Educação do Campo

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    O lugar da Educação Ambiental no ensino fundamental: um estudo de caso nos anos iniciais da Escola Municipal Paulo Cavalcante de Moura
    (2023-10-17) Silva, Anne Janaina Toscano dos Santos; Santos, José Erimar dos; Santos, José Erimar dos; Sousa Júnior, Francisco Souto de; Silva, Micaela Ferreira dos Santos
    Apresenta-se a temática da Educação Ambiental no Ensino Fundamental, explorando o caso da Escola Municipal Paulo Cavalcante de Moura, localizada na cidade de Mossoró-RN, como uma possibilidade em promover discussões e estudos voltados para o enfretamento dos problemas ambientais as quais a sociedade enfrenta . O objetivo é analisar as práticas educativas e pedagógicas e seus impactos na formação social dos alunos nos anos iniciais (1º ao 5º ano) na referida escola. Essa abordagem se justifica pela crescente importância da conscientização ambiental e cidadania desde cedo para a preservação e sustentabilidade do planeta. Metodologicamente, a pesquisa utiliza o instrumento de coleta de dados empíricos ( questionários) com a amostragem de 10 professores de sala de aula regular, para investigar a interação entre Educação Ambiental e a realidade escolar, analisando quais projetos e ações práticas são desenvolvidos para fomentar a temática. Os resultados revelam que as estratégias pedagógicas utilizadas para abordar as questões ambientais, são trabalhadas de forma cotidiana nas salas de aula, com livros didáticos. Destaca-se, ainda, a relevância da formação dos educadores na graduação e de forma continuada, bem como o desenvolvimento de ações práticas em Educação Ambiental com a participação de toda comunidade escolar para que haja uma aprendizagem crítica e reflexiva gerando mudança de comportamento e pensamento acerca da preservação dos recursos naturais para as gerações futuras. As conclusões apontam para a necessidade de uma abordagem educacional mais abrangente e consciente nos anos iniciais, reforçando a importância da Educação Ambiental na formação dos professores para que eles construam, com os alunos, um conhecimento contextualizado, preparando-os para os desafios do mundo contemporâneo.
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    Discursos sobre racismo e educação antirracista no Alma Preta Jornalismo
    (2023-10-13) Leandro, Antonia Daurenisa Ribeiro; Estevão, Ady Canário de Souza; Estevão, Ady Canário de Souza; Nonato, Ana Kelly dos Reis; Cunha, Auristela Crisanto da; Santos, José Erimar dos
    Este estudo focalizou o campo de discussão entre linguagem e educação a partir da história de vida da autora e sua relação com a comunidade, partindo da pergunta: como o discurso sobre o racismo e educação antirracista circula no site Alma Preta Jornalismo? Para tanto, buscou investigar o discurso do racismo e antirracismo no site Alma Preta Jornalismo em uma materialidade linguística tomada como enunciado, articulada com a reflexão entre discurso, linguagem e questão étnico-racial em relação aos sujeitos negros. A pesquisa utiliza-se da abordagem qualitativa interpretativista com procedimentos de análise dos estudos discursivos cujo corpus é formado por uma materialidade gerada no referido site. Para tanto, o estudo foi referenciado por autores, a partir dos estudos da linguagem e educação, tais como: Almeida (2019), Gomes (2005), Munanga (2005), Orlandi (2009), Carina (2023), entre outros. Os resultados apontam para uma educação antirracista viabilizada pelo portal com materialidade que constitui vidas negras. Como conclusão, destaca-se o papel do site Alma Preta Jornalismo para traçar modos de denúncia do racismo e promoção da igualdade racial.
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    Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no período da pandemia no município de Upanema-RN
    (2023-09-28) Araújo, Flávia Leticia Bezerra de Sena; Silva Filho, Luiz Gomes da; Silva Filho, Luiz Gomes da; Estevão, Ady Canário de Souza; Silva, Ana Paula Felipe Ferreira da
    O vírus SARS-CoV-2 conhecido mundialmente como COVID-19 matou milhões de pessoas resultando em muitos efeitos negativas para o mundo. No Brasil, as consequências foram devastadoras, pois com o fechamento de serviços essenciais desencadeou desemprego, fome, doenças, evasão escolar e muitos outros problemas. Na educação, o ensino remoto tentou solucionar um dos problemas pela falta de aulas presenciais. Na Educação do Campo, a falta de acesso aos recursos de mídia dificultou a realização das aulas. Por esse modo, este trabalho tem como tema “Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no período da pandemia no município de Upanema-RN” contendo como objetivo geral do estudo “Compreender e analisar as implicações do ensino remoto no período da Pandemia no processo de ensino em uma escola do campo localizado no município de Upanema/RN”. Os objetivos específicos comtemplam: a) Identificar os principais desafios encontrados pelos professores durante o ensino remoto; b) Compreender as principais ações que foram mobilizadas para garantia do ensino durante o período da pandemia no Ensino Fundamental Anos Iniciais e c) Pesquisar como/se os professores utilizaram as TDICs no ensino durante a pandemia. O embasamento teórico a partir de: Paulo Freire (2016), Moran (1995, 2000, 2004), Gil (2002), Minayo (2007), Lévy (1999), Kenski (2007, 2010, 2020) Silva Filho (2021), Trivinõs (1987) e outros autores. A metodologia utiliza a pesquisa qualitativa com os professores da Escola Municipal Vicente de Paula Rocha. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário semiestruturado e, após isso, foram analisados os dados baseados no referencial teórico podendo compreender e analisar as implicações do ensino remoto no período da pandemia no processo de ensino na escola observada.
