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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Determinação de rigidez torcional de mola aplicada em cambio cvt de protótipo baja
metadata.dc.creator: Guerra, Lucas de Sousa Gurgel
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Anderson Guimarães
metadata.dc.contributor.referee1: Alcântara, Carlos Cássio de
metadata.dc.contributor.referee2: Simões, Jackson de Brito
metadata.dc.description.resumo: Os projetos de desenvolvimento de veículos off-road do tipo Baja propõem uma oportunidade muito interessante e as concepções dos alunos crescem em paralelo ao nível de domínio das características de todos os subsistemas dos veículos. Estes veículos se utilizam de câmbios CVT, que transferem continuadamente a potência de motor, com relação de marchas infinitas. O modelo de CVT empregado no protótipo CT-18 do projeto Baja desenvolvido no Campus da UFERSA na cidade de Caraúbas é o Comet 780, bastante utilizado nos projetos espalhados em todo o Brasil. O presente trabalho tem como objetivo geral caracterizar a constante torcional das molas aplicadas no câmbio, de forma a aumentar o leque de oportunidades de manipulação do desempenho do veículo, beneficiando a equipe. O estudo é baseado na aplicação dos conhecimentos de elementos de máquinas na determinação da constante torcional das molas. Com a análise física das mesmas, levantamento de suas características e parâmetros construtivos. Em seguida, foi empregado um método analítico para determinação da rigidez com base na geometria da mola cujos resultados puderam ser comparados com medição experimental. As equações se mostram adequadas e eficazes para determinação da constante torcional. Diversas variáveis experimentais existiram e, frentes a valores de erros apresentados, pôde-se notar a necessidade de mantê-los futuramente mais controlados a fim de trazer ainda mais próximo os resultados analíticos aos experimentais.
Abstract: Baja's off-road vehicle development projects offer a very interesting opportunity and student conceptions grow parallel to the mastery level of the characteristics of all vehicle subsystems. These vehicles use CVT gears, which continuously transfer the engine power, with infinite gears ratio. The CVT model used in the CT-18 prototype of the Baja project developed at the UFERSA campus in the city of Caraúbas is the Comet 780, widely used in projects spread throughout Brazil. The present work has as general objective to characterize the torsional constant of the springs applied in the exchange, in order to increase the range of opportunities of manipulation of the performance of the vehicle, benefiting the team. The study is based on the application of the knowledge of machine elements in determining the torsional constant of the springs. With the physical analysis of the same, survey of its characteristics and constructive parameters. Then, an analytical method was used to determine stiffness based on the geometry of the spring whose results could be compared with experimental measurement. The equations are suitable and effective for determining the torsional constant. Several experimental variables existed and, faced with error values presented, it was possible to note the need to keep them in a more controlled future in order to bring the analytical results even closer to the experimental results.
Keywords: Molas Helicoidais
Câmbio CVT
Baja
Comet 780
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro Multidisciplinar de Caraúbas
Citation: Guerra (2018) (GUERRA, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2058
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3050
Issue Date: 17-Sep-2018
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

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