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    Cooperação - como promotor do desenvolvimento rural na cadeia produtiva de mel no Rio Grande do Norte
    (2024-02-20) Linhares, José André Brito; Siqueira, Elisabete Stradiotto; Nobre, Fábio Chaves; Bispo, Danielle de Araújo; Cabral, Lilian Caporlíngua Giesta; Nepomucemo, Luciana Holanda
    A presente pesquisa tem como objetivo analisar a aplicabilidade da cooperação como fator impulsionador para a análise e ação coletiva no desenvolvimento rural dos agentes sociais da agricultura familiar, em particular na cadeia produtiva de mel no Estado do Rio Grande do Norte. A partir de uma pesquisa qualitativa descritiva com entrevistas semiestruturadas, foram identificadas as relações de cooperação presentes entre os nove sujeitos entrevistados que compõem a cadeia produtiva do mel. Foi possível perceber que a confiança e a reciprocidade facilitam as relações e transações entre os agentes sociais, além de reduzir custos e maximizar resultados com o compartilhamento de equipamentos e força de trabalho. Portanto, conclui-se que a cooperação através do compartilhamento material e imaterial é um multiplicador de recursos que contribuem para o desenvolvimento rural, fomentando a troca de informações e conhecimentos entre os envolvidos.
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    As dimensões do risco como fatores determinantes no processo decisório
    (2023-05-18) Marques, Miliana Luíza de Paiva; Nobre, Liana Holanda Nepomuceno; Nobre, Liana Holanda Nepomuceno; Nobre, Fábio Chaves; Silva, Franklyn Lopo da
    Brito e Amaral (2020) visam replicar pesquisas clássicas em finanças comportamentais por meio da abordagem proposta por Tversky e Kahneman (1979). Os resultados mostraram que os gestores tomaram decisões diferentes quando o mesmo problema foi reformulado. Junior e Famá (2010) analisam que os tomadores de decisão variam em suas percepções e valores de alternativas arriscadas, criando variabilidade comportamental. O modelo proposto por Nobre et al (2018) de comportamento diante do risco contempla a tomada de decisão de risco nas organizações a partir de determinantes oriundos do indivíduo e das organizações. Assim, esta pesquisa teve por objetivo geral analisar os efeitos do risco e suas dimensões sobre as decisões financeiras em organizações de pequeno e médio porte na cidade de Mossoró/RN, tendo caráter quantitativo. Os dados foram coletados a partir da realização de questionários com os gestores responsáveis pela tomada de decisão das empresas de pequeno e médio porte de Mossoró-RN. Foram aplicados 116 questionários, sendo que somente 111 foram validados. Foram considerados os fatores internos e externos das organizações, como as características individuais do tomador de decisões, as necessidades e capacidades de risco, a preferência, percepção e tolerância ao risco, além da racionalidade que permeia as decisões além dos aspectos cognitivos. Os resultados da pesquisa indicam que, individualmente, capacidade de risco, necessidade de risco e preferência pelo risco são preditores da percepção de risco organizacional; sendo a necessidade de risco um preditor que apresentou mais significância estatística. Além disso, a percepção de risco desempenha um papel fundamental na tomada de decisão organizacional, afetando de maneira inversa na tolerância ao risco; ou seja, a relação encontrada entre a percepção e tolerância estão inversamente correlacionadas. O modelo proposto por Nobre et al (2018) foi utilizado como base para esta análise, contribuindo para compreender melhor as especificidades das situações de risco nos processos decisórios.
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    Plano estratégico de marketing: um olhar crítico voltado para uma indústria de blocos cerâmicos por meio do Método Canvas
    (2023-10-13) Macedo, Antonia Tiffany Dantas; Gurgel, Judson da Cruz; Gurgel, Judson da Cruz; Santos, Suely Xavier dos; Silva, Paulo Gustavo da
    As empresas precisam estar atentas as mudanças que ocorrem em seu mercado de atuação. Um plano de marketing, possibilita a criação de um posicionamento do negócio mediante a concorrência no mercado, assim como auxilia na criação de estratégias para sobreviver no ambiente externo e manter-se competitivo. O presente estudo teve como objetivo propor um plano de marketing para uma indústria do ramo ceramista, através de uma análise de mercado e descrição dos processos da mesma. A metodologia aplicada foi o modelo de Osterwalder (2010), o Business Model Canvas, associado a uma matriz SWOT, onde foi possível propor possíveis melhorias para o setor e para a empresa. A escolha de realizar o estudo nessa indústria, justifica-se como uma forma de aprimoramento nos conhecimentos nesse ramo, assim como a intenção de auxiliar na melhoria contínua de sua gestão. Com o estudo, conclui-se que o potencial da indústria é relevante, com grandes possibilidades de expansão e desenvolvimento, podendo tornar-se mais competitiva tomando decisões mais estratégicas.
