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dc.creatorMelo, Jorge Moreira-
dc.contributor.advisor1Moreira, Caritsa Scartaty-
dc.date.accessioned2020-03-06T12:09:18Z-
dc.date.available2020-03-05-
dc.date.available2020-03-06T12:09:18Z-
dc.date.issued2019-08-07-
dc.identifier.citationMelo (2019) (MELO, 2019)pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/4553-
dc.descriptionArtigo Acadêmicopt_BR
dc.description.resumoA dinâmica do mercado torna produtos e serviços cada vez mais disponíveis. Porém, uma inadequada compreensão das questões financeiras envolvidas pode impactar as realizações e a vida dos indivíduos e sociedade. Como uma competência de aprendizado possível, o presente estudo tem por objetivo analisar, comparativamente, o nível de educação financeira dos discentes de Ciências Contábeis, Administração e Direito. Para tanto, foi aplicado um teste com estudantes destes três cursos no Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Ámido (UFERSA). As notas médias obtidas foram submetidas ao teste t de Student, Anova e Anacor para apurar ocorrência de diferenças significativas dentre os grupos formados pelo respectivo curso e ainda conforme as caraterísticas sociodemográficas dos alunos. As diferenças foram significativas e positivas para aqueles que cursaram disciplinas financeiras durante a graduação, embora, em média, tenham sido classificados como detentores de um nível intermediário de educação financeira. Os alunos de Ciências Contábeis apareceram em maior número com conhecimento financeiro alto comparados aos de Administração, na maioria medianos, e aos de Direito, majoritários na classificação baixa. Foi visto ainda que as caraterísticas sociodemográficas mostraram relação com os resultados, mas não de forma uniforme para cada curso. Destarte, considerando o desempenho ainda mediano, evidencia-se um espaço para que ações acadêmicas possam melhorar a educação financeira dos graduandos, habilidade importante e necessária para tomada de decisões inteligentes para a vida pessoal e profissional (OCDE, 2013), a exemplo do que fazem outras universidades brasileiras, como a Universidade de Brasília (UNB) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanessa Pessoa (vanessap@ufersa.edu.br) on 2020-03-06T12:09:18Z No. of bitstreams: 1 JorgeMM_ART.pdf: 610730 bytes, checksum: 1975d602893bc80f0ee5c8aa8388b491 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-06T12:09:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JorgeMM_ART.pdf: 610730 bytes, checksum: 1975d602893bc80f0ee5c8aa8388b491 (MD5) Previous issue date: 2019-08-07en
dc.description.sponsorshipTrabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Semi-Áridopt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFERSApt_BR
dc.relation.referencesMELO, Jorge Moreira. Educação financeira: estudo comparado entre discentes de ciências contábeis, administração e direito. 2019. 25 f., Mossoró, 2019.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subjectVariáveis Sociodemográficaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleEducação financeira: estudo comparado entre discentes de ciências contábeis, administração e direitopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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