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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Sobre ensinar matemática no ensino médio: compreensões a partir de narrativas docentes
metadata.dc.creator: Silva, Eliel Moraes da
metadata.dc.contributor.advisor1: Rocha, Simone Maria da
metadata.dc.contributor.referee1: Morais, Marcelo Bezerra de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Meyre Ester Barbosa de
metadata.dc.description.resumo: A dissertação focaliza e reflete as experiências de docentes de Matemática que atuam no Ensino Médio. O objetivo primordial é identificar, nas narrativas (auto)biográficas dos docentes, concepções, metodologias e práticas de ensino de Matemática no Ensino Médio. O que contam docentes de Matemática, que atuam no Ensino Médio, sobre suas experiências de ensino? Esse questionamento orienta o percurso metodológico que tem na Pesquisa (Auto)biográfica em Educação seus pressupostos. O corpus utilizado para análise constitui-se de cinco narrativas orais e, posteriormente, transcritas. Participam cinco docentes de Matemática que lecionam em escolas públicas, sendo três que integram o quadro efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Ceará e dois lotados na Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Rio Grande do Norte. Os achados empíricos foram recolhidos ao longo do ano de 2018, por meio da realização de entrevistas narrativas sugeridas por Jovchelovicth; Bauer (2002). As narrativas (auto)biográficas permitiram aos professores de Matemática, por um lado, revisitar suas concepções e metodologias de ensino e, por outro, possibilitou um retornar a si mesmos e, consequentemente, refletir as diferentes motivações que inferiram na escolha profissional pela Licenciatura em Matemática. Como resultados, destacamos: a existência de motivações intrínsecas (subjetividade) e extrínsecas (socioeconômicas) para a escolha da docência em Matemática; sentimentos de isolamento pedagógico, pois existem poucos espaços de trocas, diálogos e escutas entre os professores dentro das escolas. Os professores percebem a docência e o ensino como um ato político e de cidadania, logo, depreendem suas práticas como formadoras de sujeitos sociais. Com relação às práticas de ensino dentro do atual contexto da escola pública, os docentes apresentam as dificuldades relacionadas díade teoria e prática, afirmando persistir na escola um distanciamento entre os conteúdos e a vida “real” cotidiana. Nas narrativas, os docentes também explicitam quais estratégias utilizam no ensino da Matemática. Nem sempre conscientes dessas estratégias, falam da necessidade da contextualização e desenvolvimento de atividades, como gincanas matemáticas, projetos de pesquisas, vídeos, jogos, músicas e ferramentas tecnológicas, dentre outras. Com relação às mudanças curriculares, práticas, desafios e perspectivas, os docentes defendem que atualizações são necessárias, mas que devem refletir na base dialógica do cotidiano escolar e não numa relação hierárquica de poder institucional. A reforma do Ensino Médio preocupa os docentes, pois chega às escolas sem que mudanças estruturais e de base sejam minimamente atendidas. As narrativas mostram que há cotidianamente desafios pedagógicos, econômicos e políticos no “chão da escola”, que não estão vislumbrados na reforma. Por fim, somos impulsionados a pensar que a narrativa (auto)biográfica pode ser um instrumento utilizado na formação inicial, continuada e no cotidiano escolar, tendo em vista a possibilidade de criação de uma rede dialógica. Logo, faz-se cada vez mais necessária a criação de espaços de escutas dentro das escolas, não numa perspectiva prescritiva dos modos de conduta, metodologias e práticas em sala, mas antes de trocas e diálogos reflexivos generosos e de partilhas conscientes
Abstract: The dissertation focuses and reflects the experiences of mathematics teachers who work in high school. The primary objective is to identify, in (self) biographical narratives of teachers, conceptions, methodologies and practices of teaching mathematics in high school. What do Mathematics teachers who work in high school tell about their teaching experiences? This questioning guides the methodological path that has in the (Auto) Biographical Research in Education its assumptions. The corpus used for analysis consists of five oral narratives and later transcribed. Five Mathematics teachers who teach in public schools are participating, three of which are part of the effective staff of the Department of Education of the State of Ceará and two staffed by the State Department of Education and Culture of Rio Grande do Norte. The empirical findings were collected throughout 2018, by conducting narrative interviews suggested by Jovchelovicth; Bauer (2002). The (self) biographical narratives allowed mathematics teachers, on the one hand, to revisit their teaching conceptions and methodologies and, on the other hand, allowed them to return to themselves and, consequently, to reflect the different motivations that inferred the professional choice for the degree in Mathematics. As results, we highlight: the existence of intrinsic (subjectivity) and extrinsic (socioeconomic) motivations for the choice of teaching in mathematics; feelings of pedagogical isolation, as there are few spaces for exchanges, dialogues and listening among teachers within schools. Teachers perceive teaching and teaching as a political and citizenship act, thus, they infer their practices as educators of social subjects. Regarding teaching practices within the current context of the public school, teachers present the difficulties related to theory and practice, stating that a distance between content and everyday “real” life persists in school. In the narratives, teachers also explain which strategies they use in teaching mathematics. Not always aware of these strategies, they speak of the need for contextualization and development of activities such as mathematical scavenger hunts, research projects, videos, games, music and technological tools, among others. Regarding curriculum changes, practices, challenges and perspectives, teachers argue that updates are necessary, but should reflect on the dialogical basis of school daily life and not on a hierarchical relationship of institutional power. The reform of high school worries teachers because it reaches schools without structural and basic changes are minimally met. The narratives show that there are daily pedagogical, economic and political challenges on the “school floor” that are not glimpsed in the reform. Finally, we are driven to think that the (self) biographical narrative can be an instrument used in initial, continuing and daily schooling, in view of the possibility of creating a dialogic network. Therefore, the creation of listening spaces within schools is becoming increasingly necessary, not in a prescriptive perspective on the modes of conduct, methodologies and practices in the classroom, but rather on generous reflective exchanges and dialogues and conscious sharing
Keywords: Educação matemática
Ensino de matemática
Narrativas (auto)biográficas
Ensino médio
Mathematical education
Mathematics teaching
(Self) biographical narratives
High school
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO
Citation: Citação com autor incluído no texto: Silva (2019) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5306
Issue Date: 11-Jun-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM ENSINO

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