Ciências Sociais Aplicadas - EDUFERSA

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    Empreendedorismo: registros de estudos teórico-empíricos no semiárido
    (EDUFERSA, 2018) Oliveira, Agostinha Mafalda Barra de (org.).
    Este livro constitui-se de uma coletânea de sete registros de estudos teórico-empíricos sobre empreendedorismo, realizados entre os anos de 2013 a 2016. Os três primeiros registros abordam a importância e a eficácia da educação empreendedora nas IES, com delineamentos de pesquisa bem diferentes. Os dois registros seguintes tratam o empreendedorismo sob uma perspectiva micro e relacionam o perfil empreendedor com suas características pessoais e sociais ou os classificam pela sua motivação para empreender. Por fim, os dois últimos registros já adotam uma perspectiva mais macro e verificam o papel do empreendedorismo e de uma de suas instituições de fomento para o desenvolvimento econômico.
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    Gestão social e agricultura familiar: a construção e a materialidade de novas formas de administrar
    (EDUFERSA, 2018) Siqueira, Elisabete Stradiotto (org.).; Araújo, Iriane Teresa de (org.).
    O livro propõe dialogar com formas de gestão pautadas em valores como solidariedade, cooperação, democracia, igualdade de oportunidades, sustentabilidade ambiental e respeito às relações entre sociedade e organização. Trata-se de nadar contra a corrente da lógica dominante, que sustenta que a desigualdade social é resultado de competências e incompetências individuais. Para lidar com esse questionamento, este livro abordao binômiogestão social e agricultura familiar como um campo para analisar essas relações. O livro está dividido em três eixos: O primeiro trata da dimensão conceitual da gestão social. Para tratar essa questão, é realizada uma reflexão teórico-conceitual sobre gestão social e os nexos entre a lógica da gestão social e da agricultura familiar. No eixo seguinte apresentam-se as experiências de organizações enraizadas na agricultura familiar. Os capítulos trazem vivencias de cooperativas e assentamentos rurais e também é abordado o papel das políticas públicas. A terceira e última parte do livro traz o debate sobre as tecnologias sociais. Trata a questão da economia solidária como uma possibilidade de relacionamento entre organizações que primam por uma lógica administrativa substantiva. Espera-se que a leitura dessa obra permita uma reflexão sobre caminhos que vislumbrem a possibilidade de evidenciar as potencialidades e dificuldades que os atores sociais encontram em desenvolver uma lógica de gestão que favoreça à solidariedade e a cooperação.
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    Regulação econômica no mercado de capitais e na indústria do petróleo e gás natural: assimetrias de informação, cooperação institucional e proteção do investidor
    (EDUFERSA, 2021) Seixas, Luiz Felipe Monteiro
    A presente obra tem como propósito examinar determinados aspectos regulatórios inerentes ao mercado de capitais e à indústria do petróleo e gás brasileira, com especial ênfase na regulação da informação. A principal problemática diz respeito aos desequilíbrios ou assimetrias informacionais existentes entre ambos os mercados (o de capitais e o petrolífero) e como tais assimetrias afetam o desempenho dos órgãos reguladores dos referidos mercados. Para tanto, a obra examina, inicialmente, o regime jurídico do mercado de capitais brasileiro; na sequência, analisa os principais aspectos relacionados à regulação do mercado de capitais; logo após, investiga o regime de divulgação da informação no mercado de capitais, bem como suas consequências para a indústria do petróleo e gás natural; por fim, propõe um modelo de cooperação institucional entre os órgãos reguladores do mercado de capitais (a Comissão da Valores Mobiliários) e da indústria petrolífera (a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), com a finalidade de reduzir as assimetrias informacionais entre os entes reguladores e aperfeiçoar a regulação entre os referidos mercados.
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    Estratégias e composto de marketing: descomplicando para empreender
    (EDUFERSA, 2017) Pereira, Lorena Leina da Silva; Pereira, Yákara Vasconcelos; Freire, Bruna Gonçalves de Oliveira
    O empreendedorismo é uma das formas de fomentar o desenvolvimento de uma nação e inovar para entregar produtos e serviços à sociedade. Diferentes desafios são enfrentados pelos empreendedores no trabalho diário destacando-se as exigências dos consumidores. A comunicação com os clientes, a distribuição dos produtos/serviços, a formação dos preços e a própria concepção do produto são algumas das atividades de marketing desenvolvidas por empreendedores para satisfazer os consumidores. Diante de tais desafios, esta obra tem o propósito de colaborar no trabalho diário com o marketing realizado pelos empreendedores ao proporcionar uma linguagem profissional e atualizada do marketing estratégico. Sendo assim, o primeiro capítulo apresenta o conceito de marketing e do composto de marketing para tratar ainda de um breve relato histórico sobre a origem do composto mercadológico. O preço é abordado no capítulo seguinte desmistificando a compreensão de ser apenas um número a ser estipulado por empreendedores desinformados. No capítulo 3, as autoras revelam que o P de praça possui nova concepção sendo compreendido na contemporaneidade como um canal de distribuição ou canal de marketing, responsável por facilitar a comunicação e a conveniência entre empresa e consumidor. Já no capítulo 4, evidencia-se que o Produto não se restringe apenas a um objeto, ou a um serviço que se coloca à disposição do cliente e se faz presente em todas as etapas de um produto. O capítulo 5 esclarece o papel essencial do P de promoção e sua abrangência organizacional. Portanto, o último capítulo traz o fechamento da obra ao relacionar a visão estratégica ao composto de marketing evidenciando a entrega de valor aos consumidores.