Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5176
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Imagens ressecadas: a representação iconográfica do nordeste nos livros didáticos de história
metadata.dc.creator: Silva, Enock Douglas Roberto da
metadata.dc.contributor.advisor1: Tamanini, Paulo Augusto
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Jean Mac Cole Tavares
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Rogério Luiz de
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação busca investigar como a região Nordeste vem sendo representada nos livros didáticos de História fornecidos pelo PNLD, refletindo sobre determinadas ideias que passaram a ser atreladas a esta região do país. Para tanto, utilizamos quatro coleções de livros didáticos de História do 4º ao 9º ano do ensino fundamental, por meio da análise de imagens e discursos, além do estudo e retrospectiva histórica pertinente a temática. Os objetivos específicos da pesquisa buscam verificar os discursos regionais sobre o Nordeste reelaborados cientificamente, identificando reproduções de estereótipos, destacando as possíveis implicações na construção de uma imagem da região; refletir sobre o livro didático e imagens como mecanismos de produção e reprodução de representações, e analisar as diretrizes curriculares sobre os conteúdos regionais da região Nordeste com foco na observação do rompimento e/ou reprodução de paradigmas. Metodologicamente, a pesquisa é de cunho qualitativo, bibliográfico e documental. Utilizando-se como referencial teórico os estudos de Gil (2008), Minayo (2001) e Fonseca (2011). No campo de análise das imagens a fundamentação foi feita a luz dos conceitos de Joly (2007), Mauad (2000) e Neiva (1993). Quanto ao conceito de representação, nos fundamentamos em Chartier (1990, 1991) e Certeau (1994), possibilitando pensar a imagem simbolicamente, do contexto de produção e suas intencionalidades. Burke (2004), Pesavento (2005) e Mauad (2004) foram referenciados no aspecto da compreensão histórica e simbólica das imagens. Sobre o livro didático nos referenciamos em Bittencourt (1993) e Schmidt (2006). Sobre o Nordeste e suas matrizes de pensamento em Albuquerque Jr (2001, 2007), Freyre (2010), Guerra (1981) e Furtado (1997). Portanto, a pesquisa apresenta reflexões sobre o ensino de História e alguns elementos de sua constituição, como o livro didático, as imagens e os discursos que (re)produzimos cotidianamente em sala de aula, muitas vezes carregados de elementos preconceituosos não perceptíveis pelo senso comum
Abstract: This dissertation seeks to investigate how the Northeast region is represented in the didactic books provided by the PNLD, reflecting on certain ideas that started to be linked to this region of the country. To do so, we used four collections of textbooks of History from the 4th to the 9th grade of elementary school, through the analysis of images and speeches, as well as the study and historical retrospective pertinent to the theme. The specific objectives of the research seek to verify regional discourses about the Northeast (re) elaborated scientifically, identifying reproductions of stereotypes, highlighting the possible implications in the construction of an image of the region; to reflect on the didactic book and images as mechanisms of production and reproduction of representations, and to analyze the curricular guidelines on the regional contents of the Northeast region with a focus on the observation of the rupture and / or reproduction of paradigms. Methodologically, the research is qualitative, bibliographical and documentary. Using as theoretical reference the studies of Gil (2008), Minayo (2001) and Fonseca (2011). In the field of image analysis the reasoning was made in light of the concepts of Joly (2007), Mauad (2000) and Neiva (1993). As for the concept of representation, we are based on Chartier (1990, 1991) and Certeau (1994), making possible to think the image symbolically, of the context of production and its intentionalities. Burke (2004), Pesavento (2005) and Mauad (2004) were referenced in the aspect of historical and symbolic understanding of images. About the textbook we refer to Bittencourt (1993) and Schmidt (2006). On the Northeast and its arrays of thought in Albuquerque Jr (2001, 2007), Freyre (2010), Guerra (1981) and Furtado (1997). Therefore, the research presents reflections about the teaching of History and some elements of its constitution, such as the didactic book, images and discourses that we (re) produce daily in the classroom, often loaded with prejudiced elements not perceptible by common sense
Keywords: Representação
Livro didático
Nordeste
Iconografias
Representation
Textbook
Northeast
Iconographies
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO
Citation: Citação com autor incluído no texto: Silva (2019) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5176
Issue Date: 14-Feb-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM ENSINO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnockDRS_DISSERT.pdf2.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.