Computação e Informática

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    O uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma escola pública no município de Assú/RN
    (2020-01-21) Rocha, Fabio Chagas; Alves, Fádyla Késsia Rocha de Araújo; Alves, Fádyla Késsia Rocha de Araújo; Burlamaqui, Akynara Aglaé R. S. da Silva; Soares, Alessandra Miranda Mendes
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral analisar o uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma Escola pública, localizada no município de Assú/RN, tendo como ponto de partida as perspectivas dos docentes do ensino fundamental II. O interesse por este trabalho partiu da nossa compreensão de que o laboratório de informática é um ambiente importante para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem dos professores e alunos. Nosso referencial teórico teve como embasamento autores como: Moran (2000; 2003; 2005); Tarja (2008); Kensky (2007); Freire (2002); Cardoso (2012); Cruz (2013); Valente (1997;1998); Torre (2007); Libâneo (2001); Lopes (2005); Lopes e Amaral (2008). Para realização da pesquisa foi desenvolvida, primeiramente, a caracterização do ambiente de estudo, em seguida foram realizadas algumas observações sistemáticas da utilização do laboratório de informática pelos professores, e por fim, foram aplicados questionários com nove professores na intenção de contemplar os objetivos desta pesquisa. Os resultados mostraram que há uma precariedade do laboratório de informática da escola e uma falta de formação dos professores na área tecnológica, dificultando a utilização do laboratório de maneira satisfatória. Os professores visualizam o laboratório como um ambiente que pode facilitar os processos de ensino dos professores e de aprendizagem dos alunos, pois ele promove a motivação e o interesse dos educandos, além de despertar a curiosidade dos mesmos, facilitando este processo. No entanto, as práticas docentes ainda deixam a desejar no que se refere ao uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores, logo, fazse necessário uma inovação nas políticas públicas voltadas para essa área.
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    Estudo sobre a utilização das tecnologias digitais no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 no contexto educacional do município de Santana do Matos/RN
    (2021-11-05) Souza, Raimundo Nascimento Mendes de; Arruda, Francisco de Assis Pereira Vasconcelos de; Arruda, Francisco de Assis Pereira Vasconcelos de; Cruz, Divoene Pereira; Dantas, Elaine Luciana Sobral
    O estudo apresentado nesse trabalho objetiva realizar um diagnóstico de como se deu a utilização das tecnologias digitais no ensino remoto durante a pandemia da COVID-19 no município de Santana do Matos/RN, tendo como estudo de caso a Escola Estadual Aristófanes Fernandes. Na questão central buscou-se responder quais os reflexos da pandemia perante a comunidade escolar. Este estudo reflete a respeito da influência do professor e seu vínculo com as tecnologias computacionais diante um novo cenário informacional. A pesquisa amparou-se em abordagens quantitativas e qualitativas, envolvendo 23 professores, 102 educandos e a coordenação da escola. A construção de dados foi realizada com questionários eletrônicos e entrevistas via chamadas de vídeo. Constatou-se que as principais dificuldades relatadas pelos professores adivinham da falta de planejamento escolar e falta de acompanhamento familiar. Os educandos enfrentaram problemas técnicos, de acesso à rede, a sistemas diversos e tiveram dificuldade na comunicação com os professores. A utilização das tecnologias enfrentou problemas nos aspectos de habilidades de uso, que foi melhorada parcialmente pela capacitação informal realizada entre os membros da comunidade escolar.
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    A acessibilidade para pessoas com deficiência nas bibliotecas digitais no ensino superior: uma revisão de literatura
    (2022-06-18) Silva, Maria de Fátima da; Soares, Alessandra Miranda Mendes; Soares, Alessandra Miranda Mendes; Azevedo, Samuel Oliveira; Araújo, Sueldes de
    O presente estudo visa a analisar a acessibilidade para pessoas com deficiência em bibliotecas digitais, nas Instituições de Ensino Superior, por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico. Para o desenvolvimento foram utilizadas as bases de dados de várias revistas especializadas: Revista Brasileira de Educação Especial, da Revista de Educação Especial, Revista USP, Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Revista Perspectivas em Ciência da Informação, Revista Gestão & Conexões e, da Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação. ESTAS FORAM encontradas em títulos e resumos, no período entre 2007 e 2021, através dos seguintes descritores: acessibilidade; pessoas com deficiência, bibliotecas digitais e Ensino Superior. Foram selecionados dezoito trabalhos, para análise do objeto de estudo, considerando suas contribuições, que evidenciam o resultado do que se pretende investigar. quanto à temática em discussão, há muitas publicações sobre acessibilidade no ensino superior, em âmbito nacional. Porém estes são incipientes quanto aos estudos sobre acessibilidade para pessoas com deficiência, na concepção do Desenho Universal (Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015). Esta alcança “produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva”. Com o procedimento da análise, pôde-se concluir que as publicações selecionadas, embora todas reflitam sobre a questão da acessibilidade, para garantir a inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior, ainda, são incipientes. Em todo acervo pesquisado, observa-se que todos consideram as bibliotecas digitais carentes de políticas públicas para sua criação, implementação e manutenção. Os custos para tal investimento, ainda são elevados, se idealizado acessibilidade em conformidade com filosofia do desenho universal nas bibliotecas digitais.
