Navegando por Tipo de Documento "Trabalho de Conclusão de Curso"
Agora exibindo 1 - 20 de 5325
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item4P’S da inovação: estudo de caso em um hotel localizado em Mossoró/RN(Universidade Federal Rural do Semi-Árido, 2017-10-16) Sousa, Carla Viviane da Silva; Correia, Ana Maria Magalhães; Santos, Suely Xavier dos; Nunes, Jéssica Danielle de Carvalho
- ItemA acessibilidade em instituições de ensino: uma revisão(2023-05-17) Braga, Ana Angélica Nunes; Nogueira, Núbia Alves de Souza; Nogueira, Núbia Alves de Souza; Cunha, Enai Taveira da; Lima, Gislene Micarla Borges deA inclusão é vista atualmente como um desafio no ambiente escolar. Por causa disso, tem sido tema de diversas discussões e estudos, sobretudo no que concerne à acessibilidade, uma vez que a busca por uma educação de qualidade inclui diversos outros fatores que vão além de se ter um professor bem capacitado no interior da sala de aula. Bastantes escolas, apesar de serem consideradas aptas, não cumprem as exigências legais no que se refere à redução de barreiras arquitetônicas, as quais dificultam a vida das pessoas que apresentam mobilidade reduzida ou alguma deficiência. Com base nisso, a presente pesquisa faz uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, acerca da aplicação da Norma Regulamentadora NBR 9050/20. Desse modo, este trabalho tem como objetivo principal investigar se a acessibilidade nos ambientes de ensino-aprendizado é capaz de atender às especificidades de cada indivíduo com limitações. Para tanto, o texto toma como arcabouço teórico, os pressupostos de alguns autores que já pesquisaram sobre essa temática. De modo geral, foram abordadas medidas que auxiliam a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no ambiente escolar, de forma explicativa e didática, baseada na legislação vigente. Desse modo, os estudos selecionados nesta pesquisa apontam para um grave problema de acessibilidade e inclusão de alunos com deficiência em escolas públicas brasileiras.
- ItemA dinâmica dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) no setor químico(2023-10-09) Costa, Shara Vanessa Chaves da; Almeida, Carlos Alano Soares de; Almeida, Carlos Alano Soares de; Rocha, Leonardo Andrade; Dantas, Fabiano da CostaAs organizações vêm encarando um mercado que a cada dia se torna mais competitivo, dinâmico e em constante evolução. Por esse motivo as empresas têm investido cada vez mais em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Neste sentido, o objetivo deste trabalho é ver a dinâmica dos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento no setor químico em um período de 2010 a 2021. Utilizando como metodologia medidas de tendências centrais e medidas de dispersão. Foi verificada a dinâmica dos investimentos em P&D, capital e em trabalho. A amostra consiste em 16 empresas, de 06 países, de base de dados do EU Scoreboard, analisadas de 2010 a 2021. Os resultados mostram que os investimentos em P&D acontecem de forma crescente durante o período analisado. Os investimentos em capital aconteceram da mesma forma, porém não com valores tão alto como acontece com a Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). A maior oscilação ocorre com a variável Trabalho, isso por não ocorrer investimento por parte de algumas empresas em alguns dos anos estudados. O motivo de não investir, seria pelo fato de que as empresas já teriam atingindo o seu teto máximo de funcionários, não sendo mais necessário o investimento naquele ano.
- ItemA educação financeira e o efeito sunk cost: um estudo com discentes do curso de Ciências Contábeis(2023-05-17) Gomes, Scarlet Dias; Azevedo, Yuri Gomes Paiva; Azevedo, Yuri Gomes Paiva; Oliveira, Kallyse Priscila Soares de; Silva, Mariana Câmara Gomes eO presente estudo tem como objetivo investigar se o nível de educação financeira pode influenciar o indivíduo durante o processo de tomada de decisões, fazendoo pensar de forma mais racional, evitando, assim, o efeito sunk cost. A amostra do estudo compreende 142 alunos do curso de Ciências Contábeis de uma Universidade Federal, sendo os questionários aplicados no segundo semestre do ano de 2023. Os dados foram analisados a partir da regressão por mínimos quadrados ordinários (MQO), a fim de testar a hipótese de que indivíduos com maior nível de educação financeira são menos propensos ao efeito sunk costs. Os principais resultados evidenciam que os discentes de Ciências Contábeis com maior nível de educação financeira são menos propensos ao viés sunk cost, corroborando, assim, a hipótese do estudo. Assim, este estudo contribui para o entendimento da relação entre educação financeira e a probabilidade de redução do efeito sunk cost, visto que até o presente momento não foram encontrados estudos empíricos relacionando a educação financeira ao efeito sunk cost.
