Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5128
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Michel Platiny-
dc.contributor.advisor1Vilar, Zoroastro Torres-
dc.contributor.referee1Cavalcante, Fabricio José Nobrega-
dc.contributor.referee2Medeiros, Ramon Ruda Brito-
dc.date.accessioned2020-06-30T19:02:43Z-
dc.date.available2020-06-30-
dc.date.available2020-06-30T19:02:43Z-
dc.date.issued2018-04-19-
dc.identifier.citationCosta (2018) (COSTA, 2018)pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5128-
dc.descriptionMonografiapt_BR
dc.description.resumoMotor é uma máquina que transforma outras formas de energia em energia mecânica. Em meio aos diversos tipos de motores, o objeto em questão será o motor de combustão interna (MCI), onde a pressão resultante da mistura combustível/comburente é utilizada para movimentar o veio motor. Os equipamentos responsáveis por fazer a caracterização dos motores é o dinamômetro. Ele é utilizado para medir força, e nas suas diversas configurações é possível analisar parâmetros como a potência, torque e consumo de combustível. O trabalho desenvolveu uma bancada conceitual que utiliza de um dinamômetro de atrito, que por meio do acoplamento de um freio deformará uma barra e esta deformação será medida através de um dispositivo strain gauge, que mede pequenas deformações utilizando do princípio de que o material muda sua resistência elétrica quando sofre uma deformação. Como conclusão, foi apresentada uma bancada conceitual além de uma metodologia para a realização dos testes.pt_BR
dc.description.abstractEngine is a machine that transforms other forms of energy into mechanical energy. Among the various types of engines, the object in question will be the internal combustion engine (MCI), where the resulting pressure of the fuel / oxidizing mixture is used to drive the drive shaft. The equipment responsible for characterizing the engines is the dynamometer. It is used to measure force, and in its various configurations it is possible to analyze parameters such as power, torque and fuel consumption. The work provides for the development of a conceptual workbench that uses a friction dynamometer, which by means of the coupling of a brake will deform a rod and this deformation will be measured through a strain gauge device, which measures small deformations using the principle that the material changes its electrical resistance when it undergoes a deformation. As conclusion will be presented conceptual bench plus a methodology for conducting the tests.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by DepositoBOT BOT (depositobot@ufersa.edu.br) on 2020-06-30T19:02:43Z No. of bitstreams: 1 MichelPC_MONO.pdf: 6379673 bytes, checksum: 1ab8dde5445a995e191b4da90bc08b41 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-30T19:02:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MichelPC_MONO.pdf: 6379673 bytes, checksum: 1ab8dde5445a995e191b4da90bc08b41 (MD5) Previous issue date: 2018-04-19en
dc.description.sponsorshipTrabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Semi-Áridopt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharias - CEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFERSApt_BR
dc.relation.referencesCOSTA, Michel Platiny. Bancada conceitual de medição de potência de motor mci pelo método strain gauge. 45f. 2018 Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica). Centro de Engenharias, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2018.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDinamômetropt_BR
dc.subjectTorquept_BR
dc.subjectMCIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.titleBancada conceitual de medição de potência de motor mci pelo método strain gaugept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MichelPC_MONO.pdf6.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.