Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5310
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Letramento visual no ensino de libras: uma análise de elementos multimodais utilizados por alunos surdos em apodi - rn
metadata.dc.creator: Ferreira, João Batista Neves
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima Neto, Vicente de
metadata.dc.contributor.referee1: Lima Neto, Vicente de
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Edneia de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Moises Batista da
metadata.dc.contributor.referee4: Martins, Mário Gleisse das Chagas
metadata.dc.contributor.referee5: Valdivino, Maria Zenaide
metadata.dc.description.resumo: A seguinte pesquisa consiste na análise do letramento visual por alunos surdos em uma escola pública do interior do Rio Grande do Norte, que enfrenta grandes desafios para oferecer metodologias específicas de ensino para o processo de aprendizagem da Libras, ancorada no conceito de letramento visual para explicar novas práticas de ensino em Libras. Esses alunos identificaram a imagem visual, detalhada e perceptivamente, principalmente quando analisamos a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua (L1). Pensando em uma proposta visual experimental na sala de aula, propomo-nos a descrever como ocorre o letramento visual de surdos no processo de ensino-aprendizagem da Libras, considerando os elementos multimodais e o material didático utilizado. Embasamo-nos nas discussões sobre os elementos multimodais (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; ROJO, 2012; GNL, 1996), letramento visual (OLIVEIRA, 2006; LEBEDEFF, 2004; 2005; 2010; ROCHA, 2008; DONDIS, 2007; SANTAELLA, 2012) e material didático (SOLANGE, 2010; GESSER, 2012) e ensino-aprendizagem da Libras como L1 (FELIPE, 1988; 1992; 2006; BRITO, 1993; QUADROS, 1997). A metodologia, de cunho exploratório, consistiu na preparação de aulas, nas quais atentamo-nos à observação e ao registro de oito encontros nas aulas de Libras numa turma de AEE, no município de Apodi-RN, e à análise do material didático no ensino de Libras para os alunos surdos. Dentre os instrumentos metodológicos, aplicamos questionários ao professor e aos alunos da turma, os quais também serviram de corpus. Os resultados demonstram a preocupação com metodologias que envolvam a realidade do aluno para as novas aprendizagens, que vão desde o conhecimento da língua de sinais até mesmo práticas sociais em outros ambientes para além da escola. Dessa forma, apresentamos como metodologias algumas estratégias visuais por meio da análise das discussões acerca dos elementos multimodais e os resultados do contexto escolar experiencial de letramento nos quais os alunos surdos aprenderam, naturalmente, as propostas de ensino de Libras amparadas pelo letramento visual.
Abstract: Based on the concept of visual literacy to explain new teaching practices in Libras, the present study consists of the analysis of visual literacy by deaf students in a public school in the interior of Rio Grande do Norte, a context which faces great challenges to offer specific teaching methodologies for the learning process of Libras. These students identify a visual, detailed and perceptual image, especially when we analyze the Brazilian Sign Language (Libras) as the first language (L1). Taking into account an experimental visual proposal in the classroom, we propose to describe how the visual literacy of deaf people occurs in the teaching-learning process of Libras, considering the multimodal elements and the didactic material used. Our theoretical framework is grounded on discussions regarding multimodal elements of (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; ROJO, 2012; GNL, 1996), visual literacy (OLIVEIRA, 2006; LEBEDEFF, 2004; 2005; 2010; ROCHA, 2008; DONDIS, 2007; SANTAELLA, 2012), didactic material (SOLANGE, 2010; GESSER, 2012) and the teaching-learning of Libras as L1 (FELIPE, 1989; 1992; 2006; BRITO, 1993;QUADROS, 1997) .The exploratory methodology consisted of lesson planning and classroom observation throughout eight meetings of a Libras course in an AEE class, in the city of Apodi-RN, in addition to the analysis of teaching material in the teaching of Libras for deaf students. As for the methodological tools, we administered questionnaires to the teacher and the students in class, which also served as a corpus. Results point to the concern with methodologies that involve the student's reality for the new learning, ranging from the knowledge of Sign Language to the social practices in contexts beyond the school. Bearing that in mind, we present as methodologies some visual strategies through the analysis of the debate on multimodal elements, and the results from the literacy experience in the school context where deaf students naturally learned the proposals of teaching of Libras supported by visual literacy.
Keywords: Alunos surdos
Letramento Visual
Elementos multimodais
deaf students
Visual literacy
Multimodal elements
Libras
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO
Citation: Citação com autor incluído no texto: Ferreira (2019) Citação com autor não incluído no texto: (FERREIRA, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5310
Issue Date: 7-Jun-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM ENSINO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoãoBNF_DISSERT.pdf4.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.