Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5046
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: As tecnologias digitais na educação básica: um olhar sobre o uso pedagógico das TICs na escola estadual Joaquim Nabuco no município de Taipu/RN
metadata.dc.creator: Fonseca, Hélio
metadata.dc.contributor.advisor1: Azevedo, Samuel Oliveira de
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, Renata Pitta
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Andrezza Cristina da Silva Barros
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa visa refletir acerca do uso do computador no processo de ensino e aprendizagem, fazendo-se uma abordagem sobre as novas Tecnologias de Informação e Comunicação e sua utilidade como ferramentas didático-pedagógicas na educação básica e sua importância para o desenvolvimento dos estudantes. O objetivo principal foi analisar a inserção das tecnologias na prática pedagógica dos professores do Ensino Fundamental na Escola Estadual Joaquim Nabuco, no Município de Taipu, no Rio Grande do Norte. Especificamente, verificou-se a percepção dos docentes acerca do uso das TICs na educação como forma dinamizadora do processo de ensino-aprendizagem e como ocorre sua inserção no contexto escolar, além de observar a percepção em relação à importância do laboratório de informática no cotidiano da escola. A pesquisa foi descritiva e exploratória e adotou abordagens quali-quantitativas. Os resultados apontaram que os professores acreditam que o uso das tecnologias digitais no diagnóstico escolar é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, mas ainda existem alguns empecilhos para sua efetiva inserção, como a falta de formação e a infraestrutura das escolas. Além disso, também mostraram o reconhecimento sobre a importância do laboratório de informática no âmbito escolar.
Abstract: This research aims to reflect on the use of computers in the teaching and learning process, approaching the new Information and Communication Technologies and their usefulness as didactic-pedagogical tools in basic education and their importance for the development of students. The main objective was to analyze the insertion of technologies in the pedagogical practice of elementary school teachers at Joaquim Nabuco State School, in Taipu, in Rio Grande do Norte. Specifically, it was verified the perception of teachers about the use of ICTs in education as a way of dynamizing the teaching-learning process and how it occurs in the school context, in addition to observing the perception regarding the importance of the computer lab in the school's daily life. The research was descriptive and exploratory and adopted qualiquantitative approaches. The results showed that teachers believe that the use of digital technologies in the school diagnosis environment is fundamental to the teaching-learning process, but there are still some obstacles to their effective insertion, such as the lack of training and the infrastructure of schools. In addition, they also showed recognition of the importance of the computer lab in the school environment.
Keywords: Diagnóstico escolar
Laboratório de Informática
Educação básica
TICs na educação
School diagnosis
Computer lab
Basic education
ICTs in education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro Multidisciplinar de Angicos
Citation: Fonseca (2019) (FONSECA, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5046
Issue Date: 6-Feb-2020
Appears in Collections:Computação e Informatica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HélioF_MONO.pdf747.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.