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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Bem-estar subjetivo: a influência da avaliação cognitiva e afetiva na construção da saúde mental
metadata.dc.creator: Medeiros, Lucélia Kelly Alencar de
metadata.dc.contributor.advisor1: Martins, Remerson Russel
metadata.dc.contributor.referee1: Pessoa Júnior, João Mário
metadata.dc.contributor.referee2: Alchieri, João Carlos
metadata.dc.description.resumo: Os índices de transtornos mentais apresentam um crescimento significativo, expondo a necessidade de se compreender os fatores psicossociais que influenciam na Saúde Mental dos sujeitos. O presente estudo apresenta como objetivo avaliar a relação entre o Bem-Estar Subjetivo (BES) e a Saúde Mental dos técnicos administrativos em educação (TAE) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Campus Mossoró. Embasou-se no Modelo de Saúde Mental Completa, enfatizando-se os aspectos positivos e negativos do funcionamento psíquico. Contou-se com a participação de 215 TAE, com idade média de 35,21 anos (± 8,13 anos) e 52,1% do sexo masculino. Para a coleta de dados aplicou-se o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), a Escala de Bem-Estar Subjetivo (EBES) e questionário sociobiodemográfico, sendo utilizada a análise estatística dos dados. O teste de correlação de Pearson possibilitou avaliar a relação entre as características sociobiodemográficas da amostra e as medidas observadas de sofrimento psíquico e de Bem-Estar Subjetivo. O teste t de Student e a análise de variância ANOVA foram empregados para testar a hipótese de que condições diferentes no trabalho, assim como atividades realizadas fora da instituição, influenciam em índices estatisticamente distintos de sofrimento psíquico e de Bem-Estar Subjetivo. A análise dos dados demonstrou correlação estatísticas significativa entre o SRQ-20 e a subescala de Afeto Negativo do EBES, ao mesmo tempo que evidenciou correlação negativa entre o SRQ-20 e as subescalas positivas do EBES (afeto positivo e satisfação com a vida). A análise estatística evidenciou também diferenças significativas entre as variáveis sociobiodemográficas e os níveis de Transtornos Mentais Comuns (TMC) e de Bem-Estar Subjetivo. Acerca das variáveis referentes a aspectos acadêmicos e à vida laboral, observou-se restrita influência diante das médias de sofrimento psíquico e BES, constatando-se correlação estatística somente entre a área de formação dos TAE e os índices de satisfação com a vida. Observou-se que as atividades realizadas pelos sujeitos fora da instituição apresentam correlação com os níveis tanto de sofrimento psíquico, como de BES. Assim sendo, verificou-se a relação entre os indicadores de Bem-Estar Subjetivo e Saúde Mental dos técnicos administrativos em educação, constatando-se a significativa influência das atividades como encontro com amigos e familiares, atividades físicas e religiosas, como também de lazer para a prevalência de Transtornos Mentais Comuns e para a felicidade dos servidores
Abstract: The index of mental disorders presents a signifying growth, lays out the need to understand the psychosocial factors that influences the Mental Health of the subjects. The present study aims to evaluate the relationship between the Subjective Well-Being (BES) and Mental Health of the administrative technicians in education (TAE) of the Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Mossoró Campus. It was based on the Model of Complete Mental Health, emphasizing the positive and negative aspects of the psychic functioning. There were 215 TAEs, with an average age of 35.21 years (± 8.13 years) and 52.1% of males. For the data collection, the Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), the Subjective Well-Being Scale (EBES) and the socio-biodemographic questionnaire were applied, and the analysis statistical of the data was used. The Pearson correlation test made it possible to evaluate the relationship between the socio-biodemographic characteristics of the sample and the observed measures of psychic suffering and subjective well-being. Student's t-test and ANOVA variance analysis were used to test the hypothesis that different conditions at work, as well as activities performed outside the institution, influence statistically different indexes of psychological distress and subjective well-being. Data analysis demonstrated statistically significant correlation between SRQ-20 and EBES Negative Affect subscale, while showing a negative correlation between SRQ-20 and EBES positive subscales (positive affect and life satisfaction). Analysis statistical also showed significant differences between socio-demographic variables and levels of Common Mental Disorders (CMD) and Subjective Well-Being. Regarding variables related to academic aspects and working life, there was a restricted influence on the means of psychic distress and BES, presenting a statistical correlation only between the area of APS formation and life satisfaction indexes. It was verified that the activities performed by the subjects outside the institution correlate with the levels of both psychic suffering and BES. Thus, the relationship between the indicators of Subjective Well-Being and Mental Health of the administrative technicians in education, observing the significant influence of the activities such as meeting with friends and family, physical and religious activities, as well as leisure for the prevalence of Common Mental Disorders and the happiness of their servers
Keywords: Saúde Mental
Bem-Estar Subjetivo
Técnicos Administrativos em Educação
Mental Health
Subjective Well-Being
Administrative Technicians in Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Citation: Citação com autor incluído no texto: Medeiros (2019) Citação com autor não incluído no texto: (MEDEIROS, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2195
Issue Date: 27-Feb-2019
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