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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Ontohedu: ontologia para educação patrimonial
metadata.dc.creator: Santos Júnior, Ramiro de Vasconcelos dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Gerciane Maria da Costa
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Mendes Neto, Francisco Milton
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Kyara Maria de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Diniz, Juliana Regueira Basto
metadata.dc.description.resumo: Considerando que o campo da cultura tem passado por um processo de informatização e que esta dinâmica tem gerado um grande volume de dados no ambiente virtual, torna-se uma tarefa importante voltar-se para as formas de circulação e de apropriação dessas informações. Portanto, foi realizado um estudo sobre o Lajedo da Soledade, sítio arqueológico localizado em Soledade, distrito de Apodi, no Rio Grande do Norte. Por meio desses estudos, levantou-se insumos sobre educação patrimonial, no qual foram usados no mapeamento do conhecimento do Lajedo de forma a dar suporte à aprendizagem no campo escolar e não escolar. Para mapear todo o acervo e disponibilizá-lo livremente ao público (escolar e não escolar), foi necessário desenvolver uma tecnologia capaz de armazenar todos os dados, inferi-los e, posteriormente, por meio deles, gerar conhecimento. Desta forma, esta pesquisa apresenta uma ontologia denominada OntoHedu para a modelagem do domínio patrimônio arqueológico. Sua especificação se deu a partir dos conhecimentos extraídos da revisão de literatura e do estudo de caso no sítio arqueológico. Uma aplicação Web denominada WebHedu foi desenvolvida e integrada a OntoHedu para disseminar, compartilhar, buscar e recuperar informações por meio de suas funcionalidades, servindo de interface aos sujeitos que a utilizam. Realizou-se a validação dos artefatos junto com os especialistas do sítio arqueológico por meio do modelo de aceitação de tecnologia TAM
Abstract: Considering that the field of culture has undergone a process of computerization and that this dynamic has generated a large volume of data in the virtual environment, it becomes an important task to turn to the forms of circulation and appropriation of this information. Therefore, a study was carried out on Lajedo da Soledade, an archaeological site located in Soledade, Apodi district, Rio Grande do Norte. Through these studies, we collected inputs on heritage education, in which they were used to mapping the knowledge of Lajedo in order to support learning in the school and non-school field. In order to map the entire collection and make it freely available to the public (school and non-school), it was necessary to develop a technology capable of storing all the data, inferring them and later, through them, generating knowledge. In this way, this research presents an ontology called OntoHedu for the modeling of the archeological patrimony domain. Its specification was based on the knowledge extracted from the literature review and from the case study at the archaeological site. A Web application called WebHedu has been developed and integrated with OntoHedu to disseminate, share, search and retrieve information through its functionalities, serving as interface to the subjects who use it. The validation of the artifacts was carried out together with the specialists of the archaeological site through the acceptance model of technology TAM
Keywords: Ontologia
Educação Patrimonial
Patrimônio Arqueológico
Lajedo de Soledade
Ontology
Heritage Education
Archaeological Patrimony
Lajedo de Soledade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI
Citation: Citação com autor incluído no texto: Júnior (2019) Citação com autor não incluído no texto: (JðNIOR, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5201
Issue Date: 23-Jul-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM COGNIÇÃO, TECNOLOGIAS E INSTITUIÇÕES

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