- ItemA exigência da confissão no acordo de não persecução penal à luz dos direitos fundamentais(2023-05-19) Arruda, Lara Vitória Cavalcante; Pessoa, Daniel Alves; Pessoa, Daniel Alves; Ponte, Jairo Rocha Ximenes; Costa, Rodrigo VieiraNa presente pesquisa, tratou-se acerca da exigência da confissão no acordo de não persecução penal (ANPP). Procurou-se observar o requisito em questão à luz dos direitos fundamentais consignados na Constituição Federal de 1988 (CF). Para tanto, num primeiro momento, foram oferecidas algumas informações sobre a inserção do ANPP no ordenamento jurídico brasileiro, que se deu através da Lei nº 13.964/2019, com a redação disposta no artigo 28-A do Código de Processo Penal, com o objetivo de iniciar a construção de uma compreensão e sobre a finalidade do instituto no ordenamento jurídico. Posteriormente, aprofundando um pouco mais, foram apresentados os aspectos gerais do ANPP, seus requisitos – com maior ênfase ao da confissão – e o procedimento adotado. Através do ANPP, o órgão acusatório e o investigado formalizam um acordo, sendo imprescindível, dentre outros requisitos, que a pessoa investigada confesse formal e circunstancialmente a suposta prática delitiva. Ocorre que a exigência legal da confissão suscitou divergentes posicionamentos sobre a compatibilidade material em relação aos preceitos constitucionais do artigo 5º, da CF. Desse modo, por último, discorreu-se a respeito da exigência da confissão para o ANPP à luz do direito à presunção de inocência; do direito ao silêncio, que é um desdobramento do princípio da não autoincriminação; e do direito ao contraditório e ampla defesa. A realização das observações foi decorrente de pesquisa qualitativa, com caráter exploratório-descritivo, pautando em uma seleção bibliográfica e documental (algumas jurisprudências pertinentes) sobre o tema, a qual permitiu o suporte para as interpretações e observações desenvolvidas pelo método dedutivo. Ao final, foi possível concluir pela afirmação tanto da inconstitucionalidade da exigência da confissão para o ANPP, como a sua irrelevância, dentro do próprio papel declarado e positivado para o ANPP (como instrumento de não continuação da perseguição penal).
- ItemA implementação do pilar de manutenção autônoma em uma indústria de refresco em pó(2023-05-17) Sombra, Alexandre Gonçalves; Cavalcante, Fabrício José Nóbrega; Cavalcante, Fabrício José Nóbrega; Reis, Rômulo Pierre Batista dos; Azevedo, Victor Wagner Freire deO cenário mundial dos tempos atuais é de reconfiguração das forças produtivas e do mundo do trabalho, mediadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação, que redimensionam as chamadas indústrias de transformação, e em seu universo, a indústria de alimentos. As empresas que pretendem se sobressair diante a este cenário, necessitam ter a melhoria dos processos como ponto central perante a competitividade empresarial. Compreendendo a relevância acadêmica e social desta discussão, o presente trabalho tem por objetivo analisar os resultados alcançados por meio da implementação do pilar de manutenção autônoma em uma indústria de refresco em pó. O artigo em questão foi desenvolvido com base em um estudo de caso realizado em uma indústria alimentícia que se encontra em processo de implementação da Manutenção Produtiva Total (TPM) e trabalha especificamente com refresco em pó. A natureza da pesquisa foi qualitativa, tendo por técnica a revisão de literatura do tema. Após a implantação do TPM, a linha com maior produtividade da indústria analisada, foi definida como elemento piloto para o pilar de manutenção autônoma. Com a implantação, foram identificados os principais pontos críticos do processamento da linha, além de ter fortalecido o engajamento da equipe operacional do 5S e o resgate do zelo pela máquina.
