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dc.creatorMelo, Israela Míriam de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6234867886608235pt_BR
dc.contributor.advisor1Sant`Ana, Alex Sandro Coitinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5855695545724336pt_BR
dc.contributor.referee1Demoly, Karla Rosane do Amaral-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3609545420379153pt_BR
dc.contributor.referee2Francisco, Deise Juliana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3256764275787933pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Guilherme Paiva de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3595938663091810pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-22T18:01:03Z-
dc.date.available2019-04-24-
dc.date.available2019-10-22T18:01:03Z-
dc.date.issued2018-08-08-
dc.identifier.citationCitação com autor incluído no texto: Melo (2018) Citação com autor não incluído no texto: (MELO, 2018)pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2190-
dc.description.resumoNesta dissertação, buscamos compreender, fenomenologicamente, como acontece a relação da prática docente com a tecnologia digital a partir das experiências vivenciadas por docentes no contexto institucional escolar. Os participantes desta pesquisa são docentes da rede de Educação Básica que, na condição de pós-graduandos, participaram de um curso lato sensu em Educação Interdisciplinar. O trabalho segue uma abordagem qualitativa, cuja metodologia adotada tem como enfoque a fenomenologia-existencialista, do filósofo Martin Heidegger, pela qual buscamos compreender, interpretar e analisar as manifestações de sentidos que foram sendo desveladas no campo desse estudo, sobretudo acerca do envolvimento entre o (ser) docente, interdisciplinaridade e tecnologias digitais. Para compor a rede teórica, também dialogamos com outros autores que, em seus escritos, trazem uma perspectiva fenomenológica sobre o assunto proposto. Destacamos aqui os estudos de Paulo Freire, cujas ideias compreendem a dialogicidade como a essência de uma educação libertadora e humanística. Por se tratar de uma pesquisa fenomenológica, adotamos um percurso metodológico flexível, apresentando, pois, a não linearidade que esta expõe no campo. Desse modo, utilizamos como estratégias metodológicas a roda de conversa, realizada em três encontros com os docentes participantes. Em seguida, realizamos a transcrição e transcriação dos diálogos gravados durante a roda de conversa. Realizamos as análises dessas narrativas, buscando inicialmente descrever as experiências autonarradas pelos docentes sobre suas práticas com tecnologias digitais, com vista a perceber o sentido da interação professor/tecnologia. No segundo momento, a partir de uma análise interpretativa, objetivamos compreender como é dada a relação entre docente e tecnologia no contexto das experiências narradas. Dentre os resultados, constatamos que as práticas dos docentes com tecnologias digitais revelam experiências que transcendem o currículo prescrito do curso de especialização, indicando também a transdisciplinaridade, uma vez que revelam, em suas narrativas, experiências em contextos que não se limitam apenas ao âmbito institucional escolar. Ao tratarem sobre práticas educativas com tecnologias, os professores percebem tanto a relevância que estas têm no processo de aprendizagem dos seus alunos quanto no desvelamento de possibilidades que resultam em manifestações do cuidado um com o outro e em emoções, tais como medo e contentamento. Além disso, foi possível constatar que a relação dos docentes com a tecnologia digital sucede também de experiências vivenciadas ao longo de suas vidas, revelando-se significativas. Assim, apontam a importância dos cursos de formação para sua prática docente, no entanto, não consideram como determinantes, pois acreditam que isso deva partir do desejo e autonomia do professor, de sempre buscar novos conhecimentos e reinvenções de suas práticas com as tecnologias digitais. Nessa perspectiva, a partir de uma abordagem eminentemente fenomenológica-existencial, este trabalho nos permitiu refletir sobre como é ser um docente interdisciplinar com tecnologias digitais: pode ser compreendido como um ato de protagonismo educativo para além do contexto institucional escolar, não considerando as tecnologias digitais como meros objetos técnicos, e, sim, como meios utilizados para fins diversos de suas produções, sendo manifesto um educador que, com o auxílio da tecnologia digital, realiza práticas de ensino educativas, pedagógicas e curriculares, buscando ainda novos projetos e ações para ressignificar suas práticas com tecnologiaspt_BR
