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dc.creatorCunha, Rafael da Silva da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3912449873131836pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Gerciane Maria da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3047609921235090pt_BR
dc.contributor.referee1Demoly, Karla Rosane do Amaral-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3609545420379153pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, André Victor Cavalcanti Seal da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0036287571083389pt_BR
dc.contributor.referee3Tavares, Paula Maria Guerra-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9747905616898171pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-22T11:49:56Z-
dc.date.available2019-04-18-
dc.date.available2019-04-22T11:49:56Z-
dc.date.issued2018-07-31-
dc.identifier.citationCitação com autor incluído no texto: Cunha (2018) Citação com autor não incluído no texto: (CUNHA, 2018)pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1096-
dc.description.resumoA literatura de cordel é um gênero literário que apresenta regras claras quanto a rima, métrica e estruturação dos textos. Em seus primórdios no Brasil, era impressa em folhetos e vendida nas feiras e estações ferroviárias da região Nordeste. Com o advento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), novos espaços de circulação do texto poético foram oportunizados, possibilitando-o transcender os limites geográficos. Na Internet, por exemplo, sites, blogs e páginas em redes sociais podem ser utilizados para a produção e disseminação da literatura de cordel. Além disso, diferentes recursos estão à disposição dos cordelistas para composição de suas obras, tais como imagens, sons e hiperlinks, suscitando novas formas de fazer literatura de cordel, sendo importante compreendê-las. Dessa forma, a presente pesquisa objetivou compreender como a mediação das tecnologias digitais influenciam no processo de escrita da literatura de cordel, potencializando novas experiências cognitivas. Partimos do pressuposto de que o acoplamento dos seres humanos com os objetos técnicos determina um processo interno criativo que pode ser visto como o próprio processo do conhecer. Entendemos que o fazer literatura de cordel com tecnologias digitais pode provocar deslocamentos e transformações nos modos de escrever e na própria escrita poética. A rede de sustentação teórica foi tecida a partir das contribuições de Albuquerque Júnior acerca da invenção do Nordeste e da cultura popular nordestina; do pensamento de Roger Chartier sobre a noção de cultura popular e das alterações nos modos de escrita a partir da integração das tecnologias; do entendimento da relação do homem com os objetos técnicos de Pierre Lévy e Gilbert Simondon; e dos estudos da escrita na convergência de mídias de Karla Demoly. Numa abordagem qualitativa, utilizamos como método de pesquisa a etnografia virtual. As técnicas para obtenção das informações consistiram em: busca e seleção de sites, blogs e redes sociais que disseminam literatura de cordel; observações nas páginas selecionadas e entrevistas com os cordelistas que as gerenciam; análises e discussões das informações. Essa metodologia nos possibilitou entender a dinâmica da literatura de cordel no ciberespaço, fomentando discussões acerca da escrita mediada por tecnologias digitais. Constatamos que a literatura de cordel vive um momento de transgressão do suporte textual. Ao alcançar o ciberespaço, os cordelistas passaram a integrar textos, sons e imagens, e a expandir o universo temático do gênero, adotando estratégias de criação específicas para o ambiente virtual. Essas alterações nos modos de escrita e na própria obra cordelística são perceptíveis em nossas análises, e reconhecidas pelos cordelistas entrevistadospt_BR
dc.description.abstractCordel literature is a literary genre that presents specific and particular rules as to the rhyme, metric, and structuring of texts. In its early days in Brazil, it was printed in leaflets and sold at fairs and railway stations in the Northeast region. Nowadays, with the advent of Information and Communication Technologies (ICT), new spaces of circulation of this poetic text were given, transcending its context that allowed it to go over its geographical limits. On the Internet, for example, websites, blogs and social media pages can be used for the production and dissemination of cordel literature. In addition, different resources are available enabling stringers to compose their works, such as images, sounds and hyperlinks, eliciting new ways of doing string literature, and it is important to understand them. Thus, the present research aimed to understand how the mediation of digital technologies influence the writing process of cordel literature, enhancing new cognitive experiences. We start from the assumption that the coupling of human beings with technical objects determines a creative inner process that can be seen as the process of knowing itself. We understand that doing stringed literature with digital technologies can provoke displacements and transformations in the ways of writing and in the poetic writing itself. The theoretical support network was woven from the contributions of Albuquerque Junior about the invention of northeaster popular culture; Roger Chartier thinking above the popular culture notion and changes in the ways of writing from the integration of technologies; Pierre Lévy and Gilbert Simondon understanding of the relation between humanity and technical objects; and the studies of writing in the convergence of media from Karla Demoly. In a qualitative approach, we use virtual ethnography as a research method. The techniques to obtain the information consisted of research and selection of websites, blogs and social networks that disseminate cordel literature; observations in the selected pages and interviews with the cordel writers who manage their poetic production; analysis and discussion of information. This methodology enabled us to understand the dynamics of cordel literature in cyberspace, fomenting discussions about writing mediated by digital technologies. We find that cordel literature is surpassing a moment of transgression among textual support. In reaching the cyberspace, the cordel writers began to integrate texts, sounds and images, and to expand the thematic universe of the genre, adopting specific creation strategies for the virtual environment. These alterations in the modes of writing and in the cordelistic work itself are perceptible in our analyzes, and recognized by the cordel writers interviewedpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Wiqlifi Bruno de Freitas Melo (wbruno@ufersa.edu.br) on 2019-04-18T12:18:42Z No. of bitstreams: 1 RafaelSC_DISSERT.pdf: 2855002 bytes, checksum: 491bb317fc3259f6d32308b58eceb7b7 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-22T11:49:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RafaelSC_DISSERT.pdf: 2855002 bytes, checksum: 491bb317fc3259f6d32308b58eceb7b7 (MD5) Previous issue date: 2018-07-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Semi-Áridopt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFERSApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTIpt_BR
dc.relation.referencesCUNHA, Rafael da Silva da. Literatura de cordel em rede: o fazer com tecnologias digitais. 2018. 83 f. Dissertação (Mestrado em Cognição, Tecnologias e Instituições), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2018.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectModos de escritapt_BR
dc.subjectCordel literaturept_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectWriting modespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleLiteratura de cordel em rede: o fazer com tecnologias digitaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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