- ItemA importância da inclusão da programação na formação escolar de crianças e jovens: uma revisão bibliográfica(2023-06-23) Almeida, Antonio Hygor Lopes; Perez, Francisca Monteiro da Silva; Perez, Francisca Monteiro da Silva; Duarte, Felipe Lima; Furtado, Ulisses de MeloO presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica acerca da importância da programação no ensino básico, buscando identificar como a literatura tem relatado sobre a importância do tema e discutir sobre o ensino da programação e sua relação no desenvolvimento de competências socioemocionais. Para tanto, realizou-se coleta de dados nas bases de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e ScienceDirect, com uma abordagem quali-quantitativa. A estratégia de busca consistiu no emprego do operador Booleano “AND” com os descritores “ensino de programação” AND “educação básica”. Além disso, utilizou-se de critérios de exclusão e inclusão. Assim, foram selecionados 15 artigos para este estudo. Observou-se através dos estudos que, o ensino de programação na educação básica é essencial na formação de crianças e jovens. Se tratando do desenvolvimento de competências socioemocionais, as discussões na literatura apontaram que a programação desperta o interesse do trabalho coletivo, auxilia no raciocínio lógico e melhora a capacidade de resolver problemas. Portanto, é de suma importância discutir as possibilidades da inserção do ensino de programação na rede básica de educação.
- ItemA importância do uso do laboratório de Química no Ensino Médio: o caso de uma escola estadual em Lucrécia-RN(2023-06-16) Silva, Ajineldo Ferreira da; Santos, Zilvam Meldo dos; Santos, Zilvam Meldo dos; Castro, Kesia Kelly Viera de; Alves, Leonardo AlcântaraSabe-se que com o uso de aulas experimentais, as aulas podem tornar-se diferenciadas e atraentes, proporcionando um processo mais dinâmico e prazeroso. As aulas práticas bem planejadas ajudam muito na compreensão dos conteúdos e na aquisição do conhecimento em ciências. O professor deve buscar alternativas para aplicação desses experimentos. Entretanto, o que acontece é que a maioria das escolas públicas não possui laboratório adequado, assim, o professor deve realizar os experimentos dentro da sala de aula. Este trabalho teve como objetivo mostrar um estudo de caso, de uma atividade prática desenvolvida em uma escola estadual, Lucrécia-RN, na disciplina de Química, em uma turma do Ensino Médio, composta por 19 estudantes, que foram divididos em 4 grupos de trabalho para desenvolver a prática. A atividade desenvolvida constava na obtenção do álcool etílico por meio da destilação simples, utilizando frutas da região, como abacaxi, cana-de-açúcar, uva e limão. Tal atividade buscava incentivar estudantes e professores de outras disciplinas a preparar suas aulas práticas, elaborarem seus planejamentos, bem como, buscar possíveis melhorias no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos abordados. Ainda fizemos um breve relato sobre as competências e habilidades para área de Ciências da Natureza recomendadas pela BNCC e o Ensino Médio Potiguar, no que diz respeito às práticas experimentais para a disciplina de Química.
- ItemA influência da fixação da peça no torno mecânico na qualidade superficial e geometria em um aço ABNT 1020(2023-05-16) Ribeiro, Gabriel Alvino; Lima, Ramsés Otto Cunha; Lima, Ramsés Otto Cunha; Silva Junior, Manoel Quirino da; Reis, Francisco Evaristo UchôaA fixação e centralização da peça no torno mecânico são fatores cruciais que afetam a qualidade superficial e a geometria da peça usinada, uma vez que estes fatores podem influenciar diretamente na qualidade da usinagem. Assim, nesta pesquisa, foram utilizados corpos de prova tubulares de aço ABNT 1020 com diâmetro de 1,5’’ e busca- se avaliar erros geométricos, especificamente erros de circularidade e cilindricidade e a rugosidade de uma superfície usinada por torneamento em função da influência da fixação e centralização da peça no torno. Para atingir tal objetivo, os ensaios foram realizados no torno Nardini Nodus 220 Gold, com auxílio da placa de três castanhas autocentrantes com e sem o contraponto rotativo como dispositivo de fixação e variando o local de medição de desvios e rugosidade das peças para analisar e comparar os resultados e conferir a qualidade do material. Analisando valores obtidos a partir de medições com o auxílio do relógio comparador, foi possível notar que na condição testada com o emprego do contraponto os resultados foram positivos, enquadrando-se dentro da tolerância pré- estabelecida (IT7) de 25μm, diferentemente da condição testada sem o emprego do contraponto, que não se enquadraram na tolerância pré-estabelecida, ambos os parâmetros influenciáveis pelo método de fixação. A rugosidade média (Ra) destaca-se pela dependência do uso do contra ponto e local de medição para adquirir valores mais uniformes e homogêneos, demonstrando menores valores quando medidos na peça usinada com o uso do contraponto e medidas mais próximas da placa de castanhas, de forma análoga, demonstrou valores de rugosidade média maiores quando analisados na peça sem o emprego do contraponto, entrando em conformidade com o princípio de rigidez e fixação do conjunto. Portanto, utilizar contraponto durante o processo de usinagem pode resultar em uma maior precisão dimensional da peça, além de contribuir para a obtenção de uma rugosidade média mais uniforme e de qualidade superior.
