Pedagogia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 6 de 16
  • Item
    O trabalho com a literatura afro-brasileira: uma análise das narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental
    (2022-11-25) Constâncio, Maria Eduarda França; Aires, Ana Maria Pereira; Aires, Ana Maria Pereira; Aires, Ana Maria Pereira; Silva, Divoene Pereira Cruz; Dantas, Elaine Luciana Sobral
    O presente artigo trata de um estudo sobre o trabalho docente desenvolvido com a literatura afro-brasileira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e tem como objetivo analisar e compreender as práticas docentes e atividades desenvolvidas no contexto da sala de aula. A metodologia trabalhada se fez por meio da pesquisa qualitativa, com a elaboração de um questionário, aplicado a duas professoras que atuam em uma escola pública do interior do Rio Grande do Norte. Os resultados encontrados foram significativos, no sentido de que as professoras trabalham com a literatura afro-brasileira infanto-juvenil e desenvolvem saberes e práticas que contribuem para o desenvolvimento de um ensino-aprendizagem relevante sobre a temática negro-africana. As professoras mostraram a importância desse trabalho para a aprendizagem cidadã das crianças; desenvolveram uma prática literária com a utilização de uma diversidade de materiais e estratégias, envolvendo as crianças nas manifestações negras e africanas, a partir da literatura infanto-juvenil. O trabalho docente foi significativo e comprometido com a aprendizagem e o conhecimento dos povos negros-africanos e de valorização da literatura afro-brasileira.
  • Item
    As tecnologias digitais e a documentação pedagógica na educação infantil: desafios e possibilidades
    (2022-11-28) Câmara, Anna Scarlet da Silva; Burlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva; Burlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva; Soares, Alessandra Miranda Mendes; Amorim, Giovana Carla Cardoso
    O presente trabalho teve como objetivo principal identificar as possibilidades e os desafios enfrentados pelos professores com relação ao uso das Tecnologias Digitais como recurso para registro e documentação pedagógica, refletindo sobre a importância do processo de constituição da Documentação Pedagógica na educação infantil. O trabalho teve como princípio orientador a pesquisa aplicada/exploratória de cunho qualitativa (GIL, 2008). A pesquisa foi realizada em uma instituição de Educação Infantil da rede pública municipal da cidade de Santana do Matos/RN. Como sujeitos da pesquisa foram convidadas quatro professoras desta instituição. Utilizamos, como instrumento de coleta de dados o questionário, a partir disto, buscou observar, refletir, analisar e identificar outras maneiras de registro pedagógico e constituição da Documentação Pedagógica através das tecnologias digitais. Com base nas respostas colhidas, foi possível analisar buscando compreender a relevância que a Documentação Pedagógica tem na Educação Infantil, principalmente no acompanhamento da aprendizagem dos alunos, e como caminho para reflexão sobre a prática docente, buscando amparo na teoria. Foi possível ver como a documentação pedagógica é uma atividade reflexiva. Na análise dos dados é possível encontrar a concepção de avaliação dos professores de EI, a prática de registro e documentação pedagógica, a Documentação Pedagógica no acompanhamento do desenvolvimento dos alunos. Concluiu-se que, o uso das tecnologias não é um problema para as professoras, embora haja diversidades com relação ao uso dessas tecnologias, as mesmas enfatizam que é um aprendizado constante, e que é necessário de fato uma formação continuada com foco no uso das tecnologias digitais, que podem ser voltadas para a construção da Documentação Pedagógica.
