Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5993
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Dyego Magno Oliveira-
dc.contributor.advisor1Coutinho, Jarbele Cássia da Silva-
dc.contributor.referee1Fontes, Laysa Mabel de Oliveira-
dc.contributor.referee2Leite, Felipe Torres-
dc.contributor.referee3Coutinho, Jarbele Cássia da Silva-
dc.date.accessioned2021-03-17T15:11:51Z-
dc.date.available2021-03-17-
dc.date.available2021-03-17T15:11:51Z-
dc.date.issued2019-03-19-
dc.identifier.citationSouza (2019) (SOUZA,2019)pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5993-
dc.descriptionMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe o desenvolvimento do protótipo de um Software Educacional, denominado Loop Academic, direcionado ao auxílio no processo de ensino-aprendizagem de programação introdutória em cursos de nível superior, de modo a definir e realizar uma avaliação de usabilidade. A temática abordada é justificada pelos problemas enfrentados no processo de ensino-aprendizagem de programação introdutória em cursos de nível superior no Brasil, e de modo mais específico no curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, campus Pau dos Ferros - RN. Assim, foi realizado um survey com alunos iniciantes na programação, com posterior validação dos requisitos, construção dos protótipos de baixa e de alta fidelidade, e aplicação de Testes de Usabilidade. Os resultados obtidos reforçam o potencial de uso do referido Software Educacional e direcionam para o desenvolvimento das funcionalidades apresentadas nos protótipos do Módulo Aluno do Loop Academic.pt_BR
dc.description.abstractThis work proposes the development of the prototype of an Educational Software, denominated Loop Academic, aimed at assisting in the teaching-learning process of introductory programming in higher level courses, in order to define and perform a usability assessment. The thematic approach is justified by the problems faced in the teaching-learning process of introductory programming in higher education courses in Brazil, and more specifically in the Bachelor's degree in Information Technology at the Federal Rural University of the Semi-Arid, Campus Pau dos Ferros - RN. Thus, was carried a survey out with students beginners in the programming, with later validation of the requirements, construction of low and high fidelity prototypes and application of a usability. The results obtained reinforced the potential of said educational software and directs to the development of the functionalities presented in the prototypes of the student module of the academic loop.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Deposito Pau dos Ferros bcp (bcp.deposito@ufersa.edu.br) on 2021-03-17T15:11:51Z No. of bitstreams: 1 DyegoMOS_Mono.pdf: 5304639 bytes, checksum: ce70d2bba44c0ede0c47610ffdc7fd6f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-17T15:11:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DyegoMOS_Mono.pdf: 5304639 bytes, checksum: ce70d2bba44c0ede0c47610ffdc7fd6f (MD5) Previous issue date: 2019-03-19en
dc.description.sponsorshipTrabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Semi-Áridopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Multidisciplinar de Pau dos Ferrospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFERSApt_BR
dc.relation.referencesSOUZA, Dyego Magno Oliveira. Desenvolvimento e avaliação do protótipo do loop academic: um software educacional para o auxílio no processo de ensino-aprendizagem de programação introdutória. 2019. 99 f. Monografia (Graduação em Tecnologia da Informação), Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2019.pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectPrototipagempt_BR
dc.subjectTeste de usabilidadept_BR
dc.subjectEducational softwarept_BR
dc.subjectUsabilitypt_BR
dc.subjectPrototypingpt_BR
dc.subjectUsability testpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleDesenvolvimento e avaliação do protótipo do loop academic: um software educacional para o auxílio no processo de ensino-aprendizagem de programação introdutóriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DyegoMOS_MONO.pdf5.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.