- ItemA investida contra o direito do trabalho durante a ditadura militar: revisitando a repressão aos trabalhadores a partir do cerceamento do direito de greve entre 1964-1969(2023-05-19) Nunes, Vítor Carlos; Cabral, Rafael Lamera Giesta; Cabral, Rafael Lamera Giesta; Medeiros, Gilmara Joane Macedo de; Caju, Oona de OliveiraEm 1964, poucos meses após o golpe civil-militar, entrou em vigor a lei 4.330/1964, que passou a regulamentar o direito de greve. Essa legislação criou entraves burocráticos para o exercício da greve, bem como considerou ilegal a greve deflagrada por motivos políticos, sociais, partidários e de solidariedade. Nesse sentido, este trabalho objetiva verificar qual foi o impacto da nova lei de greve produzida na ditadura militar contra os trabalhadores, especialmente entre 1964 e 1969. Para isso, buscou-se revisitar as violações ao mundo do trabalho ocorridas no período militar, identificar os argumentos e discursos que nortearam a tramitação da lei de greve, e analisar - a partir das experiências de Contagem (MG), Osasco (SP) e Cabo de Santo Agostinho (PE) - de que forma a legislação foi aplicada. Apontou-se que a nova lei, juntamente com outras reações contra os trabalhadores por parte do regime, contribuiu para que os números de greve reduzissem de forma significativa. Ademais, em que pese a lei de greve da ditadura não ter sido uma ruptura brusca em relação às legislações anteriores, que também impuseram restrições ao exercício desse direito, foi uma norma que representou uma reação ao recente aumento do número de greves e da maior participação política dos trabalhadores brasileiros. Após a análise das experiências supramencionadas, pôde-se perceber que nem sempre a lei 4.330/1964 foi seguida à risca, em que foi ou não aplicada a depender das particularidades de cada greve.
- ItemA Lei de Falência e Recuperação Judicial sob a perspectiva dos meios consensuais de resolução de conflitos(2023-05-16) Costa, Lara Raquel Jerônimo da; Leite, Marcelo Lauar; Leite, Marcelo Lauar; Bezerra Júnior, José Albenes; Silva, Julianne Holder da CâmaraA presente pesquisa tem como objetivo descrever sucintamente as mudanças legislativas que envolvem os meios consensuais de resolução de conflitos, impostas pela Lei n° 14.112/2020, quais sejam: a inserção normativa da conciliação e da mediação nas demandas empresariais, através do estudo da referida lei e resoluções pertinentes, bem como as posições doutrinárias e acadêmicas referentes à problemática. Com isso, cabe ressaltar que a problemática discorre a respeito da aplicação desses métodos. No capítulo inicial, é feito um estudo da recuperação extrajudicial e da recuperação judicial, passando pelos aspectos conceituais e procedimentais. No capítulo seguinte, menciona-se a Lei n° 14.112/2020 com ênfase na inserção da mediação e da conciliação nos processos de recuperação judicial. Somado a isso, destaca-se a Resolução n° 71/2020 do Conselho Nacional de Justiça que contribui para ampliação dessa discussão, uma vez que passou a estabelecer regras para a criação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, CEJUSCs Empresariais, visando a necessidade de empregar mecanismos mais eficientes para a resolução dos conflitos empresariais. Por fim, observa-se a atuação da mediação no processo de recuperação judicial do Grupo Oi, o maior da América Latina. A conclusão foi pela compatibilidade dos meios consensuais de resolução de conflitos com as demandas empresariais que tratam da recuperação judicial de empresas insolventes. A metodologia da pesquisa é documental e bibliográfica.
