Letras Inglês

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    Leitura de Short Stories em sala do 1º ano da Escola Estadual Antônio Francisco
    (2023-10-04) Morais, Geovânia Tawany Gomes de; Silva, Eldio Pinto da; Silva, Eldio Pinto da; Costa, Mifra Angélica Chaves da; Leal, Jéssica Girlaine Guimarães
    Este trabalho destaca o ensino da língua inglesa através do gênero short story. Busca-se observar a importância da leitura literária ao utilizá-la para adquirir conhecimento de linguagem. Porém, apesar de ser de grande importância na aprendizagem, às vezes, não é tão utilizada no meio escolar, isso porque alguns professores acabam abrangendo mais regras fonéticas, discussão de elementos discursivos e gramaticais do que inserindo a compreensão e a interpretação do texto. Além disso, alguns alunos carregam uma dificuldade na leitura, principalmente quando se trata de transferir o conhecimento de uma língua (estrangeira) para outra (materna). Pensando nisso, surgiu o interesse em aplicar a leitura literária como prática pedagógica, especificamente short stories no 1º ano da Escola Estadual Antônio Francisco, em Felipe Guerra. Destaca-se que a escolha por essa prática se deve ao fato de que os livros didáticos atuais de língua inglesa não possuem textos literários, ou com abordagem literária. Desta feita, os objetivos propostos visam aplicar a leitura de short stories em uma sala de aula do 1º ano da Escola Estadual Antônio Francisco; fazer com que os alunos tenham contato com pequenas histórias em língua inglesa e possam desenvolver atividades de compreensão e interpretação de texto através do gênero short story; e, pensando em uma forma de comunicação, a partir disso, investigar como os alunos reagem às leituras e dinâmicas propostas. Para que a pesquisa seja realizada, foram utilizados textos do livro didático English I, de Amadeu Marques. O embasamento teórico são as contribuições de Rildo Cosson (2006); o ensino de línguas, de Almeida Filho (1993); perspectivas para o ensino de línguas, orientados por Alexandre Melo de Sousa, Rosane Garcia e Tatiane Castro dos Santos (2019); o ensino de língua inglesa, com as ideias de Susan Holden e Mickey Rogers (2001); entre outros. Ao analisar as práticas em sala de aula e as atividades propostas, pode-se observar que a prática pedagógica com aplicação do gênero short stories contribuiu para o desenvolvimento da leitura literária dos alunos do 1º ano da Escola Estadual Antônio Francisco nas aulas de língua inglesa.
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    As crenças sobre bilinguismo de professores em formação do curso de Letras-Inglês
    (2023-11-10) Sidor, Camila Thaís de Oliveira; Oliveira, Joseane de Souza; Costa, Bruno Coriolano de Almeida; Oliveira, Joseane de Souza; Costa, Bruno Coriolano de Almeida; Silva, Anderson Romário Souza; Silva, Francisco Vieira da
    Este artigo tem como objetivo investigar as crenças que influenciam na concepção de bilinguismo dos alunos dos períodos iniciais e finais de um Curso de Letras-Inglês da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus Caraúbas. As concepções que dão sustentação a nossa pesquisa são os princípios teóricos de Barcelos (2007), Budoia et al (2018), Holec (1987), Marcelino (2009), Vian Jr et al (2013), Silva (2018), entre outros. Trata-se de uma pesquisa descritiva-interpretativista de base qualitativa. O corpus é formado por quatro formulários que tematizam sobre o bilinguismo e foram respondidos por quatro alunos. Os resultados apontam que as crenças dos professores em formação sobre bilinguismo são influenciadas pelas experiências vividas na universidade e sinalizam dois tipos de concepções bilíngues: domínio apenas da habilidade de fala (speaking) e domínio de todas as habilidades linguísticas (listening, speaking, reading, writing).
