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dc.creatorSilvestre, Felipe Lopes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor1Nogueira, Núbia Alves de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Nóbrega, Marcilene Vieira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Morais, Amilton César Andrade de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-03T12:34:12Z-
dc.date.available2019-12-03T12:34:12Z-
dc.date.issued2019-03-13-
dc.identifier.citationSilvestre(2018) (SILVESTRE, 2018)pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1924-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2426-
dc.descriptionMonografiapt_BR
dc.description.resumoDados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontaram que no ano de 2015, os acidentes de trânsito foram a primeira causa de mortes de pessoas entre 15 e 29 anos no mundo. O trânsito vitima mais de 3.000 pessoas diariamente em todo mundo. No Brasil a realidade não é diferente. Dados do Departamento Nacional de Trânsito evidenciaram que em 10 (dez) anos (20072017) a frota de veículos brasileira praticamente dobrou e no Nordeste esse crescimento foi ainda maior, 156%; entretanto a evolução da extensão das rodovias federais brasileiras pavimentadas teve um incremento de 11% apenas. Nesse sentido, observa-se que a infraestrutura viária não evoluiu na mesma proporção que o volume de tráfego. Atualmente o País apresenta números elevados de acidentes, a Confederação Nacional de Transporte afirma que o trânsito lesiona cerca de 285 pessoas diariamente no Brasil e leva a óbito, por dia, 20,8 pessoas, em média. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo principal realizar um estudo exploratório, qualitativo e quantitativo, dos acidentes ocorridos nas rodovias federais do estado de Rio Grande do Norte, nos anos de 2016, 2017 e o primeiro semestre de 2018, os dados da pesquisa foram obtidos dos registros de acidentes feitos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) que constam dados das ocorrências de acidentes nas rodovias federais. Foram investigados os pontos críticos para ocorrência de acidentes e foi observado que 5,2% de toda extensão rodoviária federal potiguar é responsável por 34% dos acidentes na malha viária estadual (BR). Esses dados indicam que medidas preventivas e corretivas necessitam ser pensadas e implantadas visando a melhoria da segurança viária nas rodovias federais no estado do Rio Grande do Norte.pt_BR
dc.description.abstractNão possuipt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-03T12:34:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license.txt: 1866 bytes, checksum: 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b (MD5) FelipeLS_MONO.pdf: 2175261 bytes, checksum: b4ee1c68f4e543eca3a46af5510361d9 (MD5) Previous issue date: 2019-03-13en
dc.description.sponsorshipTrabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Semi-Áridopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Multidisciplinar de Angicospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFERSApt_BR
dc.relation.referencesSILVESTRE, Felipe Lopes. Acidentes de trânsito em rodovias federais brasileiras: determinação de pontos críticos no estado do Rio Grande do Norte. 2018. 64f. Monografia (Graduação em Ciência e Tecnologia), Centro Multidisciplinar de Angicos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2018.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcidente de trânsitopt_BR
dc.subjectRodovia Federal no Rio Grande do Nortept_BR
dc.subjectPontos críticos de acidentespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleAcidentes de trânsito em rodovias federais brasileiras: determinação de pontos críticos no estado do Rio Grande do Nortept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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