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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O uso das tic no processo de ensino-aprendizagem na proposta pbl: estudo de caso com alunos de medicina
metadata.dc.creator: Lopes, Elys Gardênia de Freitas
metadata.dc.contributor.advisor1: Mendes Neto, Francisco Milton
metadata.dc.contributor.referee1: Pontes, Verônica Maria de Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Leite, Cicília Raquel Maia
metadata.dc.description.resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação estão presentes em todas as áreas, especificamente na educação, contribuindo para o surgimento de metodologias ativas de ensino. Como exemplo dessas metodologias, pode-se destacar neste trabalho a Aprendizagem Baseada em Problema (PBL), que é um método de ensino que altera a ótica de como ocorre o processo de ensino-aprendizagem, trazendo para o aluno o papel de protagonista e para o professor o de facilitador. A aplicação dessa metodologia emprega o uso de problemas como um mecanismo de estímulo à aprendizagem e como forma de desenvolver as habilidades. Logo, os alunos aprendem ao passo que interagem na resolução de um problema proposto. A dinâmica de execução da PBL possibilita que os problemas propostos possam ser formulados tomando como referência o emprego de variadas fontes, como, por exemplo, por meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Neste sentido, o objetivo deste trabalho consiste em analisar, no âmbito pedagógico, o processo de ensino-aprendizagem produzido por meio da utilização simultânea da ferramenta computacional Problem e da metodologia PBL. Essa combinação permite o desenvolvimento de práticas educativas voltadas para a aplicação síncrona entre teoria e prática. A utilização dessa ferramenta objetiva auxiliar o facilitador e os alunos na implantação da PBL no AVA Moodle. A metodologia utilizada fundamenta-se no emprego do ciclo de execução da Aprendizagem Baseada em Problema, aplicado por meio da ferramenta computacional Problem, na modalidade de ensino Educação a Distância. Quanto aos métodos de pesquisa, foram utilizados procedimentos de natureza quali-quantitativa, sendo metodologicamente aplicados o estudo de caso e a estatística descritiva, respectivamente. Os fundamentos metodológicos da pesquisa estão apoiados nos critérios de Barrows (2006), Hmelo-Silver (2006), Moran (2018) e na formulação de duas hipóteses propostas por Correa (2003). Como resultado da pesquisa foi possível empregar um módulo de suporte à PBL integrado ao Moodle, com o propósito de atender às principais metas relacionadas ao cumprimento do ciclo de aplicação dessa metodologia, bem como auxiliar estudantes e facilitadores durante o processo de ensino-aprendizagem
Abstract: Information and Communication Technologies are present in all areas, specifically in education, contributing to the emergence of active teaching methodologies. As an example of these methodologies, we can highlight in this work Problem-Based Learning (PBL), which is a teaching method that alters the perspective of how the teaching-learning process occurs, bringing to the student the role of protagonist and for the teacher the facilitator. The application of this methodology employs the use of problems as a mechanism to stimulate learning and as a way to develop the skills. Therefore, students learn while interacting in solving a proposed problem. The dynamics of PBL implementation make it possible to formulate the proposed problems using a variety of sources, such as through Virtual Learning Environments (VLE). In this sense, the objective of this work is to analyze, in the pedagogical context, the teaching-learning process produced through the simultaneous use of the computational tool Problem and the PBL methodology. This combination allows the development of educational practices focused on the synchronous application of theory and practice. The use of this tool aims to assist the facilitator and the students in the implementation of the PBL in VLE Moodle. The methodology used is based on the use of the cycle of execution of Problem-Based Learning, applied through the computational tool Problem, in the modality of distance education. As for the research methods, qualitative and quantitative procedures were used, and the case study and descriptive statisTIC were methodologically applied, respectively. The methodological foundations of the research are supported by the criteria of Barrows (2006), Hmelo-Silver (2006), Moran (2018) and the formulation of two hypotheses proposed by Correa (2003). As a result of the research, it was possible to use a PBL support module integrated with Moodle, in order to meet the main goals related to the greeting of the cycle of application of this methodology, as well as to help students and facilitators during the teaching-learning process
Keywords: Aprendizagem baseada em problema
Tecnologias da informação e comunicação
Educação a distância
Medicina
Ensino-aprendizagem
Problem-based learning
Information and communication technologies
Distance education
Medicine
Teaching-learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Citation: Citação com autor incluído no texto: Lopes (2018) Citação com autor não incluído no texto: (LOPES, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5173
Issue Date: 27-Nov-2018
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