Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3303
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBrito, Igo Joctan de Almeida
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor1Queiroz, Paulo Gabriel Gadelha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Angélica Félix de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Danniel Cavalcante
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-10T13:08:33Z-
dc.date.available2019-12-10T13:08:33Z-
dc.date.issued2019-03-19
dc.identifier.citationBrito (2019) (BRITO, 2019)pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1744
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3303-
dc.descriptionArtigo Acadêmicopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho apresenta-se uma proposta metodológica para auxiliar o ensino de alunos do ensino fundamental, utilizando como ferramenta o kit de ro-bótica Lego Mindstorm em conjunto com seu software de controle. Para esta pesquisa foram desenvolvidas e ministradas aulas teóricas e práticas para alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Mossoró-RN, ao todo foram contempladas 6 escolas diferentes, cada escola, com uma média de 40 alunos, divididos em 4 turmas de até 10 alunos. Cada aula tinha duração de 4 horas, durante os encontros apresentava-se atividades que visavam introduzir aos alunos conceitos de lógica, algoritmo, além de outras matérias como matemática, física e geometria. Em todas as atividades era possível se observar a enorme contribuição dada pelo uso do robô como ferramenta de ensino, uma vez que com ele podíamos demonstrar conceitos abstratos de forma concreta.pt_BR
dc.description.abstractNão possuipt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-10T13:08:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license.txt: 1866 bytes, checksum: 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b (MD5) IgoJAB_ART.pdf: 1579732 bytes, checksum: 7e42b7bebb597ad054c6ea289860ff4c (MD5) Previous issue date: 2019-03-19en
dc.description.sponsorshipTrabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Semi-Áridopt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFERSApt_BR
dc.relation.referencesBRITO, Igo Joctan de Almeida. Abordagem metodológica para auxílio do aprendizado por meio da robótica educacional. 10f., Mossoró, 2019.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectLego mindstormpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleAbordagem metodológica para auxílio do aprendizado por meio da robótica educacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IgoJAB_ART.pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.