- ItemA medicina veterinária e suas potencialidades nas trilhas pedagógicas: o fazer educação em saúde no contexto da saúde única(2023-10-06) Silva, João Máyron Florêncio da; Leite, Alexandro Iris; Leite, Alexandro Iris; Freitas, Carlos Iberê Alves; Lima, Maria de Fátima CostaA atividade humana excessiva sobre os ecossistemas cria uma janela de oportunidades para o aparecimento de novas enfermidades, principalmente de origem zoonótica. A Saúde Única aparece nesse cenário como uma visão integrada, que considera a indissociabilidade entre saúde humana, saúde animal e saúde ambiental. Assim, a medicina veterinária apresenta importante papel como profissão articuladora central na busca dessa conexão, com destaque para as atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças, oriundas da interface entre saúde animal, ambiental e humana. A educação em saúde apresenta uma função importante para os médicos veterinários no âmbito da saúde única, pois estes desempenham um papel fundamental como disseminadores de informações e como agentes de sensibilização na sociedade. O presente trabalho teve como objetivo discorrer sobre a abordagem do papel do médico veterinário no fazer educação em saúde e suas potencialidades nas trilhas pedagógicas, sobre as principais zoonoses de importância em Saúde Única. O estudo contou com a participação de 14 agentes comunitários de saúde (ACS) e 08 agentes de controle de endemias (ACE) do município de Felipe Guerra/RN, e ocorreu em quatro encontros durante o mês de agosto de 2023. O presente estudo foi do tipo descritivo que compreendeu um relato de experiência sobre a atuação da Medicina Veterinária na Educação em Saúde para a formação de profissionais da Atenção Básica que atuam no Sistema Único de Saúde. Os encontros compreenderam rodas de conversas e um curso de capacitação na modalidade expositiva / interativa com apresentações sobre as zoonoses, ministradas por médicos veterinários. Se lançou mão da técnica de Diário de Campo para registro de todas as atividades e para a coleta de falas a respeito das apresentações, onde as falas apresentadas pelos ACS e ACE foram sistematizadas e discutidas a luz da literatura, visando avaliar o efeito da educação em saúde praticada pelos médicos veterinários. Ao fim foi possível constatar que a inserção do médico veterinário em ações de educação em saúde se mostrou de grande valia para o desenvolvimento do conhecimento sobre Saúde Única para os profissionais da atenção básica no município de Felipe Guerra /RN.
- ItemA moeda solidária no Rio Grande do Norte: uma análise nas cidades de Pureza e São Miguel do Gostoso(2023-05-15) Ferreira, Giovana Braga; Macedo, Álvaro Fabiano Pereira de; Macedo, Álvaro Fabiano Pereira de; Oliveira, Kelly Cristina de; Marback, Heitor FerrariA economia solidária é um modo de produção baseado na coletividade, visando o interesse comunitário. Dentro dela temos as finanças solidárias, que trazem alternativas ao modelo de finanças tradicionais, que promovem a exclusão da parcela mais necessitada da população. A presente pesquisa teve como objetivo identificar os desafios encontrados pelos mecanismos de finanças solidárias que impediram sua longevidade nas cidades potiguares de Pureza e São Miguel do Gostoso, objetivando apontar formas de superá-los. A metodologia utilizada foi um estudo de caso múltiplo nos municípios de São Miguel do Gostoso e Pureza, sendo realizadas duas entrevistas com responsáveis diretos pela fundação de tais Bancos. Os principais resultados encontrados foram que os bancos apresentam desafios para manutenção do pessoal envolvido nas atividades diárias, como também de sua sede, resistência por parte da população, dificuldade na captação de recursos após o governo cessar seus repasses, extravio da moeda e a falta de comunicação com a Rede Brasileira de Bancos Comunitários. Por fim, conclui-se que as moedas sociais assumem importante papel de incentivo ao comércio local e seus Bancos realizam um processo de democratização ao acesso a crédito, porém para a manutenção das atividades a longo prazo necessita-se da implantação de políticas públicas e colaboração de instituições privadas.