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    A importância da prática de leitura no processo de ensino – aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental
    (2023-10-09) Oliveira, Libna Gleisse de; Mafra, Luciana Dantas; Mafra, Luciana Dantas; Muniz, Liebert de Abreu; Costa, Mifra Angélica Chaves da
    A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem como finalidade inserir no ambiente da educação formal as pessoas que não tiveram a oportunidade de seguir com os seus estudos no tempo regular e na idade apropriada. Através dessa modalidade de ensino pode-se identificar a prática de leitura e as possíveis dificuldades na condução desse processo. Este artigo teve como objetivo analisar e identificar a prática de leitura na EJA dos Anos Finais do Ensino Fundamental, que contempla turmas multisseriadas, sendo dividida em dois períodos, o período IV (6° e 7° ano) e o período V (8° e 9° ano) na escola Municipal Jonas Gurgel, no município de Caraúbas/RN. Os procedimentos metodológicos consistiram em uma pesquisa exploratória e investigativa onde realizamos uma breve revisão da literatura com base nos conceitos e posicionamentos de autores que abordaram esta temática. Além disso, foi feita uma pesquisa de campo em uma escola pública na cidade de Caraúbas-RN, quando foi aplicado um questionário de coleta de dados com 10 alunos da EJA. Os resultados obtidos mostraram que as aulas não são suficientemente exploradas, não envolve a contextualização do dia a dia desses alunos. Verificou-se a falta da inserção de projetos de leitura e metodologias aplicadas de acordo com o interesse dos alunos. Os alunos acreditam na importância da leitura em suas vidas, e apesar deles não serem leitores assíduos é perceptível que existe uma inquietação em torno da inovação nas aulas, porém o professor precisa de materiais de apoio, como um livro didático específico para a EJA.
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    Língua inglesa para crianças: uma autorreflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem
    (2023-10-09) Gomes, Maria Ivanice; Brasil, Maria Ghisleny de Paiva; Brasil, Maria Ghisleny de Paiva; Silva, Andenson Romário de Souza; Rocha, Simone Maria da
    O ensino de Língua Inglesa vem tornando-se cada vez mais importante nos dias atuais, tanto no Brasil, como nos demais países, pois a aquisição de uma língua considerada universal é de grande relevância. Com os avanços tecnológicos em que a economia e culturas encontram-se interligadas, é notório a presença da língua inglesa cada vez mais frequente no dia a dia das pessoas. Nesse sentido, esse trabalho constitui-se em uma autorreflexão da prática docente da pesquisadora, que leciona em uma escola da rede privada de ensino da cidade de Caraúbas/RN. A pesquisa tem como objetivo apresentar as potencialidades que o ensino da língua inglesa pode proporcionar ao aluno que faz contato desde os anos iniciais da sua vida estudantil. A metodologia é de cunho qualitativo e reflexivo, visto que, a pesquisadora refletiu sobre a sua prática, e através da autorreflexão buscou os resultados sobre as contribuições que a língua pode ofertar. A autorreflexão foi feita através das análises de vídeos gravados em aulas lecionadas pela pesquisadora. O referencial teórico que sustenta essa pesquisa é composto por Schon (1992); Paiva Brasil (2010); Neves e Damiani (2006); Vygtosky (1988); Silva, Gonçalves e Nieri (2022), dentre outros. Dos resultados, podemos constatar que o ensino da língua inglesa desde os anos iniciais, é de grande eficácia para que as crianças possam ter um futuro promissor, uma vez que o aluno consegue desenvolver competências e habilidades linguísticas e acadêmicas nos dois idiomas. Além disso, a língua está interligada ao mercado de trabalho e a conhecimentos interculturais que pode garantir boas oportunidades através do seu domínio.
