Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3318
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Salas multisseriadas: compreensões sobre a organização da prática docente
metadata.dc.creator: Oliveira, Francisca Rayane Gomes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Seal, Ana Gabriela de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Morais, Marcelo Bezerra de
metadata.dc.contributor.referee2: Cunha, André Victor Cavalcanti Seal da
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho constitui-se em um estudo monográfico realizado com três docentes que lecionam em classes multisseriadas, em duas escolas com organização de ensino multisseriado. A partir de uma pesquisa qualitativa com visitas às escolas, entrevista semiestruturada e anotações em diário de campo através da seguinte pergunta: Como os docentes que lecionam em salas multisseriadas organizam seu trabalho no processo de ensino aprendizagem? E o objetivo geral foi: Conhecer as metodologias de trabalho utilizadas pelos professores atuantes em salas de aulas multisseriadas. Como objetivos específicos, buscou-se identificar formas de gerenciamento do tempo pelos docentes em salas multisseriadas, entender como os docentes trabalham os conteúdos disciplinares no contexto das salas multisseriadas e analisar as formas de organização do grupo classe, promovidas pelos docentes frente ao trabalho com turmas multisseriadas. Inicialmente, apresenta-se uma revisão sobre a organização de ensino multisseriado, no qual foi perceptível que esse modelo de organização de ensino surge no momento que se aborda a necessidade de uma educação para todos, com reflexões sobre o atendimento a públicos pequenos de alunos em locais distantes ou de difícil acesso. Na continuidade, passamos a refletir acerca das particularidades relacionadas às salas multisseriadas. Abordamos desde a formação de professores, apoio pedagógico, até a atenção por parte dos governantes para com essa realidade de ensino. Nossa pesquisa mostrou que os docentes indicam conseguir desenvolver um trabalho satisfatório apesar das lacunas/limites da atividade em salas multisseriadas. Além disso, esse estudo apontou que as salas multisseriadas podem proporcionar bons resultados nas relações de ensino-aprendizagem, embora na atual configuração necessite de um grande esforço/empenho por parte dos professores à revelia das condições que lhes são colocadas.
Abstract: The present work consists of a monographic study carried out with three teachers who teach in multi-series classes, in two schools with multi-series teaching organization. From a qualitative research with visits to schools, semi-structured interview and notes in field diary through the following question: How do teachers who teach in multi-series rooms organize their work in the process of teaching learning? And the general objective was: To know the work methodologies used by teachers working in multi-series classrooms. As specific objectives, the aim was to identify ways of time management by teachers in multiseries rooms, to understand how teachers work the content in the context of multi-series rooms and to analyze the forms of organization of the class group, promoted by teachers in relation to working with classes multisseries. Initially, a review is presented on the organization of multi-grade teaching, in which it was noticeable that this model of teaching organization arises at the moment that the need for an education for all is addressed, with reflections on the attendance to small audiences of students in distant or hard to reach places. In continuity, we began to reflect on the particularities related to the multi-series rooms. We approach from the training of teachers, pedagogical support, to the attention of the government to this reality of teaching. Our research has shown that teachers indicate that they can develop satisfactory work despite the gaps / limits of activity in multisite rooms. In addition, this study pointed out that multi-session rooms can provide good results in teachinglearning relationships, although in the present configuration it needs a great effort/commitment on the part of the teachers in disregard of the conditions placed on them.
Keywords: Salas multisseriadas
Ensino
Escolas do campo
Prática docente
Multi-Serial rooms
Teaching
Country schools
Teaching practice
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Citation: Oliveira (2019) (OLIVEIRA, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1812
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3318
Issue Date: 20-Mar-2019
Appears in Collections:Licenciatura Interdisciplinar e Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FranciscaRGO_MONO.pdf525.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.