  • Item
    Os contos infanto-juvenis afro-brasileiros: contribuições para a desconstrução do racismo na educação
    (2022-11-24) Melo, Ana Camila de; Aires, Ana Maria Pereira; Aires, Ana Maria Pereira; Alves, Fádyla Késsia Rocha de Araújo; Silva, Carmelindo Rodrigues da
    Este artigo investiga as contribuições dos contos infanto-juvenis afro-brasileiros para a desconstrução do racismo na educação. Em vista disso, construiu-se o seguinte problema: Como os contos infanto juvenis afro-brasileiros podem contribuir para a desconstrução do racismo e preconceitos na Educação. O artigo delineou-se através da abordagem qualitativa (MINAYO, 2003), com a utilização da análise de conteúdos, a partir da perspectiva de Moraes (1994). Em um primeiro momento discutimos teoricamente sobre a interculturalidade crítica e decolonial na perspectiva do combate ao preconceito e ao racismo, além dos estudos de Rosane Pezzodipane (2013), que apresenta uma leitura crítica acerca do pós colonialismo e Munanga (2003), através das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Nas breves análises dos contos infanto-juvenis afro-brasileiros, observamos contribuições para desconstrução do racismo na educação, a partir das categorias: representatividade, afirmação da cultura negra, respeito aos antepassados e luta antirracista. Concluímos que o trabalho com a literatura afro-brasileira é fundamental na educação das crianças e abre possibilidade diversas para o trabalho de combate ao racismo.
  • Item
    Sentidos de professoras sobre o trabalho com projetos investigativos na educação infantil
    (2022-06-14) Moreira, Elisiane da Cunha Trajano; Dantas, Elaine Luciana Sobral; Dantas, Elaine Luciana Sobral; Dantas, Elaine Luciana Sobral; Alves, Fádyla Késsia Rocha de Araújo; Figueirêdo, Franselma Fernandes de
    O presente trabalho tem como objetivo geral investigar os sentidos construídos pelas professoras sobre o trabalho pedagógico com projetos investigativos na educação infantil. O estudo assumiu como princípio orientador os princípios da abordagem qualitativa da pesquisa (BOGDAN; BIKLEN, 1994). O contexto de realização da pesquisa foi em uma instituição de Educação Infantil da rede pública municipal na cidade de Angicos/RN. Para a escolha dos sujeitos da pesquisa, foi estabelecido como critério que tivessem participado do curso de extensão “Experiências Investigativas na Infância” ofertado pelo grupo de pesquisa Educlin/UFERSA. Esse critério teve como base o desdobramento do curso, que em seu término, as professoras participantes tiveram que realizar, em suas respectivas turmas, vivências de projetos investigativos. Foram convidadas quatro professoras, sendo estas de creches e pré-escolas. O instrumento utilizado foi um questionário. Os dados construídos com as docentes evidenciam experiências positivas apesar das dificuldades no desenvolvimento do trabalho com projetos. A análise dos dados foi organizada em um primeiro eixo sobre os sentidos construídos pelas professoras sobre os processos de desenvolvimento de projetos investigativos, no qual foi possível identificar as justificativas para o trabalho com projeto, os aspectos relacionados a problematização da pesquisa com as crianças e a descrição feita pelas professoras sobre o desenvolvimento de experiências investigativas. No segundo eixo de sentidos, a análise foi sobre o aprendizado das crianças no desenvolvimento de projetos investigativos. Concluiu-se que as professoras gostaram de construir esses projetos investigativos com as crianças e observaram momentos ricos de troca de experiências, visto que, as crianças se sentiam protagonistas durante os processos de pesquisa.
  • Item
    Experiências com a linguagem escrita nos currículos da educação infantil
    (2022-06-13) Dantas, Aline da Costa; Dantas, Elaine Luciana Sobral; Dantas, Elaine Luciana Sobral; Dantas, Elaine Luciana Sobral; Soares, Alessandra Miranda Mendes; Oliveira, Milena Paula Cabral de
    Considerando o debate atual acerca da natureza do trabalho com a linguagem escrita na Educação Infantil, temos nos indagado sobre as especificidades das crianças e suas interações com a escrita como linguagem. Partindo do pressuposto que as professoras elaboram sentidos sobre suas práticas e que na observação das interações e experiências cotidianas no contexto de uma instituição de Educação Infantil, é possível perceber como se efetivam as teorizações e orientações oficiais acerca do trabalho com a linguagem escrita nesta etapa educativa. Este trabalho tem como objetivo investigar sentidos e práticas de professoras em relação às experiências com a linguagem escrita que são oportunizadas às crianças