Engenharia Civil (Angicos)

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    Caracterização do sistema de transporte da cidade de Caicó-RN
    (2023-10-09) Araujo, Messias Soares Leal de; Costa, Luis Henrique Gonçalves; Costa, Luis Henrique Gonçalves; Cabral, Kléber Cavalcanti; Araújo, Arthur Gomes Dantas de
    A mobilidade urbana é um fator crítico para o desenvolvimento de um município, impactando diretamente a qualidade de vida de seus habitantes. Este resumo aborda a relevância dos modais de transporte para um município e apresenta um estudo de caso em Caicó, no Rio Grande do Norte. O objetivo geral deste estudo é diagnosticar o sistema de transporte público de Caicó e fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas que melhorem a mobilidade urbana. O estudo tem quatro objetivos específicos: caracterizar os usuários de transporte em Caicó, avaliar o transporte público por ônibus, analisar a qualidade das calçadas e propor melhorias no trânsito da cidade. A metodologia envolveu uma pesquisa de campo em Caicó, com a aplicação de questionários à população local. Os resultados indicaram que os usuários de modais na cidade têm um perfil igualitário em termos de gênero, com idades predominantemente entre 23 e 43 anos e renda média de 1 a 3 salários mínimos. Os resultados evidenciam a demanda por melhorias substanciais no sistema de ônibus, na infraestrutura das calçadas e no trânsito da cidade. Com base nesses dados, são fornecidas recomendações sólidas para a formulação de políticas públicas direcionadas à mobilidade urbana, com o objetivo de aprimorar a qualidade de vida dos cidadãos e promover o desenvolvimento sustentável de Caicó. A maioria dos participantes expressou insatisfação em relação à qualidade do sistema de ônibus, condições das calçadas e do trânsito, destacando a necessidade de atenção por parte do poder público. Em conclusão, o estudo ressalta a importância de um sistema de transporte público eficiente e acessível para melhorar a mobilidade urbana em Caicó.
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    Estudo de resistência à compressão de pastas de baixo custo em idades iniciais para aplicações em cimentação de poços de petróleo
    (2022-11-18) Pereira, Fábio; Pimentel , Patrícia Mendonça; Pimentel, Patrícia Mendonça; Nóbrega, Ana Cecilia Vieira da; Santos, Andreza Kelly Costa Nóbrega dos; Freitas, Júlio César de Oliveira
    A cimentação de poços é prática comum na indústria do petróleo. A garantia da integridade estrutural do poço depende fundamentalmente da pasta de cimento posicionada entre a formação rochosa e a sapata (bainha de cimento). Em alguns cenários operacionais são requisitados sistemas de pastas com densidade inferior a 15,6 lb/gal. Estas pastas merecem especial atenção, visto que apresentam elevada relação Água Cimento (FAC), e consequente redução de resistência mecânica. Nesse trabalho foi avaliada a resistência à compressão de pastas cimentícias de baixo custo, através de planejamento experimental com superfície de resposta visando aplicação em cimentação das fases superficiais de poços de petróleo. Os ensaios foram realizados às 24 horas de cura e 7 dias. Os materiais constituintes das pastas (cimento Classe G + fíler calcário + argila calcinada + gesso) foram caracterizados por picnometria e granulometria à laser. As pastas com densidade de 14,2 lb/gal (1,7 g/cm3 ) foram curadas à 38°C e apresentaram resistências à compressão entre 7,87 e 11,15 MPa às 24h de cura e entre 16,85 e 24,42 MPa aos 7 dias. O planejamento experimental indicou que a diminuição na quantidade de cimento atrelada ao aumento sinérgico das quantidades de argila calcinada, fíler calcário e gesso, implicou no ganho de resistência à compressão em ambos os tempos de cura, associado à interação entre os materiais cimentícios suplementares. Por meio desse estudo, constatou-se que, através de planejamento de experimentos, foi possível desenvolver sistemas de baixo custo e baixo impacto ambiental para desenvolvimento de pastas com aplicação em cimentação de fases superficiais de poços de petróleo em termos de resistência à compressão nas primeiras idades.
