Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5333
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Práticas laboratoriais envolvendo o jogo de xadrez
metadata.dc.creator: Oliveira, Joabe Gileade da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Nunes, Antônio Gomes
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Antonio Gomes
metadata.dc.contributor.referee2: Garcia, Antônio Ronaldo Gomes
metadata.dc.contributor.referee3: Araújo, Fabiane Regina da Cunha Dantas
metadata.dc.description.resumo: Tendo em vista a realidade desafiadora da aprendizagem em matemática em nosso país e as perspectivas e tendências da educação matemática, bem como a importância do uso de material concreto nos laboratórios de matemática e a necessidade urgente de tornar significativo o conhecimento matemático para o estudante brasileiro por meio de objetos palpáveis, este trabalho mostrou o uso do jogo estratégico do xadrez como uma ferramenta poderosa para aulas praticas laboratoriais de matemática e descreveu 30 práticas exitosas que foram divididas em duas partes, a saber: a primeira parte da pesquisa teve como objetivo apresentar o jogo do xadrez e desenvolver o raciocínio lógico dedutivo do estudante a partir de situações -problema intrínseco ao jogo. A segunda parte voltou-se para a apresentação de vários temas matemáticos por meio das peças e do tabuleiro de xadrez
Abstract: In view of the challenging reality of learning in mathematics in our country and the perspectives and trends of mathematics education, as well as the importance of the use of concrete material in mathematics labs and the urgent need to make mathematical knowledge meaningful to the Brazilian student by This work showed the use of the strategic game of chess as a powerful tool for practical laboratory classes in mathematics and described 30 successful practices that were divided into two parts, namely: the first part of the research had as objective to present the game of chess and to develop the students' deductive logical reasoning from situations - problem intrinsic to the game. The second part turned to the presentation of several mathematical themes through the pieces and the chessboard
Keywords: Ensino
Aprendizagem
Jogo
Matemática
Xadrez
Teaching
Learning
Game
Mathematics
Chess
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
Citation: Citação com autor incluído no texto: Oliveira (2019) Citação com autor não incluído no texto: (OLIVEIRA, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5333
Issue Date: 29-Mar-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM MATEMÁTICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoabeGSO_DISSERT.pdf2.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.