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dc.creatorDantas, Vanessa Caroline Freire-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7783991081308336pt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes Neto, Francisco Milton-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5725021666916341pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8670475877813913pt_BR
dc.contributor.referee1Demoly, Karla Rosane do Amaral-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3609545420379153pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Francisca Maria Gomes Cabral-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2652883967281153pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-22T17:59:26Z-
dc.date.available2019-04-24-
dc.date.available2019-10-22T17:59:26Z-
dc.date.issued2018-08-08-
dc.identifier.citationCitação com autor incluído no texto: Dantas (2018) Citação com autor não incluído no texto: (DANTAS, 2018)pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2189-
dc.description.resumoA utilização de novas tecnologias promove, além da facilitação das tarefas diárias das pessoas, o desenvolvimento social. Jogos e robôs, por exemplo, têm sido utilizados para auxiliar pessoas com algum transtorno, sejam eles relacionados ao sofrimento psíquico, como: ansiedade, depressão, esquizofrenia; ou relacionados à cognição: deficiência intelectual, autismo, entre outros. Dessa forma, esta pesquisa tem o objetivo de desenvolver um dispositivo lúdico que seja atrativo quanto um brinquedo e possa favorecer o desenvolvimento de habilidades como: interação, lateralidade e raciocínio lógico de crianças com algum transtorno de desenvolvimento cognitivo. Ele consiste em quatro plataformas de madeira sensíveis ao toque que são conectadas ao computador, possibilitando à criança controlar um jogo no computador. Sua validação foi realizada por meio de especialistas, seguindo a metodologia TAM (Technology Acceptance Model). Os resultados mostraram que o dispositivo desenvolvido pode ser utilizado como um meio para auxiliar nas atividades diárias dos especialistaspt_BR
dc.description.abstractThe use of new technologies promotes, in addition to facilitating the daily tasks of people, social development. Games and robots, for example, have been used to help people with some disorder, whether related to psychological distress: anxiety, depression, schizophrenia; or related to cognition: mental deficiency, autism, among others. Thus, the present work has the objective of developing a playful device that may favor the development of abilities such as interaction, laterality and logical reasoning of children with some cognitive developmental disorder. It consists of three wooden touch pads that are connected to the computer, allowing the child to control a game on the computer. Its validation was carried out by means of specialists, following the methodology TAM (Technology Acceptance Model). The results showed that the device developed can be used as a means to aid in the daily activities of the specialistspt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Wiqlifi Bruno de Freitas Melo (wbruno@ufersa.edu.br) on 2019-04-24T12:06:48Z No. of bitstreams: 1 VanessaCFD_DISSERT.pdf: 1340393 bytes, checksum: c4c81557f47bd54d656cca94224d1b39 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-22T17:59:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VanessaCFD_DISSERT.pdf: 1340393 bytes, checksum: c4c81557f47bd54d656cca94224d1b39 (MD5) Previous issue date: 2018-08-08en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Semi-Áridopt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFERSApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTIpt_BR
dc.relation.referencesDANTAS, Vanessa Caroline Freire. Desenvolvimento de um dispositivo lúdico para auxiliar crianças com transtorno de desenvolvimento cognitivo. 2018. 61 f. Dissertação (Mestrado em Cognição, Tecnologias e Instituições), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2018.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectBrinquedopt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectTranstorno de desenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.subjectPlayful devicept_BR
dc.subjectCognitive developmental disorderpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um dispositivo lúdico para auxiliar crianças com transtorno de desenvolvimento cognitivopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:MESTRADO EM COGNIÇÃO, TECNOLOGIAS E INSTITUIÇÕES

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