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    Análise de manifestações patológicas na construção civil: diagnóstico da escola municipal professora Trindade Campelo - Currais Novos/RN
    (2021-11-19) Araújo, Kaliane Gabriele Dias de; Cabral, Kleber Cavalcanti; Cabral, Kleber Cavalcanti; Souza, Wendell Rossine Medeiros de; Batista, Isla Licely Rodrigues
    Com o crescimento da Construção Civil, os processos para realização de obras são consequentemente mais acelerados, assim como também percebe-se a ausência de manutenções das edificações, o que acaba resultando muitas vezes em desenvolvimentos irregulares que afetam diretamente no desempenho das edificações, como o aparecimento de manifestações patológicas. Este é um problema recorrente em obras públicas por não existir um programa de manutenções preventivas, em vista disso este trabalho traz um estudo diagnóstico das principais manifestações patológicas encontradas na Escola Municipal Professora Trindade Campelo - Currais Novos/RN, de acordo com o objetivo principal deste trabalho. Usando como metodologia a inspeção do local, registros fotográficos e informações coletadas, para em seguida, baseando-se em referenciais bibliográficos relevantes ao assunto, buscou-se uma possível causa e sugestões de soluções para cada anomalia específica, relacionadas às condições ambientais e ao histórico de reparos. As manifestações patológicas encontradas foram provenientes de processos construtivos irregulares e falta de manutenções preventivas, destacando-se assim, a possível ausência de um profissional de Engenharia Civil qualificado para execução de obras. A partir disso, sugeriu-se como trabalho futuro, a continuação da inspeção mais detalhada por um profissional especializado que possa apontar com precisão as soluções para interromper o quadro das patologias na edificação.
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    Utilização do bambu como material estrutural – estudo de caso da treliça do centro de convivência do campus UFERSA/Angicos
    (2021-11-16) Farias, Francisco Euzilmar Torres de; Nóbrega, Marcilene Vieira da; Nóbrega, Marcilene Vieira da; Nogueira, Núbia Alves de Souza; Fé, Janielly Kaline de Oliveira Ferreira da
    Durante a vida útil das estruturas os engenheiros projetistas utiliza-se de ferramentas que viabilizem analisar e entender certos comportamentos que podem ocorrer em seus elementos, desta forma, à análise estrutural deve-se ocorrer para determinar o comportamento da estrutura quando a mesma está recebendo aplicações de diferentes tipos de carregamentos, sendo assim determinados os efeitos das solicitações previamente consideradas e calculadas, estimando como as ações vão se distribuir nos elementos estruturais e com isso obtendo-se os esforços internos. Na construção civil são utilizados diversos tipos de componentes construtivos, e a cada dia novos elementos são inseridos nas obras. O bambu é utilizado em diversos sistemas construtivos, especificamente em coberturas. Entre as vantagem de se utilizar o bambu, destacase sua economia e durabilidade, além da sua leveza e resistência, o material é bastante eficiente na redução dos impactos ambientais. Diante disso, este trabalho buscou conhecimentos sobre tal material, constituindo uma revisão de literatura, com o objetivo de realizar um estudo analítico e numérico do comportamento, com relação à distribuição de cargas na estrutura treliçada do Centro de convivência da Universidade Federal Rural do Semi-Árido/ Campus Angicos, aferindo a substituição do material original (aço), pelo Bambu, através do Software SAP2000. Foram calculados analiticamente os esforços na treliça pelo software Ftool, logo em seguida foi realizada uma análise numérica na treliça com o material original (aço) e o bambu no Software SAP2000. Logo após verificou-se a eficiência da substituição do material da treliça de aço pelo bambu, solicitando-se ao programa SAP2000 realizar o dimensionamento das barras da treliça e verificando-se a capacidade do material resistir as forças solicitantes. Após todo desenvolvimento das análises, verificou-se que a substituição do material da treliça original (aço) pelo Bambu é viável, entretanto a verificação da seção transversa deve ser realizada juntamente com o seu dimensionamento.