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    Do ensino remoto emergencial ao pós-pandêmico: investigando crenças e emoções de professores de Inglês do Ensino Superior
    (2023-10-10) Santos, Thágilla Nara dos; Rosa Filho, Jeová Araújo; Machado, Fernanda Ramos; Rosa Filho, Jeová Araújo; Machado, Fernanda Ramos; Santos, Gabrielle Leite dos; Rocha, Simone Maria da
    Com o Ensino Remoto Emergencial (ERE) sendo vivenciado em diversos contextos de educação em decorrência da pandemia, um novo formato de ensino fez professores reconfigurarem suas práticas pedagógicas sem que houvesse maior compreensão dessa práxis, o que resultou em experiências de práticas pedagógicas não fundamentadas e sem tempo hábil para preparação ou para encontrar soluções para as tantas dificuldades que se apresentavam naquela transformação tão repentina de uma sala de aula presencial para uma remota. Com o fim desse contexto, professores tiveram que se reajustar novamente com a rotina em que estavam anteriormente adaptados, mas lidando com mudanças que agora nos acompanham, a exemplo dos mais variados recursos digitais amplamente usados em contextos de ensino e aprendizagem. Para o âmbito teórico desta pesquisa, nos fundamentamos as crenças dos professores e investigação educacional (Pajares, 1992), as crenças e o sistemas de crenças (Kudiess, 2005), além das emoções no ensino de línguas (Barcelos e Aragão, 2018). Em vista disso, esta pesquisa teve como proposta, revelar através das narrativas de três professores, as implicâncias de suas crenças e emoções causadas em relação ao contexto de ensino-aprendizagem de um curso superior do semiárido potiguar, além de desenvolver discussões teóricas. O método da pesquisa foi de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, utilizando-se de narrativas escritas e visuais e entrevistas semiestruturadas para alcançar os objetivos propostos, com o intuito de investigar através das relações das crenças e emoções formadas pelos professores. O estudo indicou que as crenças dos professores estiveram intimamente relacionadas com suas emoções conforme expressam Barcelos e Aragão (2018), e indicou que os fatores que contribuíram para a formação dessas relações é em decorrência da relação dos professores com seus alunos, da intensidade de suas emoções, da aplicação do conteúdo didático, das experiências vividas e contexto do ambiente em que estavam inseridos.
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    Incidência da lateral pós-vocálica na fala de aprendizes potiguares de Inglês
    (2023-10-11) Medeiros, João Victor da Silva; Nascimento, Katiene Rozy Santos do; Nascimento, Katiene Rozy Santos do; Carvalho, Cid Ivan da Costa; Silva, Anderson Romário de Souza
    O presente trabalho teve como objetivo investigar a realização da consoante lateral /l/ pós-vocálica por aprendizes de Inglês como Língua Estrangeira (ILE). O estudo se fundamentou na Teoria Acústica de Produção da Fala (Cristófaro-Silva et al, 2019; Kent; Read, 1992, 2015; Marusso, 2005; Barbosa; Madureira, 2015) e buscou mostrar a distribuição da consoante lateral no PB (Cristófaro-Silva, 2012; Cristófaro-Silva, 2003; Brandão, 2021) e na língua inglesa (Cristófaro-Silva, 2012). O corpus da pesquisa foi constituído de 8 informantes iniciantes matriculados no 1º período do curso de Letras Inglês da UFERSA. Foram selecionadas 18 palavras contendo o som da lateral em meio e final de palavra para realização do experimento. As variáveis investigadas na pesquisa foram instrução explícita, contexto vocálico precedente, contexto fonológico e indivíduo. Nossos resultados apontaram que os informantes possuem dificuldade em produzir a consoante /l/. Antes da realização da instrução explícita apenas 14,42% foram pronúncias alvo. Pósinstrução esse número foi de 11%. Sendo assim, nenhuma diferença significativa foi notada na variável instrução explícita. A variável contexto vocálico precedente se mostrou relevante na produção da lateral. O som vocálico /ɔ/ que é mais posterior se mostrou favorável à incidência da lateral. A variável contexto fonológico não se mostrou relevante para a pesquisa. Por último, a variável indivíduo mostrou que cada aprendiz possui uma trajetória diferente de aprendizagem, com um percurso particular para cada indivíduo. Portanto, nossos resultados evidenciaram que os aprendizes de ILE apresentam dificuldades ao produzirem a lateral /l/.