- ItemA violência de gênero na era digital: um olhar sobre os aspectos jurídicos, desafios e potencialidades da delegacia da mulher em Mossoró/RN(2023-05-19) Batista, Liéberty Abreu; Silva, Julianne Holder da Câmara; Silva, Julianne Holder da Câmara; Medeiros, Gilmara Joane Macedo de; Caju, Oona de OliveiraApesar das garantias legais existentes, a violência de gênero contra as mulheres é um problema generalizado que tem passado de geração em geração. Essa questão colocou as mulheres no papel de vítimas, independentemente de seus espaços ocupacionais, geográficos ou virtuais. Nas últimas décadas, a internet, fenômeno relativamente novo, ganhou considerável visibilidade, principalmente devido ao seu rápido crescimento. A internet permite que as mulheres desempenhem um papel cada vez mais importante na sociedade, proporcionando-lhes oportunidades de crescimento pessoal e profissional. No entanto, também se tornou um espaço para a violência de gênero, principalmente em canais de comunicação digital, como as mídias sociais. Essa violência pode assumir muitas formas, como assédio, abuso, discriminação e até mesmo crimes violentos. A prevalência da violência de gênero tem aumentado com o uso da internet, atingindo mulheres de todas as idades e classes sociais. As formas de violência incluem assédio online, ameaças, difamação, extorsão e divulgação não autorizada de imagens íntimas. O Estado, por meio de legislações como o Marco Civil da Internet e a Lei Maria da Penha, tem buscado dar proteção às mulheres no espaço online. No entanto, a eficácia do Estado em lidar com essas controvérsias continua sendo um tema de discussão. É mister analisar as potencialidades e fragilidades dos marcos legais e regulamentares que existem para proteger as mulheres, e em especial no que tange ao serviço prestado pela delegacia da mulher em Mossoró/RN, em geral, questões que requerem uma contínua reflexão.
- ItemA vivência de trabalho na modalidade home office em uma indústria cimenteira(2023-10-04) Queiroz, Maria Ana Paula de Oliveira; Oliveira, Agostinha Mafalda Barra de; Oliveira, Agostinha Mafalda Barra de; Nobre, Fábio Chaves; Amaral, Inácia GirleneO objetivo deste estudo foi analisar a vivência de trabalho na modalidade home office em uma indústria cimenteira diante do cenário pandêmico no período de março a julho de 2020 (período com o maior número de trabalhadores na modalidade remota) e atualmente. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, cujo procedimento adotado foi o estudo de caso, e uma abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários divididos em duas partes: a primeira coletou informações pessoais e funcionais dos 35 participantes, enquanto a segunda avaliou a percepção e satisfação dos trabalhadores com o home office. Os dados coletados foram analisados estatisticamente com o software SPSS (versão 27), incluindo cálculos de frequência, percentagem, média e desvio padrão e os testes t-Student para comparações entre grupos. Os resultados revelaram que os trabalhadores estavam ou estão satisfeitos com o home office. No entanto, identificaram um aumento nos custos domésticos ao exercer suas atividades nessa modalidade. Ademais, observou-se que a percepção e/ou o grau de satisfação dos trabalhadores com o home office varia de acordo com a sua faixa etária e sexo e com o fato de ainda estar ou não exercendo atividade nessa modalidade. Esses achados fornecem informações valiosas sobre a experiência do home office na indústria cimenteira e podem ser utilizados para tomar decisões relacionadas a políticas de trabalho remoto e melhorias nas condições de trabalho. Este estudo também destaca a necessidade de futuras pesquisas em outras unidades e setores, bem como uma análise mais detalhada sobre a experiência de mulheres casadas e com filhos nessa modalidade de trabalho.
