Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5289
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Objetos de aprendizagem: uma ferramenta pedagógica no processo de ensino aprendizagem do conteúdo de estequiometria na disciplina química no ensino médio
metadata.dc.creator: Silva, Lilianne de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Bertini, Luciana Medeiros
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Alves, Leonardo Alcântara
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Albino de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Bezerra, Diogo Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Francesca Danielle Gurgel dos
metadata.dc.description.resumo: A disciplina Química busca propiciar uma aprendizagem que garanta aos alunos condições de compreender e desenvolver a consciência plena de suas responsabilidades e direitos ao mesmo tempo que constroem os conhecimentos científicos inerentes à disciplina. Contudo, temos a impressão que o ensino desta disciplina é encarado pela maioria dos alunos como sendo distante da realidade em que estão inseridos e repleto de fórmulas e teorias a serem decoradas. É necessária a superação da prática docente centrada na memorização e reprodução de conceitos científicos. Nesse cenário, surgiu o interesse do presente estudo com o objetivo de avaliar o impacto do uso dos objetos de aprendizagem no desempenho dos alunos do Ensino Médio, no conteúdo de estequiometria, através de um estudo experimental. Este trabalho foi fundamentado teoricamente nos trabalhos e pesquisas de Carneiro e Silveira (2014), Tarouco e Dutra (2007), Santos e Silva (2014), Costa e Zorzi (2008), Silva (2015), Grisolía e Grisolía (2009), Staver e Lumpe (1995), Moran, Masetto e Behrens (2006), Oliveira (2013), Sabbatini (2012), Beck (2002), entre outros. Foi desenvolvida uma pesquisa de caráter experimental na qual coletamos dados quantitativos e qualitativos através da aplicação de uma escala de Likert e um teste (pré e pós) com alunos de duas turmas da 1ª série do Ensino Médio. A análise dos dados revelou que o uso dos objetos de aprendizagem facilita a compreensão de termos/conceitos teóricos e que por vezes não são possíveis de serem visualizados pelos alunos. Podemos afirmar que existe uma grande defasagem dos conteúdos matemáticos necessários para compreensão dos cálculos estequiométricos, fazendo assim necessária a realização de prática interdisciplinar que visem o desenvolvimento das habilidades lógico-matemáticas fundamentais para o conteúdo de Química. Com base nos resultados dos testes, para esse grupo em estudo, podemos concluir com certa segurança que a utilização dos objetos de aprendizagem para o ensino de estequiometria foi eficiente e eficaz auxiliando na construção da aprendizagem significativa. Observamos que os resultados vão de acordo com a nossa hipótese experimental, ou seja, o uso dos objetos de aprendizagem interfere positivamente no ensino-aprendizagem dos conteúdos de estequiometria. Assim, podemos considerar que é preciso capacitar o professor para fazer um uso mais efetivo dessa ferramenta em sala de aula, bem como contribuir para a construção da autonomia do educando no processo de ensino-aprendizagem
Abstract: The Chemistry discipline seeks to provide learning that guarantees students the conditions to understand and develop full awareness of their responsibilities and rights while building the scientific knowledge inherent to the discipline. However, we have the impression that the teaching of this discipline is regarded by most students as being far from the reality in which they are inserted and full of formulas and theories to be decorated. It is necessary to overcome the teaching practice centered on the memorization and reproduction of scientific concepts. In this scenario, the interest of the present study arose in order to evaluate the impact of the use of learning objects on the performance of high school students, in the content of stoichiometry, through an experimental study. This work was theoretically grounded in the works and researches of Taro and Dutra (2007), Santos e Silva (2014), Costa e Zorzi (2008), Silva (2015), Grisolía e Grisolía (2009), and Carneiro and Silveira (2014). Staver and Lumpe (1995), Moran, Masetto and Behrens (2006), Oliveira (2013), Sabbatini (2012), Beck (2002), among others. An experimental research was developed in which we collected quantitative and qualitative data through the application of a Likert scale and a test (pre and post) with students from two classes of the 1st grade of High School. Data analysis revealed that the use of learning objects facilitates the understanding of theoretical terms / concepts and that sometimes are not possible to be visualized by the students. We can say that there is a large gap in the mathematical content needed to understand stoichiometric calculations, thus making it necessary to carry out interdisciplinary practice aiming at the development of fundamental mathematical-logical skills for the content of Chemistry. Based on the results of the tests, for this study group, we can conclude with some certainty that the use of learning objects to teach stoichiometry was efficient and effective, helping to build meaningful learning. We observed that the results go according to our experimental hypothesis, that is, the use of learning objects interferes positively in the teaching-learning of stoichiometry contents. Thus, we can consider that it is necessary to train the teacher to make a more effective use of this tool in the classroom, as well as to contribute to the construction of the student's autonomy in the teaching-learning process
Keywords: Objetos de aprendizagem
Estequiometria
Metodologias de ensino
Learning objects
Stoichiometry
Teaching methodologies
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO
Citation: Citação com autor incluído no texto: Silva (2018) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5289
Issue Date: 18-Jan-2018
Appears in Collections:MESTRADO EM ENSINO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LilianneSS_DISSERT.pdf2.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.