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    Desafio de acesso e permanência no ensino superior: um estudo com mulheres camponesas do P.A favela em Mossoró /RN
    (2023-10-13) Silva, Jeciane Mendes; Amorim, Jamira Lopes de; Amorim, Jamira Lopes de; Freire, Sara Cristina dos Santos; Carvalho, Sandra Maria gadelha de
    O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise acerca do acesso ao transporte para o deslocamento de mulheres agricultoras estudantes universitárias que residem na comunidade Projeto de Assentamento Favela, zona rural de Mossoró. Para atingir este objetivo, selecionamos 07 mulheres que já cursaram e/ou estão cursando o Ensino Superior em duas instituições de ensino. A amostra foi organizada em dois segmentos: 1) mulheres que já concluíram o curso e 2) mulheres que ainda estão cursando. A partir da amostra selecionada, foi possível fazer um comparativo entre as condições de acesso das mulheres que estudaram de 2006 a 2010 e mulheres que ingressaram em 2013 e concluíram ou ainda estão em fase de conclusão do curso. O estudo partiu de uma abordagem qualitativa, fizemos o uso de questionário e análise descritiva dos resultados obtidos. O recorte empírico nos deu possibilidade de observar que os desafios de acesso e permanência no Ensino Superior ainda são muito expressivos, caracterizando uma ausência de políticas mais eficazes nesse sentido. A partir dos resultados foi possível também refletir acerca das desigualdades de acesso e impacto destas no sucesso acadêmico, posto que mesmo chegando à Universidade, as condições de acesso das mulheres investigadas são desiguais e precarizadas. Palavras-chave: acesso; ensino superior; mulheres; permanência.
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    Comunidade Rural Baixa Fechada I, APODI - RN: a história narrada por seus moradores e em recursos imagéticos
    (2023-10-11) Oliveira, Kátia Lidiane da Costa; Medeiros, Emerson Augusto de; Medeiros, Emerson Augusto de; França, Maria da Conceição Fernandes de; Nascimento, Antonio Anderson Brito do
    Este estudo nasceu de vivências construídas no percurso formativo na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (LEDOC/UFERSA). A pesquisa tematiza a história da Comunidade Rural Baixa Fechada I, do Município de Apodi, Rio Grande do Norte, Brasil. Nesse lastro, a pesquisa tem como objetivo geral “refletir sobre a história da Comunidade Rural Baixa Fechada I, Apodi – RN, a partir de narrativas orais de seus moradores, bem como por meio de recursos imagéticos”. Em relação aos objetivos específicos, apresentam-se: a) narrar a história da Comunidade Rural Baixa Fechada I, Apodi – RN, com ênfase para os principais acontecimentos no referido espaço ao longo do tempo; b) inventariar a história da comunidade a partir das narrativas orais de moradores e de recursos imagéticos existentes no contexto local. A pesquisa fez uso da abordagem qualitativa, do método de pesquisa história oral, recorrendo como técnicas para a produção dos dados da entrevista semiestruturada e de recursos imagéticos (fotografias de objetos/espaços) presentes na própria comunidade. Participaram do estudo dois moradores (um do sexo masculino e um do sexo feminino) que residem no espaço há mais de 50 anos. O estudo se fundamenta em autores, como: Alberti (2004), Thompson (2008), Halbwachs (1990), Pollak (1992), Bondía (2002), entre outros. Como considerações, frisam-se que a comunidade, ao longo do tempo, passou por acontecimentos sucedidos não somente por questões de natureza social, vinculadas à dinâmica da sociedade como um todo. Na dimensão local, os moradores produziram diferentes dispositivos (associações, espaços de lazer, entre outros) e relações de convívio que marcaram suas histórias de vida e a história da comunidade.
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    História de vida e itinerâncias formativas de uma estudante negra na educação do campo
    (2023-10-06) Castro, Márcia Maria Pinheiro de Sousa; Santos, José Erimar dos; Santos, José Erimar dos; Estevão, Ady Canario de Souza; Lima, Núzia Roberta
    As pesquisas que utilizam a metodologia (auto) biográfica, originada das histórias de vida, têm crescido expressivamente no âmbito acadêmico. Na área educacional, esse método tem sido amplamente utilizado por pesquisadores. Diante disso, o objetivo deste trabalho é compreender a importância que as histórias de vida e as itinerâncias formativas de uma estudante negra na Educação do Campo têm para a narradora enquanto educadora em formação inicial docente. Para isso, foi realizado um relato (auto) biográfico das minhas vivências, utilizando registros pessoais, bem como uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e explicativa, por meio da consulta de artigos e outros materiais científicos nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico onde é apontado alguns autores como; Gil (2002), Souza (2007), Prado e Soligo (2007), Bragança (2012), Delory-Momberger (2011), Bondía (2002) e Passeggi (2014). Os resultados indicaram que a trajetória da estudante foi influenciada por fatores históricos, culturais, sociais e econômicos, destacando-se a experiência de ser proveniente do campo como um dos fatores que permearam todas as suas vivências. As itinerâncias formativas vivenciadas ao longo de sua trajetória foram cruciais para a sua formação como educadora, permitindo o desenvolvimento de uma visão crítica e reflexiva sobre a realidade social, bem como a compreensão das demandas e necessidades das comunidades rurais. Os resultados obtidos da pesquisa foram, portanto, que as histórias de vida e as itinerâncias formativas são elementos fundamentais para a formação inicial docente em contextos rurais, permitindo uma formação mais ampla e contextualizada. Ao narrar minha própria história, contribuo para a construção de uma reflexão mais profunda sobre a Educação do Campo e a formação de professores para atuarem nesse contexto. Por fim, ressalta-se a importância do uso da metodologia (auto) biográfica como uma ferramenta valiosa para a pesquisa educacional, permitindo um olhar mais sensível e humano sobre a formação docente.