- ItemA vivência do trabalho dos entregadores terceirizados: precarização/uberização do trabalho(2023-12-01) Diniz, Dháfyni Andrade; Nepomuceno, Luciana Holanda; Nepomuceno, Luciana Holanda; Siqueira, Elisabete Stradiotto; Nobre, Fábio ChavesO tema do presente trabalho é a vivência do trabalho dos entregadores terceirizados: precarização/uberização do trabalho e tem como objetivo geral analisar a produção dos programas de pós-graduação em suas teses e dissertações sobre a uberização e precarização dos entregadores de aplicativos. Como procedimentos metodológicos foi utilizada uma abordagem qualitativa para análise do material bibliográfico selecionado. Foram selecionados dez textos sobre o tema disponíveis na base de dados da BDTD Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Que foram analisados por meio de abordagem interpretativa e foi utilizado o software Vosviwer para meio de apoio para melhor compreender as tendencias conceituais utilizadas nos trabalhos. Os resultados indicam que os objetivos dos estudos realizados podem ser agrupados em cinco temáticas, quais sejam: Tecnologias, algoritmos e controle; uberização e experiências profissionais, condições de vida e trabalho, pandemia; sentido do trabalho, empreendedorismo e trabalho; processos educativos. A análise interpretativa dos textos revelou que as teses e dissertações foram produzidas a partir do contexto da pandemia, visto que a publicação dos trabalhos está concentrada nesse período, as abordagens metodológicas são predominantemente qualitativas e exploratórias, que pode significar que se trata de um tema ainda em processo de amadurecimento na comunidade acadêmica. O termo precarização está fortemente associado a três eixos de reflexão: Organização do trabalho (tecnologia, enfraquecimento sindical, informalidade, flexibilização, renda extra); sentido do trabalho (falsa autonomia, adoecimento físico e psicológico); fatores estruturais (desregulamentação, redução de direitos sociais, desemprego, empreendedorismo).
- ItemAbelhas-das-orquídeas (apidae, euglossini) em áreas de caatinga no município de Mossoró/RN(2022-11-28) Souza, Eduardo Alves de; Carvalho, Airton Torres; Carvalho, Airton Torres; Pinheiro, Paulo Milet; Silva, Carlos Eduardo Pinto daAs abelhas Euglossini são amplamente distribuídas nos neotrópicos, mas pouco conhecidas nas áreas de florestas secas no semiárido brasileiro. Os machos de abelhas-das-orquídeas possuem relações com diversos grupos de plantas que visitam, de onde retiram compostos aromáticos para serem utilizados nas atividades de acasalamento. À vista disso, o presente trabalho teve como objetivo identificar a fauna de abelhas-das-orquídeas que ocorrem em fragmentos de Caatinga no município de Mossoró/RN, bem como descrever aspectos da biologia de nidificação de Eufriesea nordestina (Moure, 1999), a única espécie da tribo endêmica da Caatinga. Os machos foram amostrados mensalmente entre junho/2018 a maio/2020 em área seminatural na estação experimental da UFERSA e no Espaço ASA, área de restauração ambiental de Caatinga na zona urbana de Mossoró/RN. As coletas aconteceram a cada duas horas de 7h às 11h. Utilizou-se trinta armadilhas confeccionadas de garrafas plásticas instaladas a 1,5 m do solo, espaçadas em 10 m. Eucaliptol, eugenol e vanilina foram as fragrâncias utilizadas. Os machos capturados foram aprisionados, sacrificados e conduzidos para serem identificados e depositados na Coleção ASA do Espaço ASA, na UFERSA. Para coleta dos ninhos de E. nordestina, foram utilizados conjuntos de ninhos-armadilhas, instalados em janeiro dos anos 2020 e 2021 e vistoriados quinzenalmente até sua ocupação pelas abelhas, entre maio e julho dos dois anos. Após ocupados pelas abelhas, os conjuntos de ninhos foram identificados e conduzidos até o laboratório para aguardar a emergência dos adultos. Foram amostrados 596 machos de Euglossini nas duas áreas, distribuídos em três gêneros e quatros espécies. Na trilha natural, registrou-se a ocorrência de 327 indivíduos e 4 espécies. No Espaço ASA foram amostrados 269 machos de 3 espécies. E. nordestina foi a espécie mais abundante (177) na trilha natural com ocorrência restrita ao período chuvoso, enquanto que Euglossa (Euglossa) cordata (Linnaeus, 1758) apresentou maior número de indivíduos (257) no Espaço ASA, apresentando maior abundância no período seco. A abelha E. nordestina apresentou período de desenvolvimento médio de 9,5 meses para indivíduos nascidos em 2021 e de 8,5 meses em 2022. A espécie é de ciclo univoltino, pois apresenta diapausa pré-pupal longa. Foram 26 ninhos ocupados em 2020, totalizando 80 indivíduos emergidos em 2021. No segundo ano, apenas 9 ninhos foram ocupados e 19 indivíduos nascidos. As emergências compreenderam os meses da estação chuvosa na região do semiárido potiguar. O tipo de ninho-armadilha preferido foi o bambu. A razão sexual diferiu significativamente de 1:1 (p ≤ 0,05) em dois fragmentos de Caatinga, com mais machos do que fêmeas emergindo em 2021. Em 2022, a razão sexual diferiu significativamente de 1:1 (p ≤ 0,05) na área urbana, com mais nascimentos de fêmeas. A descrição de aspectos do ninho de Eufriesea nordestina foi uma contribuição inédita para a biologia dessa abelha. Os resultados deste levantamento apresentaram baixa riqueza de espécies, mas com altos valores de abundância para os machos de abelhas-das-orquídeas nos dois anos de coleta. Ressalta-se, ainda, o primeiro registro para Euglossa (Euglossa) fimbriata Moure, 1968 na Caatinga.
