the second year, at the Professor Alfredo Simonetti Center for Youth and Adult Education (CYAE) state school. The didactic sequence was designed to develop contextualized, potentially meaningful learning situations, exploring the interaction between students and between students and teacher, critical and reflexive thinking not being favored in traditional teaching. To this end, we adopted theoretical references present in texts by David Paul Ausubel, Joseph Donald Novak, Paulo Reglus Neves Freire, Marco Antonio Moreira and National Curricular Parameters. A text was prepared, designed as a guide for the development of the didactic sequence, which was complemented, during its implementation, by the creation of learning situations. The sequence is composed of ten lessons, including contents such as: heat engines and their principles of operation, elements of History and Philosophy of Science (HPS) and Science, technology, society and environment (STSE), the Carnot cycle, the second law of thermodynamics, entropy in isolated systems (reversible and irreversible processes), statistical interpretation of entropy, entropy in living systems, thermodynamic temperature entropy-TS plots, and calculation of the amount of heat in technological processes. The results of the activities developed and the application of the post-test showed that the strategies used in the didactic sequence were effective since the verified results were better when compared to the pre-test results.