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    Atribuições e regulamentação do transporte público individual realizado por mototaxistas no município de Caicó-RN
    (2020-07-23) Santos, Jefferson Romero dos; Fé, Janielly Kaline de Oliveira Ferreira da; Fé, Janielly Kaline de Oliveira Ferreira da; Nóbrega, Marcilene Vieira da; Belo, Maria Cristina Cavalcante
    O transporte é um importante instrumento de direcionamento do desenvolvimento urbano das cidades. A mobilidade urbana bem planejada, com sistemas integrados e sustentáveis, garante o acesso dos cidadãos às cidades e proporciona qualidade de vida e desenvolvimento econômico. O crescimento populacional das cidades pequenas e o aumento do número de viagens dos usuários de transportes para realização de suas atividades sociais, econômicas e de lazer, têm gerado várias alternativas para o deslocamento. Tais cidades possuem polos onde há um maior fluxo de pessoas, veículos e viagens, e assim uma diversidade de modos de transporte. Devido à ausência de transporte público coletivo e eficiente nas pequenas cidades, o transporte realizado com motos (mototáxi) assumiu um papel fundamental no deslocamento dos usuários. Segundo os autores Almeida e Ferreira (2016), o transporte de mototáxi veio como uma alternativa que garante viagens rápidas, devido a sua notória fluidez no trânsito. Sua origem ocorreu na década de 90, e atualmente se encontra consolidado no país, principalmente na maioria das cidades no interior do Nordeste. Dessa forma, o presente trabalho propõe apresentar atributos à regulamentação do serviço de mototáxi, a partir de regulamentações já estabelecidas pelos municípios, a fim de garantir qualidade, segurança e viabilidade econômica para esse modo de transporte público em cidades de pequeno porte. Diante disso, este estudo analisa esses “novos” ocupantes do espaço público, suas características, condições de trabalho, condições do veículo, regulamentação e percepção dos usuários. Foi possível averiguar que havia uma Lei Municipal que regia os serviços de mototáxi, porém, se encontra revogada por ter sido julgada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça do Estado. Ainda foi possível identificar que esse tipo de transporte público enfrenta diversos problemas tanto na visão dos prestadores do serviço, quanto no ponto de vista dos usuários, que, apesar de relatarem que este meio de transporte é de fundamental importância para a realização de suas atividades, deixa muito a desejar nos quesitos de segurança e qualidade do serviço.
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    Análise da segurança viária em um trecho da rodovia RN-087 localizado entre as cidades de Tenente Laurentino Cruz e Florânia/RN
    (2022-06-14) Lima, Arthur Vitor Silva Soares; Santos, Andreza Kelly Costa Nobrega dos; Santos, Andreza Kelly Costa Nobrega dos; Correia, Valquíria Melo Souza; Ferreira, Ruan Landolfo da Silva
    A segurança viária mostra-se importante tanto no contexto regional como global, visto que a deficiência desta promove eventuais acidentes e fatalidades, além de gerar despesas aos cofres públicos. Em função disso, avaliou-se um trecho de 14 quilômetros da rodovia RN-087 localizado entre as cidades de Tenente Laurentino Cruz/RN e Florânia/RN, com o objetivo de analisar a segurança viária, por meio do Método de Avaliação da Segurança Potencial e do Método de Identificação de Segmentos Críticos. Dessa forma, a partir de dados obtidos in loco foi possível traçar o perfil do trecho analisado, e indicar os segmentos que apresentam maior índice potencial e crítico para a ocorrência de acidentes. Além disso, por intermédio da avaliação viário-ambiental propôs-se melhorias para garantir a segurança viária, tais como reparos no pavimento asfáltico, remarcação de faixas de sinalização, inserção de sinalização vertical, instalação de defensas metálicas em curvas e a poda da vegetação as margens da rodovia. Portanto, este trabalha busca conhecer os fatores que influenciam negativamente a segurança do trecho estudado, a fim de diminuir o acontecimento de acidentes.