Letras Libras

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    Aquisição de linguagem do sujeito surdo por meio do esporte
    (2023-10-09) Silva, Antonio Mizael da; Santos, Gabrielle Leite dos; Santos, Gabrielle Leite dos; Ferreira, João Batista Neves; Azevedo, Maria Márcia Fernandes de
    O esporte tem um papel fundamental na vida das pessoas e na sociedade, desde a Grécia Antiga, seja na saúde ou no bem estar físico, mental, interacional e/ou cultural, sendo um importante campo de atividade humana não somente de competição, mas principalmente de convivência e vínculos. A comunidade surda faz parte de um grupo linguístico minoritário que, ao longo dos anos, luta pelo seu espaço na sociedade, por igualdade e por direitos educacionais e linguísticos que os permitam viver com plenitude, exercendo as atividades que desejarem, sem barreiras, dentre elas até mesmo o esporte. Para esse povo, porém, a principal barreira é a linguística. A Lei de Libras, de Nº 10.436 (Brasil, 2002), assegura a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como a forma de comunicação e expressão do povo surdo, a qual é um sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria. Esse trabalho objetiva analisar como ocorre a aquisição linguística do surdo por meio do esporte, fazendo uso de análises de interações e socializações dentro de campeonatos e torneios de voleibol nas cidades de Mossoró, Caicó e Natal, que ficam localizadas no estado do Rio Grande do Norte, organizados pelas Federações Desportivas de Surdos do Estado. Supomos a existência de diversos fatores que favorecem e possibilitam a troca de conhecimento linguístico, potencializada pela socialização e troca de conhecimentos e experiências de vida, ali mobilizadas pela cooperação esportiva. A coleta de dados se deu através de entrevistas escritas e sinalizadas, via formulário na plataforma Google (Google Forms). Espera-se obter dessa investigações resultados que mostrem a contribuição do esporte na vida do sujeito surdo em seu nível de desenvolvimento linguístico.
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    Inclusão da Libras no contexto escolar no município de Felipe Guerra-RN: relatos de professores da educação básica
    (2023-05-10) Morais, Jeferson Ferreira de; Leal, Jessica Girlaine Guimarães; Leal, Jessica Girlaine Guimarães; Feitosa, Isaack Saymon Alves; Batista, Jerlan Pereira
    A educação de surdos tem sido uma tarefa árdua nas escolas regulares do nosso país, pois os profissionais da educação enfrentam inúmeros desafios das mais diversas ordens ao receberem esses alunos. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar como vem sendo tratada a inclusão das pessoas surdas na Escola Estadual Antônio Francisco, no município de Felipe Guerra, situada no interior Potiguar. Para isso, ancoramos o presente estudo nos seguintes teóricos: Campello (2012), Levy; Carvalho (1999), Moura (2000), Streiechen (2017, 2019) e Quadros (1997). A metodologia tem caráter qualitativo, bibliográfico, e ainda se utiliza da pesquisa de campo, realizada através de um questionário direcionado a seis profissionais da educação. O trabalho evidenciou a dificuldade dos professores ao lecionarem para alunos surdos, por falta de formação continuada e conhecimentos sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
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    As vivências do sujeito coda na construção identitária do intérprete e docente em libras: fragmentos de uma memória
    (0010-10-23) Rocha, Alexandre Fagner Garcia Medeiros; Costa, Mifra Angélica Chaves da; Costa, Mifra Angélica Chaves da; Costa, Gilmara Jales da; Rocha, Simone Maria da
    Coda é uma sigla criada para designar os filhos de pais surdos, que em inglês significa Child of Deaf Adults. Que são pessoas que vivem entre “dois mundos”, o do Surdo e o do ouvinte. Como uma ponte, vivendo, passando e experienciando esses mundos. Com isso o presente artigo tem em sua composição aspectos que norteiam a pesquisa a compreender se as vivências do sujeito Coda é capaz de influenciar na aquisição identitária do profissional tradutor- intérprete e do docente de Libras. Como se dá a construção dessas identidades enquanto Coda? E quais as potencialidades ou fragilidades nesse processo identitário? Este trabalho tem como objetivo analisar as experiências de um sujeito Coda e as contribuições dessas vivências para a formação do intérprete e docente em Libras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, autobiográfica, que está corteja os segmentos: A formação da identidade do Coda (Souza, 2014); A Experiência Vivida Do Sujeito Coda (Oliveira, 2022) e a Escrita De Si (Costa, 2019). Por fim, os resultados obtidos, ressaltamos que essas vivências na construção dessas identidades faz com que reflitamos acerca do ensino e aprendizagem de uma educação bilíngue para todos. Para que tenhamos mais possibilidades de se aprofundar em pesquisas e intercâmbios de conhecimentos.
