Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5520
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A formação docente leitora no curso de pedagogia
metadata.dc.creator: Alencar, Daniela Deyse Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Pontes, Verônica Maria de Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Morais, Marcelo Bezerra de
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Silvia Maria Costa
metadata.dc.description.resumo: É importante que o docente, em especial o Pedagogo, tenha formação inicial que colabore para o fazer didático como futuro formador de leitores no Ensino Básico. Nossa pesquisa objetiva, de modo geral, analisar como acontece a formação docente leitora dos graduandos do Curso de Pedagogia em uma universidade pública situada no município de Mossoró/RN para atuarem como futuros professores formadores de leitores e os objetivos específicos, são: Analisar o que aponta o documento que norteia o Curso de Pedagogia sobre a formação leitora; identificar as concepções do aluno/futuro professor acerca de sua formação leitora e identificar as concepções dos professores sobre a importância da formação leitora no Curso de Pedagogia. A abordagem da investigação é qualitativa, caracterizada sob a forma de estudo de caso. Para isso, utilizamos o documento que rege o Curso em menção e os dados coletados junto aos sujeitos da pesquisa por meio de entrevistas e questionários. Ademais, fez-se necessário compreender e utilizar dos estudos teóricos acerca da formação e dos saberes docentes (TARDIF, 2013; PIMENTA, 2012) e da leitura (FREIRE, 2011; MARTINS, 2006). No que tange à formação leitora e a literatura, embasamo-nos em Azevedo (2004), Lajolo (1993) e Pontes (2012). Diante disso, foi possível realizar uma análise a partir da triangulação dos dados obtidos através do documento (Projeto Pedagógico do Curso - PPC), mediante a pesquisa de campo a partir da aplicação do questionário com os discentes e a entrevista com as docentes do Curso de Pedagogia, e com isso, identificar que as práticas de leituras a partir da leitura literária é uma estratégia relevante para a formação leitora no contexto de formação de professores. Verificamos, ainda, que esse documento evidencia a necessidade de se trabalhar mais a formação leitora dos discentes e ampliar o número de disciplinas obrigatórias em seu componente curricular que trabalhe a formação leitora. Constatamos que os discentes consideram a leitura literária como uma modalidade leitora que oportuniza experiências significativas no contexto de formação de professores. As docentes defendem a necessidade da universidade e de todos os envolvidos nesse processo, desenvolverem mais projetos de ensino, pesquisa e extensão que fomente a prática da leitura literária como modalidade pertinente para formar pedagogos leitores. Desse modo, concluímos que apesar da existência de algumas dificuldades, o Curso de Pedagogia, lócus da pesquisa, contribui com a formação leitora dos respectivos graduandos
Abstract: It is important that the teacher, especially the Pedagogue, to have initial training that collaborates to make him didatic as future reader trainer in Basic Education. Our objective research, in a general way, analyzes how the reading teacher education of undergraduate students in a public university in the municipality of Mossoró/RN takes place to act as future teachers who train readers, and the specifics objectives are: analyze what the document that guides the Pedagogy Course on reading training points out; identify the conceptions of the student/future teacher about their reading training and identify the teachers' conceptions about the importance of reading training in the Pedagogy Course. The investigation approach is qualitative, characterized as a study case. For this, we used the document that governs the Course in mention and the data collected from the research subjects through interviews and questionnaires. In addition, it was necessary to understand and use theoretical studies about teacher training and knowledge (TARDIF, 2013; PIMENTA, 2012) and from the reading (FREIRE, 2011; MARTINS, 2006). In reference of regard to reader training and literature, we based ourselves in Azevedo (2004), Lajolo (1993) and Pontes (2012). That said, it was possible to realize a analysis from the triangulation of the data obtained through the document (Pedagogical Course Project - PCP), through field research from the application of the questionnaire with the students and the interview with the teachers of the Pedagogy Course and with that, identify which practices starting with the literary reading is a relevant strategy for the reading formation in context of teacher training. We also verified that this document highlights that necessity to work more on the reading training of students and amplify the number of compulsory subjects in its curricular component that deals with reader training. We found that students consider literary reading as a reading modality that provides significant experiences in the context of teacher education. The teachers defend the need for the university and everyone involved in this process to develop more teaching, research and extension projects that encourage the practice of literary reading as a relevant modality to train reader educators. With all of this, we conclude that despite the existence of some difficulties, the Pedagogy Course, the locus of the research, contributes to the reading training of the respective students
Keywords: Formação docente
Formação leitora
Leitura
Literatura
Teacher training
Reading training
Reading
Literature
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO
Citation: Alencar (2020) (ALENCAR, 2020)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5520
Issue Date: 20-Apr-2020
Appears in Collections:MESTRADO EM ENSINO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DanielaDSA_DISSERT.pdf944.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.