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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Jogos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de química geral em um curso de Ciência e Tecnologia
metadata.dc.creator: Silva, Maxwell da
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa Júnior, Francisco Souto de
metadata.dc.contributor.referee1: Morais, Lidiane Alves de
metadata.dc.contributor.referee2: Dantas, Elaine Luciana Sobral
metadata.dc.description.resumo: Ao longo dos últimos anos vem crescendo a procura por novas metodologias que ajudam a melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos. Uma alternativa que pode ser trabalhada em sala de aula para diminuir essa problemática é realizar atividades lúdicas, entre elas é o uso de jogos. O projeto intitulado Jogos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de química geral em um curso de ciência e tecnologia, teve como objetivo avaliar como a prática de jogos lúdicos durante as aulas do componente curricular de química geral podem influenciar no aprendizado de um grupo de estudantes do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA do Campus Angicos/RN. O projeto foi dividido em etapas, a primeira foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros e em revistas com qualis de A1 a B2, na área de Ensino de Química, para identificar e selecionar um jogo didático que trabalhe conceitos sobre a Tabela Periódica, a segunda foi confeccionado o tabuleiro e as peças do jogo, a terceira foi realizado o jogo e foi aplicada a escala de LIkERT e na quarta e última etapa os dados foram analisados. Onde 35 discentes participaram do jogo e foram divididos em 7 grupos com 5 discentes em cada grupo em dois tabuleiros e ao término da atividade responderam as assertivas. Contudo constatou que o uso de jogos é proveitoso, melhora o desempenho e motiva os alunos e que a utilização dos mesmo nas aulas de química auxilia no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: An alternative that can be worked in the classroom to reduce this problem is to carry out recreational activities, among them is the use of games. The project entitled Games in the teaching-learning process in general chemistry classes in a science and technology course, aimed to evaluate how the practice of playful games during classes in the general chemistry curriculum component can influence the learning of a group of students of the Bachelor of Science and Technology course at the Federal Rural University of the Semi-arid - UFERSA at Campus Angicos / RN. The project was divided into stages, the first was a bibliographic search in books and magazines with grades A1 to B2, in the area of Chemistry Teaching, to identify and select a didactic game that works with concepts on the Periodic Table, the second the board and game pieces were made, the third game was performed and the LIkERT scale was applied and in the fourth and last stage the data were analyzed. Where 35 students participated in the game and were divided into 7 groups with 5 students in each group on two boards and at the end of the activity answered the statements. However, he found that the use of games is beneficial, improves performance and motivates students and that their use in chemistry classes helps in the teaching-learning process.
Keywords: Ensino-aprendizagem
Atividade lúdica
Ensino de química
Tabela periódica
Teaching-learning
Playful activity
Chemistry teaching
Periodic table
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro Multidisciplinar de Angicos
Citation: Silva (2019) (SILVA, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/4908
Issue Date: 29-Jan-2020
Appears in Collections:Ciência e Tecnologia

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