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    Inclusão da Libras no contexto escolar no município de Felipe Guerra-RN: relatos de professores da educação básica
    (2023-10-05) Morais, Jeferson Ferreira de; Leal, Jessica Girlaine Guimarães; Jessica , Girlaine Guimarães Leal; Feitosa, Isaack Saymon Alves; Alves, Isaack Saymon
    A educação de surdos tem sido uma tarefa árdua nas escolas regulares do nosso país, pois os profissionais da educação enfrentam inúmeros desafios das mais diversas ordens ao receberem esses alunos. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar como vem sendo tratada a inclusão das pessoas surdas na Escola Estadual Antônio Francisco, no município de Felipe Guerra, situada no interior Potiguar. Para isso, ancoramos o presente estudo nos seguintes teóricos: Campello (2012), Levy; Carvalho (1999), Moura (2000), Streiechen (2017, 2019) e Quadros (1997). A metodologia tem caráter qualitativo, bibliográfico, e ainda se utiliza da pesquisa de campo, realizada através de um questionário direcionado a seis profissionais da educação. O trabalho evidenciou a dificuldade dos professores ao lecionarem para alunos surdos, por falta de formação continuada e conhecimentos sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
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    Do sertão à sala de aula: cordéis de Antônio Francisco em libras como uma possibilidade
    (2023-10-09) Silva, Talita Melquiades da; Guedes, Daniel Silva; Guedes, Daniel Silva; Sousa, Francisco Ebson Gomes; Fagundes, Isabelle Pinheiro
    Os indivíduos surdos, geralmente, ficam à margem sobre o acesso às informações e, apesar de ser um direito linguístico, existem diversos fatores nos meios sociais que contribuem para a exclusão social e educacional deste grupo. Como fundamentação teórica para esta pesquisa temos as contribuições de: Antonio Cândido (1988); Garbe (2012); Strobel (2009); Alves e Peixoto (2021). O presente trabalho abre uma discussão sobre a importância da literatura na vida das pessoas, em seu processo formador e humanizador, bem como, ressalta a relevância da literatura de cordel e visual para surdos. Desta maneira, propomos como objetivo discutir o direito de acesso aos surdos à literatura, buscando mostrar qual a importância da produção de conteúdo de Literatura em Libras, como também, apresentar uma alternativa acessível para a sala de aula utilizando traduções de cordéis do autor Antônio Francisco para Libras.A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo segundo Minayo (2001) e Gerhardt; Silveira (2009), a qual atenta-se para uma melhor compreensão da discussão proposta, para coleta de dados foi realizado um formulário e aplicado para três alunos surdos e dois professores surdos do curso de Letras Libras, ambos com vínculos na Universidade Federal Rural do SemiÁrido. Propondo, assim, uma interação entre a cultura nordestina, literatura de cordel e comunidade surda, além de trazer uma discussão relevante dentro e fora do campo universitário. Ao final do trabalho, pudemos observar a efetividade do processo e da tradução, por meio dos dados coletados com os participantes da pesquisa
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    O despertar da literatura pelas discentes surdas do centro estadual de atendimento ao surdo da cidade de Mossoró-RN
    (2023-10-06) Oliveira, Ludmilla Tayanne Almeida de; Costa, Mifra Angelica Chaves da; Costa, Mifra Angelica Chaves da; Viana Neto, Francisco de Acací; Azevedo, Maria Márcia Fernandes de
    A literatura surda é constituída por obras literárias surdas. Dentre elas, destacamos: contos, fábulas, poesias em LIBRAS. Essas produções representam o surdo, sua língua, comunidade e identidade surda. Desse modo, tem-se como pergunta de partida: como as estratégias de ensino usando a literatura contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem da criança surda? O objetivo da pesquisa é analisar como as estratégias de ensino usando a literatura contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem da criança surda. A pesquisa é embasada pelos autores: Mourão (2016); Karnopp (2008); Silva e Cheffer (2006). A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa, foi uma pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas com duas alunas surdas e dois professores do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS), na cidade de Mossoró-RN. As discentes surdas apresentaram a experiência de contato com a literatura surda na infância e, atualmente, o processo de criação do livro “O Silêncio de Vivi”, em orientação com os dois docentes. Os resultados são que a literatura surda é importante para as crianças e jovens surdos; eles desenvolveram muitas habilidades ao recontar e criar histórias; fortalece a comunidade surda e contribui para a formação da identidade surda e difusão da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Nesse processo, o aluno surdo ser autor da sua própria história, com criatividade, imaginação e competências artísticas consegue produzir seu próprio livro.