Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3384
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Satisfação acadêmica: uma análise das experiências sob a ótica dos discentes de contabilidade
metadata.dc.creator: Silveira Neto , João Nepomuceno da
metadata.dc.contributor.advisor1: Moreira, Caritsa Scarlaty
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar o nível de satisfação acadêmica dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). A amostra da pesquisa foi composta pelos discentes do sexto ao nono semestre da graduação, com matrícula ativa no semestre 2018.1. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário formado por perguntas abertas e fechadas acerca da satisfação acadêmica. A estratégia metodológica teve por base a pesquisa exploratória-descritiva e para análise de resultados utilizou-se a abordagem quantitativa, com a utilização de estatísticas descritivas para a análise das perguntas fechadas, e também a abordagem qualitativa, pois utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para as respostas discursivas dos discentes. Os dados foram tabulados no programa Excel (Versão Windows 2010), e de forma complementar a análise dos achados, utilizou-se da técnica “nuvem de palavras” criada através do software Atlas ti (Versão 8.0). Os resultados foram divididos em três dimensões de acordo com o constructo de satisfação: (1) satisfação com o curso; (2) satisfação com a oportunidade de desenvolvimento; (3) satisfação com a instituição. Dentre as dimensões analisadas, a que apresentou o maior grau de satisfação foi a primeira, satisfação com o curso, uma vez que os mesmos demonstraram manter um bom grau de relacionamento com os professores e colegas de curso, além de possuírem a flexibilidade de conseguirem se adaptar a metodologia utilizada pelos professores. No que tange a segunda dimensão, oportunidade de desenvolvimento, a maioria dos discentes demonstraram-se satisfeitos, havendo, porém, uma inclinação para não satisfação em alguns pontos analisados, como a diversidade das atividades extracurriculares, oferecimento de eventos sociais e o programa de apoio financeiro oferecido pela instituição. Já quanto a satisfação com a instituição, terceira dimensão, os resultados também demonstraram maior nível de satisfação do que insatisfação, apesar de ter apresentado um nível de satisfação, em média, inferior as demais dimensões, e isso se deu em virtude de alguns fatores, como o acervo limitado disponibilizado na biblioteca, a falta de segurança e a distância entre os setores da instituição.
Abstract: Não possui
Keywords: Ciências contábeis
Dimensão
Satisfação acadêmica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Citation: Silveira Neto (2018) (SILVEIRA NETO, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1223
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3384
Issue Date: 10-Sep-2018
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoãoNSN_ART.pdf712.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.