dc.description.abstractIn this dissertation, we seek to understand, phenomenologically, how the relationship of teaching practice with digital technology comes from the experiences lived by teachers in the school institutional context. The participants of this research are teachers of the Basic Education network who, as post-graduate students, participated in a broad sense course in Interdisciplinary Education. The work follows a qualitative approach, whose methodology is based on the phenomenological-existentialist approach of the philosopher Martin Heidegger, through which we seek to understand, interpret and analyze the manifestations of meaning that were being revealed in the field of this study, especially about the involvement between the (being) teachers, interdisciplinarity and digital technologies. In order to compose the theoretical network, we also dialogue with other authors who, in their writings, bring a phenomenological perspective on the proposed subject. We highlight here the studies of Paulo Freire, whose ideas understand dialogue as the essence of a liberating and humanistic education. Because it is a phenomenological research, we adopt a flexible methodological course, presenting, therefore, the non-linearity that it exposes in the field. In this way, we used as methodological strategies the conversation wheel, held in three meetings with the participating teachers. Then we transcribe the dialogues recorded during the conversation wheel. We perform the analysis of these narratives, initially seeking to describe the autonomous experiences of teachers on their practices with digital technologies, in order to perceive the meaning of teacher / technology interaction. In the second moment, based on an interpretative analysis, we aim to understand how the relation between teacher and technology is given in the context of the narrated experiences. Among the results, we verified that the practices of teachers with digital technologies reveal experiences that transcend the prescribed curriculum of the specialization course, also indicating the transdisciplinarity, since they reveal, in their narratives, experiences in contexts that are not limited only to the institutional scope school. In dealing with educational practices with technologies, teachers perceive both the relevance they have in the learning process of their students and in the unveiling of possibilities that result in manifestations of care with one another and in emotions, such as fear and contentment. In addition, it was possible to verify that the relation of the teachers with the digital technology also happens of experiences lived throughout their lives, and they are significant. Thus, they point out the importance of training courses for their teaching practice, however, do not consider them as determinants, since they believe that this must start from the desire and autonomy of the teacher, always seeking new knowledge and reinventions of their practices with digital technologies. From this perspective, from an eminently phenomenological-existential approach, this work allowed us to reflect on what it is like to be an interdisciplinary teacher with digital technologies: it can be understood as an act of educational protagonism beyond the institutional school context, not considering digital technologies as mere technical objects, but rather as means used for purposes other than their productions, being an educator who, with the aid of digital technology, performs educational, pedagogical and curricular teaching practices, still seeking new projects and actions to re-signify their practices with technologiespt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Wiqlifi Bruno de Freitas Melo (wbruno@ufersa.edu.br) on 2019-04-24T13:38:45Z No. of bitstreams: 1 IsraelaMM_DISSERT.pdf: 2550961 bytes, checksum: b9627b4b9160873aa4e2ceff0bd7da52 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-22T18:01:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IsraelaMM_DISSERT.pdf: 2550961 bytes, checksum: b9627b4b9160873aa4e2ceff0bd7da52 (MD5) Previous issue date: 2018-08-08en
dc.description.sponsorshipTrabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Semi-Áridopt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFERSApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTIpt_BR
dc.relation.referencesMELO, Israela Míriam de. O sentido do (ser) docente com a tecnologia digital pelo olhar da fenomenologia existencial: um estudo sobre as práticas de professores em uma perspectiva interdisciplinar. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Cognição, Tecnologias e Instituições), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2018.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectFenomenologia-existencialpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectInterdisciplinarypt_BR
dc.subjectDigital Technologypt_BR
dc.subjectExistenctial-phenomenologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleO sentido do (ser) docente com a tecnologia digital pelo olhar da fenomenologia existencial: um estudo sobre as práticas de professores em uma perspectiva interdisciplinarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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