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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Produção de histórias infantis para os anos iniciais do ensino fundamental: um recurso didático numa visão cts
metadata.dc.creator: Rodrigues, Manoel Fábio
metadata.dc.contributor.advisor1: Nunes, Albino Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Santos, Anne Gabriella Dias
metadata.dc.contributor.referee1: Pontes, Verônica Maria de Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Dantas, Josivânia Marisa
metadata.dc.description.resumo: O Ensino de Ciências (EC) tem sido objeto de discussão em diversas áreas educacionais. Historicamente ele tem sofrido mudanças consideráveis. Uma dessas mudanças é a inserção em suas discussões da visão de Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS). Desde a década de 1960, os estudos CTS vem ganhando força e encontrado um solo fértil no campo educacional. A junção entre EC e CTS tem se mostrado bastante benéfica na formação de um cidadão consciente em meio a um mundo imerso em Ciência e Tecnologia e cujo ambiente natural tem se alterado significativamente. Para isso, necessário se faz encontrar caminhos exequíveis para estas discussões. Ao focalizar os anos iniciais da Ensino Fundamental o olhar recai tanto sobre a criança, público alvo desse nível de ensino, quanto sobre o professor, suas ações, pensamentos e formação. Uma forma de se introduzir assuntos de EC e CTS de maneira agradável e prazerosa pode ser através da Literatura Infantil. Esta pode além de gerar prazer, oportunizar reflexões iniciais e aprofundar discussões, independentes da idade do leitor. Buscou-se nesse trabalho alternativas para instrumentar o professor em discussões de temáticas ambientais numa visão CTS através da Literatura de Potencial Recepção Leitora Infantil. Foi feita uma pesquisa com alunos do curso de Pedagogia em sua formação inicial, e que já atuassem como docentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Buscou-se identificar suas atitudes com relação a CTS e os conceitos que concebiam como os mais importantes de serem trabalhados em sala de aula. Utilizou-se de um questionário constituído por perguntas objetivas e subjetivas, bem como uma Escala de Atitudes tipo Likert. A partir dos dados obtidos foi escrita uma história infantil que atendesse as características exigidas para ser considerada de Literatura Infantil bem como possuísse em seu texto elementos que pudessem gerar discussões em sala de aula em torno dos conceitos ambientais apresentados pelos professores. Após isso o texto foi submetido a uma avaliação de alunos-professores de Pedagogia através de uma oficina pedagógica. Os resultados foram de aceitação da história e da viabilidade de sua utilização em sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Abstract: The Science Teaching (ST) has been the object of discussion in several educational areas. In its history has undergone considerable changes, One of them is the insertion in its discussions of the vision Science, Technology, Society (STS) vision. Since the 1960s, STS studies has been gaining strength and found fertile soil in the educational field. the link between ST and STS has been quite beneficial in the formation of a conscious citizen in the midst of a world immersed in Science and Technology, and whose natural environment has changed significantly. For this, it is necessary to find workable paths to these discussions. Focusing on the early years of elementary school, the gaze is directed towards the children, target audience of this educational level, and also on the teachers, their actions, thoughts and training. One way to introduce ST and STS subjects in a pleasant and enjoyable way can be through Children's Literature. It can, in addition to generating pleasure, provide initial reflections and deepen discussions, regardless of the reader’s age. In this work, we sought alternatives to instrument the teacher in environmental issues in a STS vision through Potential Literature Reception by Children's Reader. A research was done with Pedagogy students in their initial formation, that already occupied the teaching function in the initial years of the Elementary School. We sought to identify their attitudes towards STS and the concepts they conceived as the most important to be worked on in their classes. We used a questionnaire consisting of objective and subjective questions, and a Likert Scale. Based on the data obtained, an infantial history was written that possessed the characteristics required to be considered in Children's Literature and elements that could generate discussions in the classroom around the environmental concepts presented by the teachers. After that, the history was submitted to criticism of pedagogical studentsteachers in a pedagogical workshop. The results were of acceptance of the history and viability of its use in the classroom of the early years of elementary school
Keywords: Ensino de ciências
Ciência
Tecnologia e sociedade
Literatura Infantil
Ensino fundamental
Science education
Science
Technology and society
Children literature
Elementary school
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO
Citation: Rodrigues (2020) (RODRIGUES, 2020)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5535
Issue Date: 22-Dec-2017
Appears in Collections:MESTRADO EM ENSINO

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