Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5645
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A inclusão de alunos surdos em uma escola regular do município de Mossoró/RN com auxílio de jogos matemáticos adaptados em língua brasileira de sinais
metadata.dc.creator: Nogueira, Silvana da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Assis, Márcia Maria Alves de
metadata.dc.contributor.referee1: Tamanini, Paulo Augusto
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Morais, Marcelo Bezerra de
metadata.dc.description.resumo: Pensar a educação e inclusão para todos tem sido um desafio para as pessoas que trabalham na área da educação em nível mundial, tais pesquisadores se unem em busca de alcançar resultados satisfatórios. A dissertação aqui apresentada, se associa às pesquisas que buscam contribuir e construir possibilidades de inclusão de surdos na escola regular com auxílio de um jogo Matemático adaptado em Língua Brasileira de Sinais. Tendo como objetivo, compreender se e como os jogos matemáticos adaptados podem contribuir na inclusão de alunos surdos em uma escola da rede pública de Mossoró/RN, na qual os professores da disciplina de Matemática do oitavo e nono ano, não se comunicam em Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS. Concretizamos uma pesquisa qualitativa com metodologia de pesquisa-intervenção que contou com a colaboração de alunos surdos, ouvintes e professores de Matemática da referida instituição. A investigação teve início a partir da busca e estudos com base em autores antecessores do tema e posteriormente desenvolvemos procedimentos metodológicos iniciados com observações, entrevistas, confecção e aplicação de um jogo/dominó com o conteúdo matemático “produtos notáveis” e, por fim, a aplicação de um questionário com questionamentos voltados para a aceitação e avaliação do jogo. Ao final, os dados indicaram resultados efetivos ao processo de inclusão de surdos na escola regular mediada pelos jogos matemáticos adaptados em Língua Brasileira de Sinais. Acreditamos que os resultados da pesquisa podem contribuir para o ensino/aprendizagem de surdos na escola regular, auxiliar professores nas aulas de Matemática e colaborar com outras pesquisas que visem a inclusão de alunos surdos na escola regular
Abstract: Thinking about education and inclusion for all has been a challenge for people working in the field of education worldwide, such researchers come together in search of achieving satisfactory results. The dissertation presented here is associated with research that seeks to contribute and build possibilities for the inclusion of deaf people in regular school with the help of a mathematical game adapted in Brazilian Sign Language. With the objective of understanding whether and how adapted mathematical games can contribute to the inclusion of deaf students in a public school in Mossoró / RN, in which eighth and ninth grade mathematics teachers do not communicate in Brazilian Sign Language-LIBRAS. We carried out a qualitative research with a research-intervention methodology that counted on the collaboration of deaf students, listeners and Mathematics teachers from that institution. The investigation started from the theme's predecessor authors and later we developed methodological procedures initiated with observations, interviews, making and applying a game / domino with the mathematical content “notable products” and finally the application of a questionnaire with questions aimed at acceptance and evaluation of the game. In the end, the data indicate effective results for the inclusion process of deaf people in regular school mediated by mathematical games adapted in Brazilian Sign Language. We believe that research can contribute to the teaching / learning of deaf people in regular schools, assist teachers in mathematics classes and collaborate with other researches that follow our line of reasoning
Keywords: Inclusão
Jogos adaptados
Alunos surdos
Ensino de matemática
Inclusionu
Adapted games
Deaf people
Mathematics
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO
Citation: Nogueira (2020) (NOGUEIRA, 2020)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5645
Issue Date: 27-May-2020
Appears in Collections:MESTRADO EM ENSINO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SilvanaSN_DISSERT.pdf1.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.