Ciência e Tecnologia (Caraúbas)

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    Dimensionamento do reforço estrutural de fibra de carbono em vigas de concreto armado: uma abordagem computacional em python para Engenharia Civil
    (2023-10-11) Silva, João Gabriel Ferreira da; Duarte, Gustavo Marques Calazans; Duarte, Gustavo Marques Calazans; Santos Junior, Gilvan Bezerra dos; Farias, Pedro Jorge de; Bezerra, Paulo Henrique Araújo
    Este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de elaborar um software, denominado de FERREIRACFC, para o dimensionamento de reforço estrutural em fibras de carbono em vigas de concreto armado. Visto que a vida útil do concreto armado é um tema de discussão constante por causa das manifestações patológicas e cargas excessivas. Essas estruturas enfrentam os desafios relacionados à retração e ao desgaste por flexão e cisalhamento, resultantes de diversos agentes patológicos oriundos das ações físico-químicas e mecânicas. Diante disso, o desenvolvimento do software foi realizado por meio da linguagem de programação Python em conjunto com a ferramenta de designer PYQT5, e a implementação das normas da ACI 440.2R17, NBR 6118:2023 e a “Metodologia do manual de reforço das estruturas de concreto armado com fibras de carbono”, de Ari de Paula Machado de 210. Este tem como objetivo auxiliar na busca por soluções para as retrações devido manifestações patológicas e evitar que ocorra os erros nos cálculos manuais de dimensionamento do reforço de estruturas em concreto armado. Para a validação do programa, foi necessário a utilização de método comparativo, envolvendo o dimensionamento do reforço estrutural em fibra de carbono no primeiro vão de uma viga de transição do trabalho de conclusão de curso realizado pela autora Bruna Rafaella Gonçalves de Lorenzi, em 2018, com o dimensionamento realizado pelo software. Por fim, o uso da ferramenta se mostrou importante para o desenvolvimento futuro de projetos com qualidade e eficiência no âmbito da engenharia estrutural, além de ser utilizado para o auxílio dos engenheiros patologistas
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    Metodologia para determinação da condutividade elétrica em metais
    (2023-10-06) Silva, Dulciel Marcos Abel da; Lima, Walber Medeiros; Lima, Walber Medeiros; Simões, Jackson de Brito; Oliveira, Adriano Costa de; Brito, Glauco Ruben de Freitas
    Os elementos metálicos possuem um papel crucial em diversas áreas da ciência e tecnologia. No ramo da engenharia elétrica os metais são amplamente utilizados como materiais condutores, pois possuem um alto valor de condutividade elétrica. Portanto, a condutividade elétrica dos metais é de extrema importância para o desenvolvimento de projetos e aplicações. Este trabalho propõe um método de ensaio experimental, utilizando a técnica de medição a 4 (quatro) fios para a obtenção do valor da condutividade elétrica de fios de metais, tais como, cobre e alumínio. Os valores de condutividade elétrica experimentalmente obtidos, quando comparados com os valores presente na literatura possuíram um erro inferior a 10%. Assim, considerando todos os erros que inferem um estudo experimental, o erro é considerado aceitável. Além disso, observou-se um decréscimo da condutividade com aumento da temperatura, isso é um dado importante pois em diversas aplicações os materiais elétricos são submetidos as mais diversas condições. A metodologia se mostrou eficaz para o uso na caracterização dessa propriedade.
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    A Língua Brasileira de sinais como ferramenta de comunicação no atendimento de pessoas surdas em unidades básicas de saúde de Caraúbas/RN.
