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dc.creatorRodrigues, Rafael de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9234290320372910pt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes Neto, Francisco Milton-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5725021666916341pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Demoly, Karla Rosane do Amaral-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3609545420379153pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Cláudia Rodrigues de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266827280052272pt_BR
dc.contributor.referee2Leite, Cicília Raquel Maia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9378258073324535pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-03T13:02:20Z-
dc.date.available2019-07-28-
dc.date.available2020-08-03T13:02:20Z-
dc.date.issued2019-04-30-
dc.identifier.citationCitação com autor incluído no texto: Rodrigues (2019) Citação com autor não incluído no texto: (RODRIGUES, 2019)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5178-
dc.description.resumoO transtorno do espectro autista é caracterizado por défices persistentes na capacidade de iniciar e sustentar a interação social recíproca e a comunicação social. O estudo desse transtorno possibilita a realização de pesquisas que auxiliem no tratamento por meio do uso de tecnologias da informação e comunicação. Nesse contexto, desenvolvemos de um jogo sério de interface adaptativa para crianças e jovens com transtorno do espectro autista. Através do perfil dos usuários e de suas experiências ao jogarem, a interface e os desafios se modificam. As condições que determinam as adaptações no jogo foram construídas contando com diferentes registros escritos: diários de bordo escritos durante oficinas realizadas nos ambientes de saúde mental por estudantes em uma interação direta com os usuários; análises escritas sobre as recorrências percebidas em situações de jogo e entrevistas com especialistas que acompanham as oficinas semanais no CAPSi. Definimos as melhores técnicas e métodos para atingir os objetivos na concretização do jogo Aventura Espacial. O propósito da presente pesquisa é a produção de um jogo que convida o usuário à experiência de interação social com os outros e com as circunstâncias do meio em que está inserido. No trabalho de validação pudemos perceber que a experiência dos jovens ao jogarem fomenta as diferentes formas de funcionamento da atenção com os desafios e sugestões que o jogo oferece. O jogo Aventura Espacial possibilita ao profissional da saúde mental acompanhar o percurso de sua realização por cada usuário.pt_BR
dc.description.abstractAutism spectrum disorder is characterized by persistent deficits in the ability to initiate and sustain reciprocal social interaction and social communication. The study of this disorder makes it possible to carry out research that helps in the treatment through the use of information and communication technologies. In this context, it is proposed the development of a serious game of adaptive interface for children and young people with autism spectrum disorder. Through the profile of users and their experiences as they play, the interface and challenges change. The conditions that determine the adaptations in the game were constructed with different written records: logbooks written during workshops held in mental health environments by students in a direct interaction with users; written analyzes of perceived recurrences in game situations and interviews with experts who follow weekly workshops at CAPSi. We try to define the best techniques and methods to reach the objectives in the accomplishment of the game Aventura Espacial. The purpose of the present research is the production of a game that invites the user to experience social interaction with others and the circumstances of the environment in which it is inserted. In the validation work we could see that the experience of the young people in the game encourages the different ways of functioning of the attention with the challenges and suggestions that the game offers. The game Aventura Espacial enables the mental health professional to follow the course of their achievement by each user.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Semi-Áridopt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFERSApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.relation.referencesRODRIGUES, Rafael de Almeida. Aventura espacial: um jogo sério de interface adaptativa voltado a crianças e jovens com transtorno do espectro do autismo. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectJogo Sériopt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectSerious Gamept_BR
dc.subjectCognitionpt_BR
dc.subjectInteractionpt_BR
dc.subjectMental Healthpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleAventura espacial: um jogo sério de interface adaptativa voltado a crianças e jovens com transtorno do espectro do autismopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.licenseCC-BY-SApt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação

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