nos currículos da Educação Infantil. Para o desenvolvimento desse objetivo mais amplo, aprofundamos nossas leituras sobre o tema, dialogamos com estudos já desenvolvidos, analisamos textos dos documentos oficiais que regulamentam os currículos da Educação Infantil, adentramos no cotidiano de uma instituição educativa e ouvimos professoras. Assumimos a abordagem qualitativa de pesquisa e nos apoiamos na abordagem histórico-cultural de L. S. Vigotski (1991; 2005). Utilizamos como procedimentos para construção dos dados: questionário eletrônico de caracterização das professoras (contendo questões iniciais sobre o tema pesquisado); entrevistas semiestruturadas coletivas (gravadas) com quatro professoras; e sessões de observação com recurso audiovisual e registro em diário de campo, incluindo registros fotográficos das atividades das crianças e seus processos de escrita, bem como registros em vídeos, na turma de uma das professoras entrevistadas. Organizamos os dados acerca dos sentidos das professoras sobre a linguagem escrita na Educação Infantil em eixos temáticos, os quais denominamos por “sentidos sobre alfabetização”, “sentidos relativos às especificidades da alfabetização na Educação Infantil”, “sentidos sobre linguagem escrita na Educação Infantil”, “sentidos sobre experiências com a linguagem escrita” e “sentidos sobre experiências com a linguagem escrita no contexto da sala de leitura”. E, por último, analisamos as experiências com a linguagem escrita em uma turma de Educação Infantil organizadas em cenas do cotidiano. Segundo as professoras, a Educação Infantil não é o momento em que se completará a alfabetização. As crianças convivem em um mundo letrado e interagem com ele, desde antes de ir à escola. Quando as crianças chegam na escola, elas demonstram curiosidades, e o professor tem papel de mediar, através de diferentes experiências, o conhecimento e os usos do papel da escrita em sociedade. Sobre as práticas observadas, percebemos que a professora proporciona experiências com a linguagem escrita por meio do registro da rotina, dos nomes próprios, da leitura, e de forma espontânea. As crianças, nesse processo, puderam interagir com os signos, levantar hipóteses, sugerir escrita e compreender os seus processos de aprendizagem. Concluímos que o trabalho pode contribuir para reflexões sobre as práticas, especialmente nesse contexto atual de políticas contraditórias, e mobilizar novas pesquisas.
  • Item
    A mulher na literatura infanto-juvenil: um estudo sobre a figura feminina em obras literárias trabalhadas em uma escola pública do município de Angicos/RN
    (2022-06-17) Silva, Clara Alicia Avelino; Aires, Ana Maria Pereira; Aires, Ana Maria Pereira; Aires, Ana Maria Pereira; Dantas, Elaine Luciana Sobral; Figueirêdo, Franselma Fernandes de
    Este estudo analisa a figura feminina nas obras de literatura infanto-juvenil disponibilizadas e trabalhadas a partir da biblioteca de uma escola pública localizada no município de Angicos/RN, objetivando identificar e compreender a representação do feminino nas obras disponíveis para as crianças na escola. Os procedimentos metodológicos se deram a partir da pesquisa de caráter qualitativa por ser oportuna nas ciências humanas e oferecer oportunidade de trabalhar com sentidos revelados. Também trabalhamos com a pesquisa bibliográfica tendo em vista direcionar os referenciais teóricos para os propósitos do trabalho. A abordagem de análise se deu considerando a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (1977). A pesquisa revelou dois processos históricos em relação a representatividade do feminino, a partir da análise do material literário. Uma foi a invisibilidade e silenciamento das mulheres nas histórias infanto-juvenis e a outra foi a representatividade e empoderamento do feminino. Observamos uma predominância para o silenciamento e a invisibilidadedas mulheres nas narrativas e ilustrações analisadas, nas obras literárias selecionadas. Esse fato ocorre pelas características atribuídas as mulheres a partir da passividade e da atuação exclusiva ao lar e aos filhos, mas isso ecoa como um ruído ensurdecedor para que as histórias sejam trabalhadas de forma crítica nos ambientes escolares. A segunda é significativa, mesmo não havendo a predominância da representatividade feminina pelo empoderamento. As obras mostram uma perspectiva de progresso do papel representativo da mulher na sociedade, através da ação ativa da mulher em seus espaços de vida. Portanto, compreende-se a necessidade de discutir através das práticas literárias em ambiente escolar a desigualdade entre os gêneros como caminho para a emancipação e empoderamento feminino.