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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Barreiras atitudinais no serviço público na ufersa: uma análise à luz da teoria do reconhecimento
metadata.dc.creator: Oliveira, Camila Jéssica Neres de
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Ludimilla Carvalho Serafim de
metadata.dc.contributor.referee1: Valéry, Françoise Dominique
metadata.dc.contributor.referee2: Valença, Daniel Araújo
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho possui como objetivo investigar a existência de barreiras atitudinais no ambiente de trabalho da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Por barreiras atitudinais, utilizou-se o conceito trazido pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/15), são atitudes que impedem ou prejudicam a participação do deficiente em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. A referida lei trouxe esse conceito, visto que, a eliminação de barreiras arquitetônicas não se mostrou suficiente para a plena inclusão do deficiente nos diversos espaços sociais, pois as barreiras atitudinais se mostravam impeditivas da plena interação social. Ainda, com escopo sociológico, a pesquisa teve como fundamento a Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth. Tratou mais especificamente da terceira esfera da teoria, apesar de uma explicação ampla para entender toda a teoria. É com fundamento, principalmente na esfera da solidariedade que a pesquisa demonstra a importância de um ambiente de trabalho livre de barreiras atitudinais para que o deficiente físico possa alcançar sua máxima capacidade produtiva, bem como sua autorrealização. O método utilizado foi o qualitativo, a técnica foi de entrevistas do tipo semi-estruturada, o que possibilitou não apenas ter questões já estabelecidas, como também, formular outras perguntas no decorrer da entrevista com o objetivo de elucidar os fatos. A principal conclusão foi que existem barreiras atitudinais no ambiente de trabalho da Universidade Federal Rural do Semi – Árido, que dificultam o desempenho das atividades pelos deficientes e comprometem negativamente a autorrealização deles
Abstract: This work aims to investigate the existence of attitudinal barriers in the work environment of the Federal Rural University of the Semi-Arid. By attitudinal barriers, the concept brought by the Brazilian Law of Inclusion of the Person with Disability (Law nº 13.146 / 15) was used, they are attitudes that prevent or impair the participation of the handicapped in equal conditions and opportunities with the other people. The law introduced this concept, since the elimination of architectural barriers did not prove sufficient for the full inclusion of the disabled in the various social spaces, since the attitudinal barriers were impeding the full social interaction. Still, with a sociological scope, the research was based on Axel Honneth's Theory of Recognition. It dealt more specifically with the third sphere of theory, despite a broad explanation to understand the whole theory. It is based mainly on the sphere of solidarity that research demonstrates the importance of a work environment free of attitudinal barriers so that the physically handicapped can reach their maximum productive capacity as well as their self-realization. The method used was qualitative, the technique was semi-structured interviews, which allowed not only to have established questions, but also to ask other questions during the interview with the purpose of elucidating the facts. The main conclusion was that there are attitudinal barriers in the work environment of the Universidade Federal Rural do Semi-Árido, which hinder the performance of activities by the disabled and negatively compromise their self - realization
Keywords: Barreiras atitudinais
servidores deficientes
Teoria do Reconhecimento
autorrealização
Attitudinal barriers
poor servers
Theory of Recognition
selfrealization
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI
Citation: Citação com autor incluído no texto: Oliveira (2018) Citação com autor não incluído no texto: (OLIVEIRA, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2187
Issue Date: 6-Sep-2018
Appears in Collections:MESTRADO EM COGNIÇÃO, TECNOLOGIAS E INSTITUIÇÕES

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