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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Stanmat: um jogo exclusivo para deficientes visuais
metadata.dc.creator: Carvalho, Camila Perim de
metadata.dc.contributor.advisor1: Fontes, Laysa Mabel de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Arrais Júnior, Ernano
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Náthalee Cavalcanti de Almeida
metadata.dc.contributor.referee3: Fontes, Laysa Mabel de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Atualmente, ainda percebe-se uma escassez de jogos destinados às pessoas com deficiência visual e os que são propostos são muito simples, consistindo basicamente em som, sem interface gráfica, o que não contribui para a inclusão social dos deficientes visuais. Conforme constatado na literatura, pessoas com deficiência visual apresentam maior dificuldade na disciplina de matemática, em razão da maior parte do conteúdo dessa matéria precisar de recursos visuais para ser compreendido. Diante dessa problemática, este trabalho propõe um jogo inclusivo para o ensino-aprendizagem das quatro operações básicas da matemática, objetivando proporcionar ambientes eficientes tanto de inclusão social quanto para o desenvolvimento educacional de pessoas com deficiência visual. A construção deste trabalho baseou-se em diários de bordos, oriundos das oficinas realizadas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pau dos Ferros. Foram realizados estudos sobre deficiência visual, jogos digitais, jogos inclusivos, jogos sérios e técnicas adaptativas e sonoras, com o intuito de construir ideias, conhecimento e saberes para servirem como base para o desenvolvimento do jogo proposto. Como resultado deste trabalho, tem-se o “StanMat”, um jogo que segue a perspectiva de jogos sérios, isto é, que buscam transmitir conhecimento ou habilidade ao jogador.
Abstract: Currently, there is still a shortage of games for the visually impaired and those that are proposed are very simple, consisting basically of sound, with no graphic interface, which does not contribute to the social inclusion of the visually impaired. As noted in the literature, people with visual impairment present greater difficulty in the discipline of mathematics, because most of the content of this subject needs visual resources to be understood. Faced with this problem, this work proposes an inclusive game for teaching-learning of the four basic operations of mathematics, aiming to provide efficient environments for both social inclusion and educational development of people with visual impairment. The construction of this work was based on diaries of borders, originating from the workshops held in the Association of Parents and Friends of the Exceptional (APAE) of Pau dos Ferros. Studies were carried out on visual impairment, digital games, inclusive games, serious games and adaptive and sonic techniques, with the purpose of building ideas, knowledge and knowledge to serve as a basis for the development of the proposed game. As a result of this work, we have the "StanMat", a game that follows the perspective of serious games, that is, that seek to impart knowledge or skill to the player.
Keywords: Jogos digitais
Deficiência visual
Jogos inclusivos
Digital games
Visual impairment
Inclusive games
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Exatas e da Terra
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.dc.publisher.initials: UFERSA
metadata.dc.publisher.department: Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros
Citation: Carvalho (2019) (CARVALHO, 2019)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5989
Issue Date: 13-Mar-2019
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