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    Um jogo para auxiliar no aprendizado de matemática financeira básica e no desenvolvimento do pensamento computacional
    (2022-10-25) Menezes, Lucas Tadeu Bezerra de; Nascimento Junior, Serafim do; Nascimento Junior, Serafim do; Nascimento, Rafael Jullian Oliveira do; Oliveira, Marcos Alvarenga
    A cada dia a tecnologia evolui e o Pensamento Computacional está presente em muitos setores e quem o domina cedo tem grandes chances de contribuir para um mercado crescente, seja ele no desenvolvimento de software ou em outros setores. Por isso o Pensamento Computacional é de grande importância na educação de jovens do ensino médio, por estimular diversas áreas do conhecimento e levando-os até mesmo a criar soluções para problemas no cotidiano é dessa forma que o ensino do Pensamento Computacional não poderia ser uma coisa chata para ensinar, foi pensando nisso que resultou na elaboração de uma didática educativa para aplicar dois conhecimentos: o de Pensamento Computacional e matemática Financeira, juntos em um quiz game, feitos em programação de blocos utilizando a plataforma scratch.
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    Educação inclusiva na rede pública municipal de angicos/RN: políticas públicas e o direito à educação
    (2021-11-18) Silva, Geider Madson Dantas da; Alves, Fádyla Késsia Rocha de Araújo; Alves, Fádyla Késsia Rocha de Araújo; Cruz, Divoene Pereira; Dantas, Elaine Luciana Sobral
    Tendo em vista a importância da educação inclusiva nos seguimentos sociais, bem como nas instituições que promovem o ensino e a aprendizagem em cenário municipal, este trabalho preocupa-se com a efetivação plena das legislações existentes que contemplam e dão o direito de inclusão da pessoa com deficiência. Assim, considerando a existência dessas legislações de cunho nacional, estadual e municipal, é questionado se, em espaço específico do município de Angicos/RN, a política que rege os parâmetros de funcionamento das atividades curriculares está sendo efetivada na rede de ensino. Busca-se, ainda, investigar por parte dos professores os recursos pedagógicos utilizados em suas práticas, a saber se esses fatores estão possibilitando a existência de uma relação entre a teoria e a prática. Além disso, buscou-se saber sobre a visão crítica profissional que eles possuem em relação à aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais nos espaços escolares. A pesquisa foi desenvolvida em cenário remoto considerando princípios de uma investigação qualitativa, sondando sobre a política local da escola constatada em seu Projeto Político Pedagógico (PPP), e tomando por análise dos dados foi utilizado a aplicação de um formulário respondido por 10 professores nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos de uma instituição pública municipal. Concluiu-se que, grandes são os desafios a serem superados para tornar igualitário o processo de inclusão dentro do espaço escolar de ensino, onde o acesso, a participação e a aquisição da criança ou jovem com necessidades educacionais especiais deve estar atrelado aos campos de teoria e prática, a estruturas físicas e pedagógicas embasadas em evolução perpétua de adaptações contínuas e progressivas centralizadas no ato de incluir.
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    As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) e a prática pedagógica nos anos iniciais: desafios e possibilidades do ensino remoto em tempos de pandemia
    (2021-11-18) Oliveira, Katiane Kelly Silva de; Silva, Divoene Pereira Cruz; Silva, Divoene Pereira Cruz; Silva, Divoene Pereira Cruz; Silva, Ananias Agostinho da; Alves, Fádyla Késsia Araújo
    Na prática pedagógica, o uso das tecnologias de comunicação e informação (TDICS) suscitaram reflexões, estudos, planejamentos e construções específicas no fazer cotidiano, bem no processo ensino/aprendizagem. Nesta pesquisa bibliográfica articulamos a discussão das Tecnologias da Comunicação e Informação (TDICs) com os desafios impostos pelo modo de ensino remoto decorrente do isolamento social imposto pela COVID-19 a todas as pessoas. Sabemos que as TDICs vem sendo utilizadas no âmbito da vida contemporânea enquanto inovação decorrente dos avanças tecnológicos conquistados pela humanidade. Faz-se importante ressaltar que a utilização das TDICs precede o período pandêmico e se configura como tema importante na discussão científica. Por conseguinte, o presente estudo reflexivo aborda o uso das TICS nos anos iniciais do ensino fundamental como ferramenta facilitadora da pratica dos professores do processo ensinoaprendizagem. Nesta reflexão emerge o inusitado período pandêmico que requereu de todos nós, professores e professoras em exercício e professores em formação o uso emergencial do ensino remoto. Neste sentido, o objeto de estudo se revela mediante a reflexão, análise e compreensão do uso das TDICs na prática pedagógica e no processo de ensino e aprendizagem, bem como no repensar deste uso mediante os desafios da pandemia e do ensino remoto nas escolas e educação básica. Os objetivos elencados para nortear o estudo se baseiam em: refletir como se dá a incorporação das TDICs nas práticas dos professores e professoras das séries iniciais; possibilitar o entendimento dos desafios que esses professores encontram para utilizarem os recursos tecnológicos em suas atividades de salas de aula; discutir como os recursos tecnológicos facilitam e contribuem no processo de ensino e aprendizagem. Para a obtenção dos dados foram utilizados artigos, revistas eletrônicas e livros referentes ao tema. Em seguida, para complementar a metodologia escolhida, alguns autores foram elencados para nortear o estudo: Abranches (2010), Almeida (2009), Cavalcante (2012), Moran (2006), Silva (2005), Lima (2006), dentre outros, que são imprescindíveis para a fundamentação da pesquisa, pois abordam ouso das TICS no âmbito escolar, as dificuldades enfrentadas pelos professores e contribuições da tecnologia no ensino de aprendizagem.