Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2519
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Sites de rede social e multiletramentos: a aprendizagem de libras no facebook
metadata.dc.creator: Silva, Tárcia Tamária da Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima Neto, Vicente de
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Elaine Cristina Forte
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa, Francisco Ebson Gomes
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar quais os gêneros discursivos são mais utilizados em uma comunidade de Libras no Facebook e como eles podem contribuir para que seus usuários aprendam aspectos relacionados a Libras e cultura surda, identificando suas principais características e delineando o perfil dos usuários que a buscam. O tipo da nossa pesquisa se caracteriza como exploratória, e para atingirmos nossos objetivos, partimos da aplicação de questionários para usuários de uma página no Facebook, com o intuito de avaliar qual é o perfil daqueles que interagem na comunidade Libras Avante e quais os seus propósitos e possíveis aprendizagens nesta comunidade. Realizamos também a construção de um corpus de análise para avaliarmos os gêneros mais utilizados e suas características. Como base teórica, estamos apoiados em Bakhtin (1997); sites de redes sociais em Recuero (2009); Cultura Surda em Kraemer (2012) e Libras em Quadros e Karnopp (2004). Nossos resultados apontam que é possível a aprendizagem da Libras no Facebook com o uso dos gêneros compartilhados nesse ambiente, sendo que os mais utilizados são alfabeto em Libras, frases sinalizadas, mensagem datilologada, música em Libras, reflexão e outros gêneros que são nomeados pela comunidade sob o rótulo de meme e que esses possuem características bem pertinentes relacionadas aos temas abordados e sua multimodalidade. O público mais presente na página são jovens ouvintes que estão cursando sua primeira graduação e a buscam com o objetivo de adquirir aprendizagens e que a comunidade corresponde a esse intuíto. Assim, através dos multiletramentos presentes nos gêneros que promovem a comunicação numa página do Facebook, é possível a aprendizagem da Libras e aspectos da cultura surda, podendo ajudar também na ampliação do discurso de inclusão acerca das pessoas surdas e o reconhecimento dos direitos e lutas dessa comunidade.
Abstract: Não possui.
Keywords: Multiletramentos
Libras
Facebook
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro Multidisciplinar de Caraúbas
Citation: Silva (2019) (SILVA, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2071
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2519
Issue Date: 15-Mar-2019
Appears in Collections:Letras Libras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TÁCIATCS_MONO.pdf1.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.