Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5391
Type: Dissertação
Title: O ensino de robótica educacional por meio de metodologias ativas: um estudo fenomenológico sobre os desafios e possibilidades na prática pedagógica do professor
Authors: Fernandes, Richard
First Advisor: Sant'ana, Alex Sandro Coutinho
First member of the board: Demoly, Karla Rosane do Amaral
Second member of the board: Araújo, Silvio Roberto Fernandes de
Third member of the board: Ribeiro, Mayra Rodrigues Fernandes
Resume: Ao apresentar uma base de conhecimento inter/multidisciplinar, a robótica educacional, quando é trabalhada pelo professor por meio de metodologias ativas, possibilita empreender uma prática pedagógica centrada no aluno. Nessa perspectiva, a presente pesquisa, de cunho qualitativo, tem como objetivo interpretar os desafios e possibilidades na inserção da Robótica Educacional por meio de Metodologias Ativas na prática pedagógica do professor. Os pressupostos epistemológicos que revestem esta pesquisa fenomenológica estão fundamentados, sobretudo, nas discussões epistemológicas de Papert (1994), Campos (2017), Martins (2006) Bacich e Moran (2018), Sancho (2006), Freire (1996), Carvalho Neto (2018), Heidegger (2005) e Forghieri (2019). Como procedimento metodológico, pode-se utilizar, nesta pesquisa, o método fenomenológico de investigação. Desta forma, o processo de construção de dados no lócus de pesquisa decorreu a partir da aplicação de entrevista semiestruturada, questionário semiestruturado e observação sistemática com quatro professores que trabalham em uma escola pública na rede municipal de ensino no município de Caraúbas-RN. A princípio, antes mesmo de aplicarmos os instrumentos de pesquisa com os sujeitos desta pesquisa, promovemos duas semanas de capacitação em robótica educacional por meio de metodologias ativas. Após essa experiência vivenciada, passamos a interpretar – sob o olhar da fenomenologia – o discurso reverberado pelos professores. Mediante a interpretação dos dados, foi possível constatar que o professor quando trabalha com a robótica educacional por meio de metodologias ativas na sala de aula tem a chance de promover para os alunos uma prática pedagógica híbrida, flexível e inovadora. Por outro lado, ficou evidente que, além dos professores participantes desta pesquisa terem vivenciado pela primeira vez a experiência de ensinar e aprender com a robótica educacional, hoje, existem, vários desafios para que as instituições escolares possam inserir a robótica educacional por meio de metodologias ativas na prática pedagógica, como: falta de políticas públicas para esse campo de conhecimento, pouca publicidade no âmbito das instituições para esclarecer os professores o que é realmente a robótica educacional, ausência de conhecimento didático-pedagógico por parte dos professores para saberem trabalhar com a robótica educacional na sala de aula com os alunos. Após estas constatações, espera-se que a presente pesquisa possa contribuir para a incrementação da robótica educacional no currículo escolar das instituições.
Abstract: By presenting an inter / multidisciplinary knowledge base, educational robotics, when worked by the teacher through active methodologies, makes it possible to undertake a student-centered pedagogical practice. From this perspective, this qualitative research aims to interpret the challenges and possibilities in the insertion of Educational Robotics through Active Methodologies in the teacher's pedagogical practice. The epistemological assumptions that underlie this phenomenological research are grounded above all in the epistemological discussions of Papert (1994), Campos (2017), Martins (2006) Bacich and Moran (2018), Sancho (2006), Freire (1996), Carvalho Neto (2018), Heidegger (2005) and Forghieri (2019). As a methodological procedure, the phenomenological method of investigation can be used in this research. Thus, the process of data construction in the research locus was based on the application of semi-structured interviews, semi-structured questionnaires and systematic observation with four teachers who work in a public school in the municipal education system in Caraúbas-RN. At first, even before applying the research instruments to the subjects of this research, we promoted two weeks of training in educational robotics through active methodologies. After this experience, we began to interpret - under the perspective of phenomenology - the speech reverberated by the teachers. Through the interpretation of the data, it was found that the teacher when working with educational robotics through active methodologies in the classroom has the chance to promote for students a hybrid, flexible and groundbreaking pedagogical practice. On the other hand, it was evident that, besides the teachers participating in this research have experienced for the first time the experience of teaching and learning with educational robotics, today, there are several challenges for school institutions to insert educational robotics through methodologies. active in pedagogical practice, such as: lack of public policies for this field of knowledge, little publicity within the institutions to clarify teachers what educational robotics really is, lack of didactic-pedagogical knowledge on the part of teachers to know how to work with Educational robotics in the classroom with students. After these findings, it is expected that this research can contribute to the increase of educational robotics in the school curriculum of institutions.
Keywords: Robótica educacional
Metodologias ativas
Prática pedagógica
Fenomenologia
Educational robotics
Active methodologies
Pedagogical practice
Phenomenology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Institution Initials: UFERSA
Department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Program Name: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI
Citation: Citação com autor incluído no texto: Fernandes (2019) Citação com autor não incluído no texto: (FERNANDES, 2019)
Access Type: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5391
Issue Date: 2-Oct-2019
License Term: CC-BY-SA
Appears in Collections:Mestrado em Cognição, Tecnologias e Instituições

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RichardF_DISSERT.pdf6.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.