- ItemUma abordagem cutting plane e um algoritmo genético para o problema de múltiplos caixeiros viajantes de armazém único com adição de restrição para o limite inferior de visitas(2022-06-15) Oliveira Filho, Jorge Ivan Augusto de; Fontes, Fábio Francisco da Costa; Oliveira, Amanda Gondim de; Fontes, Fábio Francisco da Costa; Oliveira, Amanda Gondim de; Menezes, Matheus da Silva; Queiroz, Paulo Gabriel Gadelha deO presente artigo apresenta a modelagem do problema de múltiplos caixeiros viajantes de depósito único, no qual o número de visitas realizadas por cada caixeiro não possui um limite superior, apenas uma quantidade mínima é exigida. Uma abordagem cutting plane em relação a restrição de eliminação de sub-rotas foi implementada. Por tratar-se de um problema NP-Completo, um algoritmo genético adaptado ao problema foi implementado, no qual utilizou-se técnicas de representação para o cromossomo que melhore o desempenho do algoritmo, e um crossover que gere soluções válidas. Com o objetivo de validar a qualidade da solução dos métodos utilizados, uma análise comparativa a resultados existentes na literatura é apresentada
- ItemUma abordagem diferente na demonstração do teorema fundamental do cálculo(Universidade Federal Rural do Semi-Árido, 2018-08-31) Rocha, João Victor Medeiros; Nunes, Antônio Gomes; http://lattes.cnpq.br/Não possui
- ItemAbordagem do professor de inglês sobre identidade docente: uma análise em diários dialogados(Universidade Federal Rural do Semi-Árido, 2019-08-06) Silva, Francisco Everlândio de Oliveira; Barbosa, José Roberto Alves; http://lattes.cnpq.br/; Rocha, Simone Maria da; http://lattes.cnpq.br/; Silva, Anderson Romário Souza; http://lattes.cnpq.br/The teaching-learning of English language, the teaching identity of the English teacher and the construction of this identity are crucial subjects, nowadays discussed by diverse areas of studies. Considering the complex teaching-learning system, we must take into account, especially when dealing with foreign language teaching, the importance of studying teaching approaches as these increasingly seek to provide a better result in this system. In order to better focus and conceptualize teaching approaches, we support the studies of Richards and Rodgers (1999), Almeida-Filho (1993), Oliveira (2014), Silveira (1999), Vilaça (2008) and Sousa e Soares; on the basis of which we shaped our idea of approach and brought its historical importance to language teaching. Also, the teaching approaches and the construction of their identity (GATTI, 1996; GUIMARÃES, 2004; NÓVOA, 1992), since the perception of oneself in pedagogical practice has implications in the teaching-learning process of the English language. Because of this, it was necessary to ask: What is the English teacher's approach to his teaching identity, recorded in dialogues diaries? We used the dialogue diaries (ZABALZA, 2004; HAMMOUTI, 2002; DIAS, 2011; MACHADO, LOUSADA and ABREU-TARDELLI, 2007) to analyze the teaching approach and its influence on teacher identity construction. After analyzing the excerpts taken from the dialogue diaries, we noticed that there is a predominance of the traditional/grammatical approach to teaching, but we also perceive the presence of the communicative approach, once the first one is already well established as part of an identity already formed up the production of the diaries, the second is the most important in the (re)construction of a new act, an identity that is in the process of being built. In this way, we perceive the diaries as a potential instrument for the perception of the teaching activity, as well as an unparalleled source for identification and presentation of the main teaching approaches that are presented as essential pillars in the construction of the teaching identity.