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    Impulsionando a eficiência e a organização: uma análise de viabilidade do uso da ferramenta 5s em uma filial de uma construtora de alto padrão em Mossoró/RN
    (2023-10-10) Galdino, Bruno Mendes; Miranda, Ana Lúcia Brenner Barreto; Miranda, Ana Lúcia Brenner Barreto; Santos, Suely Xavier dos; Silva, Pablo Marlon Medeiros da
    O estudo se concentra na análise da viabilidade da implementação da ferramenta 5S em uma filial de uma construtora, abordando as dimensões física e processual. A pesquisa baseou a avaliação da situação atual da empresa e a perspectiva de aplicação da ferramenta através da vivencia e ótica dos funcionários, a revisão da literatura relacionada aos princípios do 5S, e a coleta de dados qualitativos por meio de entrevistas com abordagem semiestruturadas aplicadas aos funcionários. Os resultados indicaram uma percepção compartilhada de que a organização e a limpeza precisam ser aprimoradas para melhorar a eficiência e a qualidade do trabalho. Com base nas respostas dos funcionários, foram propostas soluções específicas para melhorar a organização, comunicação e colaboração, bem como para implementar práticas de limpeza sistemáticas. Este estudo contribui para a compreensão da aplicação prática dos princípios do 5S em empresas de construção civil e destaca a importância da gestão da qualidade no setor, a fim de encontrar melhores formas para organização e impulsionar a eficiência dos processos.
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    A inclusão do deficiente no mercado de trabalho: obstáculos pessoais, obstáculos organizacionais e benefícios
    (2023-10-09) Lima, Beatris Rayane Ferreira de; Bispo, Danielle de Araújo; Bispo, Danielle de Araújo; Nepomuceno, Luciana Holanda; Amaral, Inácia Girlene
    O presente trabalho apresenta uma análise dos obstáculos e benefícios associados à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, abordando esta questão sob perspectivas pessoais e organizacionais. O estudo considera a Lei de Cotas como uma política pública fundamental para o desenvolvimento deste tema. Realizou-se uma pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas entre os participantes: Pessoas com deficiência e pessoas com experiência em contratação e liderança de PCD. Através de uma análise de dados interpretativa, examina-se como a inclusão impacta indivíduos com deficiência e as organizações que os acolhem, destacando os benefícios da diversidade, o estimulo à inovação e as dificuldades relacionadas à acessibilidade, à conscientização e á resistência à mudança. Este trabalho visa contribuir para uma compreensão mais abrangente da inclusão no mercado de trabalho e ressalta a importância de politicas inclusivas na promoção de uma sociedade mais igualitária.
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    Empreendedorismo verde: sustentabilidade para desenvolvimento dos negócios
    (2023-10-13) Sá, Igor Roger Sousa de; Silva, Paulo Gustavo da; Silva, Paulo Gustavo da; Gurgel, Judson da Cruz; Xavier, Suely dos Santos
    Considerando as mudanças ocorridas no mundo por conta do advento da globalização e consequentemente o aumento da industrialização, observa-se que as questões ambientais são debates que estão sendo recorrentes, visando produções sustentáveis, sistemas mais limpos, e com descarte, bem como reaproveitamento efetuados de forma correta. O objetivo deste estudo será investigar os trabalhos científicos que tratam sobre empreendedorismo verde publicados no Brasil referente aos anos de 2010 a 2020. Tendo em vista isso, o presente estudo trará os conceitos de empreendedorismo verde, como uma maneira de produção sustentável, visando inclusive agregar valor ao produto ou serviço, pois este é um nicho na qual a demanda tende a crescer, acompanhando a população que tem se conscientizado acerca dos problemas ambientais. O estudo está pautado em revisões bibliográficas, de cunho qualitativo e caráter descritivo, que permitiu analisar 13 Artigos e 6 Dissertações/Teses que apresentaram alta relação com tema, pesquisados em bases de dados como Scielo, Web of Science, Google Schollar e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O estudo permitiu que fosse avaliado o potencial da prática do empreendedorismo sustentável como vantagem competitiva, demonstrando que é possível agregar valor ao produto ou serviço, pois cada vez mais, observa-se essa conscientização e preocupação em práticas que causem menos agressões ao meio ambiente. Evidencia-se que esta é uma constante que exige mais estudos, em âmbito mundial, de forma que comece a se pensar em práticas sustentáveis que possam ser aplicadas, pensando-se inclusive nas próximas gerações.