Engenharia de Computação

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    Projeto e implementação de um controlador PID para o sistema de controle barra-bola
    (2023-10-11) Barra, Vitor Gomes Melo; Sousa Neto, Cecílio Martins de; Paiva, Sâmara de Cavalcante; Azevedo, Karolayne Santos de
    O presente estudo aborda o desenvolvimento e o controle de posição de um sistema composto por uma barra e uma bola. A barra em questão possui uma extremidade fixa à qual está acoplado um sensor infravermelho responsável por realizar medições precisas da posição da bola, enquanto a extremidade oposta é móvel e controlada por um servo motor. A obtenção dos dados necessários para o controle do sistema foi realizada por meio de um microcontrolador. Dessa maneira, este trabalho tem como objetivo projetar e desenvolver um controlador PID para o sistema barra-bola utilizando a metodologia de projeto baseada no lugar geométrico das raízes do sistema em malha fechada. O desempenho do sistema foi avaliado por meio de um estudo comparativo que utilizou os controladores Proporcional (P), e Proporcional e Derivativo (PD). Os resultados obtidos neste estudo evidenciaram a eficácia tanto do sistema de controle utilizado quanto do sistema construído.
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    Sistema de monitoramento de lixeiras: greentrash
    (2023-10-13) Lima, Régio Matheus Pimentel de; Souza, Pedro Thiago Valério de; Silva Segundo, Francisco Carlos Gurgel da; Sousa, Reudismam Rolim de; Feitosa, Alex Pinheiro
    Na atualidade, a tecnologia desempenha um papel fundamental em nossa sociedade, impactando diretamente em como vivemos e interagimos com o mundo. Com o crescimento das cidades e o aumento da geração de resíduos, a gestão eficiente desses materiais tornou-se uma necessidade premente para promover a sustentabilidade ambiental. Nesse contexto, o sistema de monitoramento de lixeiras representa uma solução inovadora e relevante. Este trabalho explora a importância crescente da tecnologia na resolução de desafios urbanos, destacando o Greentrash como solução para a gestão de resíduos. Esse sistema permite que gestores monitorem e controlem o sistema em várias cidades, além de proporcionar aos usuários a facilidade de destacar os resíduos de forma consciente, atende as demandas de uma sociedade cada vez mais preocupada com a sustentabilidade e a qualidade de vida. Dessa forma, esse sistema exemplifica como a tecnologia pode ser aplicada de maneira inovadora para enfrentar questões ambientais urgentes. A plataforma demonstra a capacidade da tecnologia de impactar positivamente a forma como vivemos e nos relacionamos com o ambiente, proporcionando uma visão promissora para o futuro da gestão de resíduos.
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    Projeto de um controlador PID para um sistema barra-bola utilizando método algébrico
    (2023-10-04) Barreto, Kaio Alencar; Sousa Neto, Cecilio Martins de; Sousa Neto, Cecilio Martins de; Souza, Pedro Thiago Valério de; Guimarães, Adller de Oliveira
    O sistema barra-bola é um sistema que combina uma barra móvel e uma bola, permitindo a interação controlada entre os dois elementos. O mesmo é um campo de estudo interdisciplinar que abrange princípios de engenharia, controle, calibração de sensores e programação. Através da implementação de um sensor Sharp GP2Y0A21Y utilizado para medir a distância da bola, um Arduino Mega 2560 como plataforma de controle, e um servo motor MG995 para mover a barra, este estudo explora os desafios e soluções envolvidos na operação e controle desse sistema. A calibração do sensor desempenha um papel crucial na obtenção de medições precisas e confiáveis, com um processo detalhado envolvendo a coleta de dados de tensão e distância para estabelecer uma relação precisa entre eles. Os resultados experimentais apresentam dois cenários distintos: um com uma bola oca e outro com uma bola maciça. Em ambos os casos, diferentes controladores (P, PD e PID) foram aplicados para avaliar o desempenho do sistema. Os resultados revelaram a sensibilidade do sistema a mudanças na planta (tipo de bola). Este estudo demonstra a complexidade do controle de um sistema barra-bola, servindo como um campo fértil para o estudo de princípios fundamentais de controle, dinâmica e calibração de sensores, encontrando aplicações em diversos domínios, como automação industrial, robótica e otimização de processos.
