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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Literatura de cordel em rede: o fazer com tecnologias digitais
metadata.dc.creator: Cunha, Rafael da Silva da
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Gerciane Maria da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Demoly, Karla Rosane do Amaral
metadata.dc.contributor.referee2: Cunha, André Victor Cavalcanti Seal da
metadata.dc.contributor.referee3: Tavares, Paula Maria Guerra
metadata.dc.description.resumo: A literatura de cordel é um gênero literário que apresenta regras claras quanto a rima, métrica e estruturação dos textos. Em seus primórdios no Brasil, era impressa em folhetos e vendida nas feiras e estações ferroviárias da região Nordeste. Com o advento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), novos espaços de circulação do texto poético foram oportunizados, possibilitando-o transcender os limites geográficos. Na Internet, por exemplo, sites, blogs e páginas em redes sociais podem ser utilizados para a produção e disseminação da literatura de cordel. Além disso, diferentes recursos estão à disposição dos cordelistas para composição de suas obras, tais como imagens, sons e hiperlinks, suscitando novas formas de fazer literatura de cordel, sendo importante compreendê-las. Dessa forma, a presente pesquisa objetivou compreender como a mediação das tecnologias digitais influenciam no processo de escrita da literatura de cordel, potencializando novas experiências cognitivas. Partimos do pressuposto de que o acoplamento dos seres humanos com os objetos técnicos determina um processo interno criativo que pode ser visto como o próprio processo do conhecer. Entendemos que o fazer literatura de cordel com tecnologias digitais pode provocar deslocamentos e transformações nos modos de escrever e na própria escrita poética. A rede de sustentação teórica foi tecida a partir das contribuições de Albuquerque Júnior acerca da invenção do Nordeste e da cultura popular nordestina; do pensamento de Roger Chartier sobre a noção de cultura popular e das alterações nos modos de escrita a partir da integração das tecnologias; do entendimento da relação do homem com os objetos técnicos de Pierre Lévy e Gilbert Simondon; e dos estudos da escrita na convergência de mídias de Karla Demoly. Numa abordagem qualitativa, utilizamos como método de pesquisa a etnografia virtual. As técnicas para obtenção das informações consistiram em: busca e seleção de sites, blogs e redes sociais que disseminam literatura de cordel; observações nas páginas selecionadas e entrevistas com os cordelistas que as gerenciam; análises e discussões das informações. Essa metodologia nos possibilitou entender a dinâmica da literatura de cordel no ciberespaço, fomentando discussões acerca da escrita mediada por tecnologias digitais. Constatamos que a literatura de cordel vive um momento de transgressão do suporte textual. Ao alcançar o ciberespaço, os cordelistas passaram a integrar textos, sons e imagens, e a expandir o universo temático do gênero, adotando estratégias de criação específicas para o ambiente virtual. Essas alterações nos modos de escrita e na própria obra cordelística são perceptíveis em nossas análises, e reconhecidas pelos cordelistas entrevistados
Abstract: Cordel literature is a literary genre that presents specific and particular rules as to the rhyme, metric, and structuring of texts. In its early days in Brazil, it was printed in leaflets and sold at fairs and railway stations in the Northeast region. Nowadays, with the advent of Information and Communication Technologies (ICT), new spaces of circulation of this poetic text were given, transcending its context that allowed it to go over its geographical limits. On the Internet, for example, websites, blogs and social media pages can be used for the production and dissemination of cordel literature. In addition, different resources are available enabling stringers to compose their works, such as images, sounds and hyperlinks, eliciting new ways of doing string literature, and it is important to understand them. Thus, the present research aimed to understand how the mediation of digital technologies influence the writing process of cordel literature, enhancing new cognitive experiences. We start from the assumption that the coupling of human beings with technical objects determines a creative inner process that can be seen as the process of knowing itself. We understand that doing stringed literature with digital technologies can provoke displacements and transformations in the ways of writing and in the poetic writing itself. The theoretical support network was woven from the contributions of Albuquerque Junior about the invention of northeaster popular culture; Roger Chartier thinking above the popular culture notion and changes in the ways of writing from the integration of technologies; Pierre Lévy and Gilbert Simondon understanding of the relation between humanity and technical objects; and the studies of writing in the convergence of media from Karla Demoly. In a qualitative approach, we use virtual ethnography as a research method. The techniques to obtain the information consisted of research and selection of websites, blogs and social networks that disseminate cordel literature; observations in the selected pages and interviews with the cordel writers who manage their poetic production; analysis and discussion of information. This methodology enabled us to understand the dynamics of cordel literature in cyberspace, fomenting discussions about writing mediated by digital technologies. We find that cordel literature is surpassing a moment of transgression among textual support. In reaching the cyberspace, the cordel writers began to integrate texts, sounds and images, and to expand the thematic universe of the genre, adopting specific creation strategies for the virtual environment. These alterations in the modes of writing and in the cordelistic work itself are perceptible in our analyzes, and recognized by the cordel writers interviewed
Keywords: Literatura de cordel
Tecnologias digitais
Modos de escrita
Cordel literature
Digital technologies
Writing modes
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI
Citation: Citação com autor incluído no texto: Cunha (2018) Citação com autor não incluído no texto: (CUNHA, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1096
Issue Date: 31-Jul-2018
Appears in Collections:MESTRADO EM COGNIÇÃO, TECNOLOGIAS E INSTITUIÇÕES

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