    (2023-05-10) Silva Neto, Antonio Batista da; Costa, Mifra Angélica Chaves da; Costa, Mifra Angélica Chaves da; Guedes, Daniel Silva; Souza, Francisco Ebson Gomes
    A Língua Brasileira de Sinais (Libras) passou a ser reconhecida a partir da Lei nº 10.436/02, sancionada em 24 de abril de 2002, que oficializa essa língua como a de comunicação e expressão da comunidade surda do Brasil. Nesta perspectiva, a pergunta de partida se preocupa em saber quais as principais dificuldades encontradas por profissionais de saúde do município de Caraúbas-RN no atendimento ao sujeito Surdo? Desta forma, a Libras visa contribuir para superar a distância que se produziu historicamente entre os surdos e os ouvintes, respeitando assim as diferentes maneiras de se expressar e valorizar o domínio linguístico-cultural próprio da comunidade surda. O objetivo desta pesquisa foi analisar como se dá o acolhimento e atendimento à pessoa surda nas Unidades Básicas de Saúde do município de Caraúbas-RN. Os procedimentos metodológicos consistiram em uma pesquisa documental, bibliográfica e empírica, com a construção de uma revisão de literatura. Além disso foi feita uma pesquisa de campo em uma UBS situada na cidade de Caraúbas-RN. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista aplicada com o púbico alvo. Os resutlados mostraram que houve um entendimento concreto sobre o fato que ainda existem muitas barreiras a serem quebradas para os surdos, na área da saúde é onde pode-se ver uma dessas barreiras. Considera-se que a Libras é de grande importância para a inclusão social do surdo, bem como, facilita o relacionamento entre estes com as demais pessoas do meio ao qual faz parte.
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    As transformadas de Fourier e Wavelet: um breve contexto histórico e suas aplicações
    (2023-10-13) Santos, Francisco Fábio Oliveira dos; Medeiros, Rodrigo Prado de; Medeiros, Rodrigo Prado de; Laura, Tania Luna; Barboza Júnior, José Ailton L.; Araújo, Thaís Milla Simão
    As Transformadas de Fourier são aplicadas em análises de sinais e sabe-se o quanto esta ferramenta Matemática é poderosa para tal. Assim, ao analisar funções senoidais estacionárias deparamos com suas aplicações práticas, por isso, sua importância em diversas áreas das ciências exatas é imensurável. No entanto, com o passar do tempo e a evolução científica foram surgindo problemas quanto a análise sinais não estacionários. Assim, foi verificado que às Transformadas de Fourier não são eficientes para sinais desta natureza. E é nesse impasse que houve uma motivação para a presente pesquisa. Cientistas, como Dennis Gabor percebendo que às Análises de Fourier não seriam ideais para a análise de sinais não estacionários realizou alterações na mesma, chegando a uma evolução, implantando uma espécie de janela, ou seja, a função agora seria analisada por regiões, por isso, ficou denominada de Transformada Janelada de Fourier ou também conhecida como Transformada de Fourier de Tempo Restrito. No entanto, apesar do feito extraordinário de Gabor, foram aparecendo algumas inconsistências nas janelas, especificamente devido à escolha de seu tamanho, que não poderia ser variante. Com isso, novos estudos aconteceram até que houve nova reformulação, devido a necessidade em seus estudos, Jean Morlet agora promove um grande avanço na área de análises de sinais, conseguindo sanar o problema com as janelas invariantes surgem às Transformadas wavelets. Esta nova função é baseada em escala e translação, ou seja, novos parâmetros foram incrementados para que o problema e a deficiência da análise com as Transformadas de Fourier não fosse mais tanto prejudicial a comunidade científica. Portanto, partindo dessa ideia de ineficiência das TF este trabalho expõe um contexto histórico evolutivo das novas formas de analisar um sinal até chegar às waveltes, tendo um arcabouço teórico e por fim apresentando algumas aplicações das Transformadas waveletes, pontuando suas vantagens sobre as Transformadas de Fourier.
