Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2194
Type: Dissertação
Title: Processo de formação de estratégias: um estudo numa Instituição federal de ensino do estado do rio grande do norte
Authors: Oliveira, Rinaldo Medeiros Alves de
First Advisor: Pereira, Yákara Vasconcelos
First member of the board: Salazar, Viviane Santos
Second member of the board: Gurgel, Judson da Cruz
Resume: Este estudo se propôs a analisar como se deu o p rocesso de formação das estratégias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, entre 1910 e 2018. Para tanto buscou identificar os eventos marcantes, as fases e as mudanças estratégicas ao longo da trajetória organizacional; analisar as principais estratégias organizacionais implementadas e seus processos de formação; e investigar como o contexto influencia o processo de formação das estratégias. Para promover o alcance dos objetivos, desenvolveu-se um estudo de caso de natureza qualitativa, construindo-se uma base teórica em função dos conceitos ligados aos processos de formação de estratégias, comparando-a com os achados coletados pelo estudo, alicerçados em levantamentos bibliográficos e documentais, além da realização de entrevistas semiestruturadas aplicadas a sete integrantes do corpo de gestores da instituição. A análise dos dados engloba todas as perspectivas acerca do fenômeno estudado, identificando-se, além dos eventos marcantes, seis fases e três mudanças estratégicas que pautaram a trajetória da organização. O que se identificou foi que os processos de formação de estratégias ocorreram com predominância pelo modo de planejamento, admitindo-se de forma discreta inserções de ações pautadas nos modos adaptativo e empreendedor; e em sua maioria por estratégias deliberadas. A análise dos resultados indicou que as estratégias da organização são pautadas pela influência dos governos e pelo comprometimento de seus dirigentes. Por fim, nota-se que desde a formação do Conselho de Representantes até a adoção do Conselho Superior, esses colegiados influenciam significativamente o desenvolvimento das estratégias
Abstract: of education, science and technology of Rio Grande do Norte state, from 1910 to 2018. To this end, it was sought to identify the significant events, the phases and the strategic changes throughout the organizational path; to analyze the main organizational implemented strategies and their training processes; and to investigate how the environment influences the process of strategy formation. To promote the achievement of the goals, it was developed a case study of qualitative nature, by building a theoretical basis according to the concepts relating to processes of strategy formation, compared to the findings collected by study, grounded in bibliographic and documental surveys, as well as semi-structured interviews applied to seven members from the institution managers. The data analysis includes all perspectives about the studied phenomenon, identifying, in addition to the significant events, six stages and four strategic changes that guided the path of organization. It was identified the processes of strategy formation occurred predominantly by the planning mode, admitting in a discreet way inserts of actions based on adaptive and entrepreneur modes; and in their general mass by deliberate strategies. Outcome analyses showed that the strategies of the organization are based by influence of governments and the commitment of their leaders. Finally, it can be noted that since the formation of the Council of representatives until the adoption of the Senior Board, those collegiate influence significantly the strategy development
Keywords: Processo de formação de estratégias
Mudança estratégica
Instituto Federal
Process of strategy formation
Strategic change
Federal Institute
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Institution Initials: UFERSA
Department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Program Name: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI
Citation: Citação com autor incluído no texto: Oliveira (2018) Citação com autor não incluído no texto: (OLIVEIRA, 2018)
Access Type: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2194
Issue Date: 20-Dec-2018
License Term: CC-BY-SA
Appears in Collections:Mestrado em Cognição, Tecnologias e Instituições

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RinaldoMAO_DISSERT.pdf2.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.