Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2189
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Desenvolvimento de um dispositivo lúdico para auxiliar crianças com transtorno de desenvolvimento cognitivo
metadata.dc.creator: Dantas, Vanessa Caroline Freire
metadata.dc.contributor.advisor1: Mendes Neto, Francisco Milton
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira
metadata.dc.contributor.referee1: Demoly, Karla Rosane do Amaral
metadata.dc.contributor.referee2: Soares, Francisca Maria Gomes Cabral
metadata.dc.description.resumo: A utilização de novas tecnologias promove, além da facilitação das tarefas diárias das pessoas, o desenvolvimento social. Jogos e robôs, por exemplo, têm sido utilizados para auxiliar pessoas com algum transtorno, sejam eles relacionados ao sofrimento psíquico, como: ansiedade, depressão, esquizofrenia; ou relacionados à cognição: deficiência intelectual, autismo, entre outros. Dessa forma, esta pesquisa tem o objetivo de desenvolver um dispositivo lúdico que seja atrativo quanto um brinquedo e possa favorecer o desenvolvimento de habilidades como: interação, lateralidade e raciocínio lógico de crianças com algum transtorno de desenvolvimento cognitivo. Ele consiste em quatro plataformas de madeira sensíveis ao toque que são conectadas ao computador, possibilitando à criança controlar um jogo no computador. Sua validação foi realizada por meio de especialistas, seguindo a metodologia TAM (Technology Acceptance Model). Os resultados mostraram que o dispositivo desenvolvido pode ser utilizado como um meio para auxiliar nas atividades diárias dos especialistas
Abstract: The use of new technologies promotes, in addition to facilitating the daily tasks of people, social development. Games and robots, for example, have been used to help people with some disorder, whether related to psychological distress: anxiety, depression, schizophrenia; or related to cognition: mental deficiency, autism, among others. Thus, the present work has the objective of developing a playful device that may favor the development of abilities such as interaction, laterality and logical reasoning of children with some cognitive developmental disorder. It consists of three wooden touch pads that are connected to the computer, allowing the child to control a game on the computer. Its validation was carried out by means of specialists, following the methodology TAM (Technology Acceptance Model). The results showed that the device developed can be used as a means to aid in the daily activities of the specialists
Keywords: Desenvolvimento
Brinquedo
Jogo
Transtorno de desenvolvimento cognitivo
Development
Playful device
Cognitive developmental disorder
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI
Citation: Citação com autor incluído no texto: Dantas (2018) Citação com autor não incluído no texto: (DANTAS, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2189
Issue Date: 8-Aug-2018
Appears in Collections:MESTRADO EM COGNIÇÃO, TECNOLOGIAS E INSTITUIÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VanessaCFD_DISSERT.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.