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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A fluência digital e a utilização da robótica educacional mediante a abordagem do aprender fazendo e do brincar com crianças
metadata.dc.creator: Azevêdo , Edjane Mikaelly Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Francisco, Deise Juliana
metadata.dc.contributor.referee1: Francisco, Deise Juliana
metadata.dc.contributor.referee2: Demoly, Karla Rosane do Amaral
metadata.dc.contributor.referee3: Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho é uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada em uma escola da rede municipal de ensino, na cidade de Cruzeta/RN. Objetiva analisar como se deu o processo de aprender fazendo e o brincar por crianças participantes de oficinas de linguagens de programação e de robótica. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa as observações, as filmagens, as fotografias e o diário de campo, valendo-se da metodologia descritiva-exploratória, articulando teoria e prática realizada na oficina, do aprender fazendo e do brincar. Durante a pesquisa, para que o campo fosse construído, foi realizada uma revisão sistemática de literatura em algumas bases digitais, para que fosse possível analisar o estado da arte acerca da utilização do Scratch e da robótica educacional, como também, para conseguir identificar as lacunas presentes neste aspecto. A pesquisa está organizada em seis capítulos, onde estão sendo abordadas a contextualização, a conceituação da lógica e da linguagem de programação em um sentido amplo, bem como a linguagem Scratch no contexto educacional como uma ferramenta interdisciplinar, as experiências educacionais a envolvendo, a fluência digital, a robótica, a robótica educacional e sua utilização na educação, os processos metodológicos, a realização da oficina, bem como a discussão da coleta de dados. Mediante a análise dos dados, observou-se que o Scratch e a robótica educacional contribuíram com o desenvolvimento de competências, como a autoria, a criticidade, a autonomia, a criatividade, o trabalhar em equipe e a fluência digital, além de ter proporcionado propostas que levaram os participantes a condições efetivas de se tornarem incluídos digitalmente
Abstract: The present work is a qualitative research carried out in a school of the municipal teaching network in the city of Cruzeta / RN. It aims in general to analyzing how the process of learning by doing and playing with the children of programming languages and robotics workshop took place. They were used as research tools observations, filming and field diary were used as research instruments, using the descriptive-exploratory methodology, articulating evidenced theory and practice, learning by doing and playing. During the research, for the field to be constructed, a systematic literature review was carried out in some digital databases, so that it was possible to analyze the state of the art about the use of Scratch and educational robotics, as well as to identify the gaps present in this regard. The research is organized in six chapters, where the contextualization, the construction of the field, the conceptualization of logic and the programming language in a broad sense, as well as the Scratch language in the educational context are being approached as an interdisciplinary tool, the educational experiences involving digital fluency, robotics, educational robotics and its use in education, play as a learning resource, methodological processes, the realization of the workshop, as well as the discussion of data collection. Through the analysis of the data, it was observed that Scratch and educational robotics contributed to the development of competences, such as authorship, criticality and autonomy, creativity, teamwork and digital fluency, besides having provided proposals that led the participants to effective terms of becoming digitally included
Keywords: Fluência digital
Scratch
Robótica educacional
Aprender fazendo
Brincar
Digital fluency
Scratch
Educational Robotics
Learn by doing
Play
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI
Citation: Citação com autor incluído no texto: Azevêdo (2018) Citação com autor não incluído no texto: (AZEVêDO, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2186
Issue Date: 30-Jul-2018
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