Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5537
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Fractais na formação de professores: um estudo interdisciplinar no curso de licenciatura em matemática da universidade do estado do rio grande do norte
metadata.dc.creator: Oliveira, Paula Roberta Mendes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Assis, Márcia Maria Alves de
metadata.dc.contributor.referee1: Coelho, Marcelo Nunes
metadata.dc.contributor.referee2: Maia, Mariana de Brito
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho tem como objetivo compreender as potencialidades da Geometria Fractal como proposta didático-metodológica interdisciplinar na formação do professor de Matemática a partir de discussões com os alunos de Licenciatura em Matemática, futuros atores responsáveis também por esse processo. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória com algumas características da pesquisa-ação com uma turma de alunos da disciplina Laboratório de Prática de Ensino-Aprendizagem em Matemática II do 5º período do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Central. Assim, trazemos como resultado, o olhar dos licenciandos sobre os materiais didáticos apresentados que tem como base a Geometria Fractal para o ensino de matemática, essa geometria que surgiu junto com a Teoria do Caos, algo novo, diferenciado para os licenciandos e intimamente ligada a interdisciplinaridade. Além disso, realizamos um estado do conhecimento sobre a abordagem dessa nova geometria, sua relação com a interdisciplinaridade e a formação do professor de matemática, em dissertações e teses do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes no período de 2005 a junho de 2017. Desta forma, concluímos que a proposta didático-metodológica apresentada possui um potencial desejável e que sua utilização poderá contribuir para facilitar o processo de ensino e aprendizagem em todos os níveis, desde que adequada a cada um deles, desde a Educação Básica ao Ensino Superior, apesar de ainda existir uma lacuna interdisciplinar, o que gera novos caminhos a serem percorridos por professores que gostam e estão sempre em busca de novas possibilidades para melhoria de sua prática em sala de aula
Abstract: This work aims to understand the potential of Fractal Geometry as a didactic-methodological interdisciplinary proposal in the formation of the Mathematics teacher from discussions with undergraduate students in Mathematics, that also will be the future actors responsible for this process. For this, we conducted an exploratory qualitative research with some characteristics of action research with a group of students from the discipline of Laboratory of Teaching-Learning Practice in Mathematics II of the 5th period of the Mathematics Degree course at the Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Rio Grande do Norte State University), Central Campus. Thus, it brings, as a result, the view of the graduates on the presented didactic materials that is based on the Geometry Fractal for the teaching of mathematics, which was developed together with the Theory of Chaos, something new, differentiated for the graduates and intimately recommended to interdisciplinarity. In addition, we realized a state of knowledge about the approach of this new geometry, its relationship with interdisciplinarity and the formation of the mathematics teacher, dissertations and theses of the Catalog of theses and dissertations of the covers in the period from 2005 to June 2017. Then, we concluded that a didactic-methodological proposal offers a desirable potential and its use can contribute to facilitate the teaching and learning process at all levels, since it improves each of them, from Basic Education to Higher Education, although there are still interdisciplinary gaps, which generates new paths to be taken by teachers who like and are always looking for new possibilities to improve their practice in the classroom
Keywords: Geometria fractal
Interdisciplinaridade
Ensino de Matemática
Aprendizagem
Fractal geometry
Interdisciplinarity
High school
Mathematics teaching
Learn
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO
Citation: Oliveira (2020) (OLIVEIRA, 2020)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5537
Issue Date: 27-Feb-2020
Appears in Collections:MESTRADO EM ENSINO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PaulaRMO-DISSERT.pdf2.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.