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    O desafio do surdo ao ingressar no ambiente escolar
    (2023) Sampaio, Luciana da Costa; Leal, Jéssica Girlaine Guimarães; Leal, Jéssica Girlaine Guimarães; Silva, Eldio Pinto da; Lima Júnior, José Arnor de
    Esta pesquisa pretende discutir sobre os desafios enfrentados pelo surdo ao ingressar no ambiente escolar. Partimos do pressuposto de que a princípio, são inúmeros impasses encontrados, pois a pessoa surda ao ingressar na escola leva consigo uma grande carga e bagagem: suas limitações como pessoa, falta de conhecimento de sua própria língua, o medo de enfrentar o novo, e a falta de preparação dos professores. Por ser algo novo, então é um processo de adaptação de ambas as partes. Por isso é importante e essencial o aprofundamento do entendimento para que juntos professor/surdo possa crescer em conhecimento e aprendizado. O objetivo deste trabalho é identificar as barreiras e os facilitadores envolvidos no processo/aprendizagem do surdo ao ingressar na escola, quais instrumentos são utilizados no processo/aprendizagem do surdo na escola. O método utilizado nesta pesquisa é um estudo de caso com o próprio aluno. Alguns autores foram importantes nessa pesquisa: GERHARDT (2009); GIL (1999); VYGOTSKY (1978); BERTHIER (1984). O surdo por sua vez já obteve várias conquistas, ultrapassou muitos obstáculos para conseguir sua autonomia, apesar de hoje ter sua própria língua, tecnologias assistivas que o auxiliam não apenas na escola, mas na vida, acompanhamentos, ainda há muito o que se buscar. Portanto, um desafio para os profissionais que estão à frente do processo ensino aprendizagem do aluno nesse processo de ingressar a primeira vez na escola. No entanto, mesmo com esses empasses, não se deve permitir que a falta de encorajamento de enfrentar algo novo, torne-se um obstáculo para que este ensino aconteça na sala de aula de forma real e concreta.
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    Estágios supervisionados em libras: relatos de experiências discentes
    (2023-05-23) Costa, Antônia Zenaide Oliveira de Morais; Leal, Jéssica Girlaine Guimarães; Leal, Jéssica Girlaine Guimarães; Lima Junior, Geraldo Venceslau de; Carneiro, Naiany Souza
    A construção desse trabalho tem como intuito apresentar a relevância do estágios supervisionado, seus problemas e sua colaboração aos futuros professores de Libras, sendo assim, uma ferramenta primordial para o acadêmico. O trabalho apresenta como tema “O Estágio supervisionado em Libras: relatos de experiências discentes”. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do 10º (décimo) período do Curso de Letras Libras, da turma 2018.1, da UFERSA, no campus de Caraúbas/RN. Relata as experiências vividas no processo dos estágios supervisionados, em Letras Libras, enfatizando a importância do estágio no processo formativo, bem como aponta as dificuldades enfrentadas pelos estagiários. Essas informações são de fundamental importância para os discentes em formação, pois, é através do estágio que os acadêmicos em graduação fazem relação entre a prática e a teoria. Esta pesquisa terá como base teórica: BRASIL (9394/96); IMBERNÓN, (2016); PIMENTA e LIMA (2006 e 2017) LEAL (2018) entre outros. Tratase de uma pesquisa de cunho bibliográfico, exploratório, quali-quantitativa, com coleta de dados feita por meio de formulário no Google Forms. Enfatiza-se a importância dos estágios supervisionados no processo formativo; discorre sobre as dificuldades enfrentadas pelos os estagiários no decorrer do estágio de Libras, pois, com certeza tem muito o que ser feito para melhorar a qualidade do mesmo. A análise dos dados obtidos direciona que o estágio de Libras é um momento primordial para o acadêmico, visto que há necessidade de ampliar o rol dos ambientes dos estágios, assim como, diante das dificuldades apontadas, surge a necessidade de se rever alguns pontos para minimizar as lacunas existentes atualmente na realização do estágio. Por fim, os dados também evidenciam a necessidade de uma melhor orientação por parte dos estágios acadêmicos na direção do docente orientador ao discente estagiário dentro da universidade e na inserção no campo de estágio, no intuito do melhor alinhamento e aproveitamento da prática formativa.