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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Estudo do tópico discursivo como estratégia argumentativa no projeto polêmicas em debate
metadata.dc.creator: Pereira, Ana Rafaella Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Elaine Cristina Forte
metadata.dc.contributor.referee1: Lima Neto, Vicente de
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Samuel de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee3: Batista Júnior, José Ribamar Lopes
metadata.dc.description.resumo: O estudo do tópico discursivo possibilita o conhecimento de que a identificação do tópico de um texto é essencial para sua compreensão. No momento da interação, os interlocutores podem manter o tópico, mudar ou retomar o assunto que se fala. Com isso, esta pesquisa é centrada no ensino do tópico discursivo como estratégia argumentativa no projeto Polêmicas em debate. Esse projeto tem promovido o ensino de língua portuguesa há sete anos e tem como objetivo debater temas polêmicos que circulam na sociedade. Assim, utilizam o debate de fundo controverso para viabilizar os argumentos e a defesa do ponto de vista dos participantes. Logo, acredita-se ser possível realizar o ensino do tópico como estratégia argumentativa a partir do gênero debate nas aulas de língua portuguesa do ensino médio. O objetivo deste trabalho é investigar como se dão as estratégias argumentativas no debate de fundo controverso realizado no projeto Polêmicas em Debate, considerando o desvio e a manutenção do tópico discursivo. Por isso, os estudos do tópico discursivo foram relacionados com os do gênero debate e com as teorias da argumentação. Na intenção de alcançar esse objetivo, as discussões apoiaram-se em Jubran (1993), Pinheiro (2012) e Cavalcante (2012) para estudar o tópico discursivo; em Bakhtin (1997), Marcuschi (2007), Dolz, Schneuwly e Pietro (2004) para abordar a oralidade e os gêneros orais; em Perelman; Tyteca (2017), Koch e Elias (2016) para tratar sobre a argumentação. O ensino do gênero debate possibilita a sistematização da oralidade que pode ser ancorada em diversas estratégias, das quais elegeu-se o tópico discursivo enquanto estratégia argumentativa. A partir dos objetivos específicos busca-se identificar como o desvio do tópico discursivo pode se configurar como estratégia argumentativa de proteção de face dos participantes do debate; e analisar como a manutenção do tópico discursivo pode ser um meio de fortalecer os argumentos apresentados pelos debatedores. A pesquisa é qualitativa e também um estudo de caso embasada em Prodanov (2013), Yin (2001) e Gil (2008), e como percurso metodológico para o alcance dos objetivos, analisou-se as transcrições de dois vídeos dos debates que foram gravados durante o Projeto Polêmicas em Debate no ano de 2017 a partir dos procedimentos elencados na metodologia. Os resultados da análise mostraram que, ao defender sua tese, alguns debatedores utilizaram a manutenção quando fizeram uso de tópicos que mantinham relação direta com o tópico central do debate; e constatou-se a presença do desvio como estratégia de proteção de face quando o debatedor fez uso de tópicos que não mantinham relação direta com o tópico central. Além disso foi analisado o grau de complexidade dos argumentos, dividindo-os em três níveis: baixo, médio e elevado. Desse modo, conclui-se que é possível o ensino do tópico discursivo através do gênero oral debate que permite o desenvolvimento da língua oral e do raciocínio lógico, bem como das estratégias argumentativas nas aulas de língua portuguesa
Abstract: The study of the discursive topic allows the knowledge that the identification of the topic of a text is essential for its comprehension. At the moment of interaction, the interlocutors can keep, change or resume the topic. Thus, this research is centered on the teaching of the discursive topic as an argumentative strategy in the “Polêmicas em debate” project. This project has been promoting Portuguese language teaching for seven years and aims to debate controversial themes that circulate in society. Thus, it uses the controversial background debate to enable the arguments and the defense of the participants' point of view. Therefore, it is believed that it is possible to teach the topic as an argumentative strategy based on the debate in Portuguese high school classes. The aim of this study is to research how the argumentative strategies take place in the controversial background debate held in the “Polêmicas em Debate” project, considering the deviation and maintenance of the discursive topic. Therefore, studies of the discursive topic were related to those of the debate and the theories of argumentation. In order to achieve this objective, the discussions were supported by Jubran (1993), Pinheiro (2012) and Cavalcante (2012) to study the discursive topic; Bakhtin (1997), Marcuschi (2007), Dolz, Schneuwly and Pietro (2004) to address orality; Perelman e Tyteca (2017), Koch and Elias (2016) to treat about argumentation. The teaching of the debate genre enables the systematization of orality that can be anchored in several strategies, from which the discursive topic was chosen as an argumentative strategy. From the specific objectives the study seeks to identify how the deviation from the discursive topic can be configured as an argumentative strategy for face protection of the debate participants; and analyze how maintaining the discursive topic can be a means of strengthening the arguments presented by the debaters. The research is qualitative and also a case study based on Prodanov (2013), Yin (2001) and Gil (2008). As a methodological path to achieve the objectives, we analyzed the transcripts of two videos of the debates that were recorded during the “Polêmicas em debate” project under discussion in 2017 from the procedures listed in the methodology. The results of the analysis showed that, in defending their thesis, some debaters used maintenance when they made use of topics that were directly related to the central topic of the debate. Deviation was found to be a face protection strategy when the debater made use of topics that were not directly related to the central topic. In addition, the degree of complexity of the arguments was analyzed by dividing them into three levels: low, medium and high. Thus, it was concluded that it is possible to teach the discursive topic through the oral genre debate that allows the development of oral language and logical reasoning, as well as the argumentative strategies in Portuguese language classes
Keywords: Tópico discursivo
Gênero oral
Debate
Ensino
Argumentação
Discursive topic
Orality
Debate
Teaching
Argumentation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Agrárias - CCA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO
Citation: Pereira (2020) (PEREIRA, 2020)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5478
Issue Date: 3-Jul-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM ENSINO

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