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    Desenvolvimento de um sistema embarcado para controle manual e automático de um manipulador robótico
    (2023-10-04) Albuquerque , Marcos Roberto Eduardo de; Sousa Neto , Cecílio Martins de; Sousa Neto , Cecílio Martins de; Silva Segundo , Francisco Carlos Gurgel da; Medeiros , Petrúcio Ricardo Tavares de
    Este trabalho aborda o desenvolvimento de um sistema embarcado para controle manual e automático de um manipulador robótico utilizando o microcontrolador ATmega2560. A motivação deste trabalho advém da aplicação prática dos conhecimentos de Engenharia de Computação, a exploração deste microcontrolador específico e a potencial utilidade do robô como uma ferramenta prática de laboratório. O principal objetivo deste trabalho é desenvolver um sistema embarcado para controle manual e automático de um manipulador robótico. Especificamente, pretende-se programar o ATmega2560 em linguagem C para controlar o manipulador, bem como desenvolver um sistema que grava e reproduz trajetórias de forma automática. O sistema foi desenvolvido em dois modos: manual e automático. Utilizou-se a modulação por largura de pulso (PWM) para controlar os servos e a conversão analógico-digital para ler valores dos potenciômetros. O firmware foi desenvolvido diretamente para o ATmega2560, sem camadas de abstração, e utilizou-se a biblioteca "avr/eeprom.h" para armazenar informações das trajetórias na EEPROM. O manipulador robótico foi testado com êxito, alcançando resultados promissores no controle manual e automático. Os desafios, como instabilidade e limitações da memória EEPROM, foram identificados. Porém, as soluções, como a integração de memórias externas e o uso de PCBs adequadas, sugerem vias claras para melhorias futuras e otimizações.
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    Um estudo sobre a migração de um sistema de apoio à aprendizagem do ambiente on-premise para uma nuvem pública da AWS
    (2023-10-13) Silva, Matheus Duarte da; Silva, Walber José Adriano; Silva , Walber José Adriano; Borges Neto , João Batista; Sousa , Reudisman Rolim de
    O crescimento tecnológico vem impactando diretamente na forma como as empresas gerenciam seus dados, à medida que elas crescem os custos com infraestrutura aumentam, fazendo com que a migração para nuvem se torne tendência. Esta, por sua vez, possui características, como o serviço sobre demanda, provisionamento de recursos automático, amplo acesso à rede, agrupamento de recursos e elasticidade nos serviços. Sobre os seus modelos de implantação, destacam-se as nuvens públicas, privadas, híbridas e comunitárias e tem como modelos de serviços as Infrastructure as a Service (IaaS), Plataform as a Service (PaaS) e Software as a Service (SaaS). Atualmente, o sistema Moodle vem sendo bem aceito em instituições de ensino, contribuindo assim para educação a distância com um Ambiente Virtual de Aprendizado, isso ocorre devido a sua ampla usabilidade e customização. Diante disso, faz necessário a possível migração do sistema Moodle implantado on-premisses para nuvem pública. Foi usada a AWS como base para uma proposta de arquitetura e seus custos detalhados. A partir da proposta e implementação da arquitetura, foi realizado alguns testes de carga com o objetivo de avaliar o desempenho da infraestrutura e comparação dos custos sugeridos na infraestrutura e o modelo utilizado na UFERSA. Com base nos resultados, é notável uma melhora em se fazer o uso da nuvem, pois além do controle sobre os gastos, serviços são provisionados de forma automática de acordo com a carga de trabalho, fazendo com que a migração para ambiente de nuvem se torne vantajosa para a UFERSA.
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    A utilização remota do phet como instrumento facilitador do ensino-aprendizagem da lei de hooke
    (2023-05-08) Holanda, Iorrane Nobre de; Costa, Francisco Ernandes Matos
    Discutimos a implementação remota de uma proposta pedagógica para o ensino-aprendizagem da lei de Hooke, utilizando o simulador de massas e molas do PhET. Planejamos e aplicamos uma sequência didática interativa como metodologia de ensino, pois ela oferece oportunidades maiores de interação e sistematização do conteúdo. A pesquisa foi desenvolvida com dezoito discentes das disciplinas de mecânica clássica e ondas e termodinâmica do curso de ciência e tecnologia de uma universidade no Rio Grande do Norte. Como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário com perguntas abertas. A análise dos dados obtidos incialmente mostra que os discentes apresentam grandes dificuldades em conceitos elementares de mecânica. Durante o processo interventivo observamos nos discentes: maior interação nas aulas remotas, troca de conhecimentos entre eles e o desenvolvimento de trabalho cooperativo. O que mostra que as simulações computacionais são ferramentas potencializadoras do ensino remoto.