Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5374
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Experimentos de baixo custo para abordar concepções alternativas sobre corrente elétrica em circuitos simples
metadata.dc.creator: Lima, Francisco Cristiano Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Carlos Alberto dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Carlos Alberto dos
metadata.dc.contributor.referee2: Barreto, Ciclâmio Leite
metadata.dc.contributor.referee3: Rebouças, Gustavo de Oliveira Gurgel
metadata.dc.contributor.referee4: Sorrentino, Taciano Amaral
metadata.dc.description.resumo: Descrevemos nesta dissertação, o planejamento, a elaboração e a aplicação de um produto educacional voltado para o uso de materiais de baixo custo na fabricação de circuitos elétricos simples destinados à abordagem de conceitos básicos de eletricidade no ensino médio. O produto foi aplicado em uma escola pública na cidade de Itaiçaba, mesorregião do Jaguaribe, no Estado do Ceará. Das respostas apresentadas no pré-teste e nas entrevistas clínicas, observamos a recorrência de concepções alternativas há muito tempo relatadas na literatura. Concluímos que uma abordagem pedagógica fazendo uso concomitante de experimentos e entrevistas clínicas, pode ser potencialmente útil para proporcionar superação de concepções alternativas, com mudança conceitual. Ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem, era notável o encantamento dos alunos, à medida que manuseavam os circuitos e visualizavam as soluções das questões que lhes foram colocadas como pré-teste. Demonstravam satisfação porque comprovavam algo com equipamentos que eles haviam construído
Abstract: We describe in this dissertation the planning, elaboration and application of an educational product aimed at the use of low-cost materials in the manufacture of simple electrical circuits intended to approach basic concepts of electricity in secondary education. The product was applied in a public school in the city of Itaiçaba, mesoregion of Jaguaribe, in the State of Ceará. From the answers presented in the pre-test and in the clinical interviews, we observed the recurrence of alternative conceptions long reported in the literature. We conclude that a pedagogical approach making concomitant use of clinical experiments and interviews may be potentially useful in overcoming alternative conceptions, with conceptual change. Throughout the whole teaching-learning process, the students' satisfaction was remarkable as they manipulated the circuits and visualized the solutions to the questions put to them as a pre-test. They demonstrated satisfaction because they proved something with equipment that they had built
Keywords: Ensino de física
Eletricidade
Magnetismo
Experimentos de baixo custo
Concepções alternativas
Physics teaching
Electricity
Magnetism
Low cost experiments
Misconceptions
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Citation: Citação com autor incluído no texto: Lima (2018) Citação com autor não incluído no texto: (LIMA, 2018)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5374
Issue Date: 10-Nov-2018
Appears in Collections:MESTRADO EM FÍSICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FranciscoCBL_DISSERT.pdf26.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.