Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2434
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Eduarti Gleydson Fonseca-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Elaine Luciana Sobral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Chagas, Luana Dantas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Cruz, Divoene Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-03T12:39:23Z-
dc.date.available2019-12-03T12:39:23Z-
dc.date.issued2019-03-21-
dc.identifier.citationRodrigues(2018) (RODRIGUES, 2018)pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1974-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2434-
dc.descriptionMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa acerca do uso das tecnologias digitais no contexto escolar analisando os sentidos dos alunos do curso de licenciatura em computação e informática que têm experiencia no programa institucional de bolsas de iniciação à docência acerca das relações entre tecnologias digitais, mediação pedagógica e aprendizagem escolar. Esse trabalho parte do contexto atual, no qual vivemos um processo de globalização digital que adentra nossas escolas e integra suas práticas sociais. Nele é apresentada uma pesquisa qualitativa descritiva e interpretativa, na qual os dados são construídos e analisados inspirados em alguns princípios do dialogismo Backtiniano. Foi realizada uma pesquisa do tipo bibliográfica e empírica, na qual, a partir do estudo de obras, artigos e livros de pensadores da área, como Moran (2000), Kenski (2003) , Vigotski (2009), entre outros, assim como de livros didáticos, utilizou-se como procedimento um questionário aberto disponibilizado aos estudantes bolsistas do PIBID que aceitaram participar da pesquisa. Da análise dos textos e discursos produzidos por 20 sujeitos, identificamos três eixos de sentidos: a Internet como objeto de aprendizagem e instrumento de mediação pedagógica; os softwares educacionais (aplicativos/programas) e a aprendizagem dos educandos; e as redes sociais como objetos de interação social e de discussão/aprendizado. Os resultados obtidos foram positivos e também negativos: positivos quanto a observação da necessidade das tecnologias mediante a necessária mediação pedagógica, e negativos com relação a precariedade das escolas para atender as mudanças necessárias. Conclui-se que na sociedade nunca houve uma necessidade de se inserir tais métodos quanto a que vemos hoje, mas também se depara com a realidade presente das escolas que nos faz refletir sobre o que é mais importante para se investir.pt_BR
dc.description.abstractNão possuipt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-03T12:39:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license.txt: 1866 bytes, checksum: 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b (MD5) EduartiGFR_MONO.pdf: 605743 bytes, checksum: 4a3d7955040e7e33f90ca30ff016e38e (MD5) Previous issue date: 2019-03-21en
dc.description.sponsorshipTrabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Semi-Áridopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Multidisciplinar de Angicospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFERSApt_BR
dc.relation.referencesRODRIGUES, Eduarti Gleydson Fonseca. Tecnologias digitais e mediação pedagógica: sentidos construídos por discentes bolsistas do PIBID da licenciatura em computação e informática. 2018. 48f. Monografia (Graduação em Computação e Informática), Centro Multidisciplinar de Angicos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2018.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleTecnologias digitais e mediação pedagógica: sentidos construídos por discentes bolsistas do PIBID da licenciatura em computação e informáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Computação e Informatica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EduartiGFR_MONO.pdf591.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.